12 receitas de creme de confeiteiro para fazer doces como os da padaria

Escrito por                          

Conhecido na cozinha internacional como crème pâtissière, o creme de confeiteiro é uma receita clássica francesa utilizada em diversas sobremesas. A receita original leva leite, gemas, açúcar e farinha de trigo (que pode ser substituída por amido de milho) em seu preparo.

No entanto, o segredo está nas técnicas: a primeira, chamada liaison, é a mistura das gemas e do açúcar, que são regadas aos poucos com o leite quente no o segundo processo, chamado temperagem.

A baunilha é o ingrediente mais utilizado para aromatizar o creme de confeiteiro, mas pode ser substituída por raspas de frutas cítricas ou outras especiarias, como pistache, café ou chocolate, por exemplo.

Separamos receitas de creme de confeiteiro para todos os tipos de cozinheiros: os que querem gastar pouco, aqueles que gostam de seguir o passo a passo tradicional, os que preferem ingredientes mais saudáveis e até mesmo quem adora adaptar as receitas estrangeiras para o paladar brasileiro! Confira a seleção e escolha o creme de confeiteiro perfeito para você.

1. Creme de confeiteiro clássico

Foto: Reprodução / I Could Kill For Desert

Aprenda a receita tradicional do famoso crème pâtissière, com gemas, farinha de trigo, açúcar, leite e favas de baunilha. Este creme vai te levar para a França sem sair da cozinha! Apesar de ser uma receita técnica, os procedimentos são muito simples e não exigem muito do cozinheiro. Perfeita para quem quer comer um clássico sem passar por dificuldades!

2. Creme de confeiteiro sem leite

Foto: Reprodução / I Could Kill For Desert

Para quem tem intolerância à lactose, mas adora um doce de padaria, esta receita é perfeita! O laticínio é substituído por leite de coco no preparo, e o gosto é muito semelhante ao do creme tradicional. Além de ser uma opção para pessoas com restrições alimentares, pode ser uma boa pedida para quem optou por uma dieta mais saudável, mas que não consegue ficar sem um doce!

3. Creme de confeiteiro de caramelo

Foto: Reprodução / Essência Studio

Aprenda a preparar um delicioso creme de confeiteiro de caramelo com essa receita! O preparo do doce tradicional, neste caso, é feito a partir do cozimento do açúcar, trazendo um sabor único à sua sobremesa! Este creme pode ser uma ótima escolha para o recheio de um bolo de chocolate, por exemplo, ou até como cobertura para pipoca doce!

4. Creme de confeiteiro de chocolate

Foto: Reprodução / Receiteria

Os chocólatras podem ficar tranquilos, que até a receita clássica francesa do crème pâtissière pode ser adaptada! Adicionando alguns tabletes de chocolate amargo ao preparo tradicional do creme de confeiteiro, é possível criar uma receita diferente e deliciosa!

5. Creme de confeiteiro de limão

Quem prefere uma sobremesa cítrica, para quebrar o doce e deixar o gosto mais suave, pode apostar no crème pâtissière de limão! É só adicionar raspas da casca da fruta no preparo e o sabor já fica outro! Feito desta forma, o creme pode ser utilizado em tortinhas de limão ou, até mesmo, como recheio de bolos ou de èclairs.

6. Crème légère de maracujá

Ainda para os amantes de cítricos, o maracujá pode ser outra opção para trazer um sabor diferente ao creme de confeiteiro! O crème légère nada mais é do que o creme de confeiteiro com a adição de creme de leite fresco. Nesta receita, é usado o suco natural da fruta e a sugestão é servir em um bolo de massa folheada com frutas. É de dar água na boca!

7. Creme de confeiteiro com essência de baunilha

Essa é uma ótima opção para quem não quer gastar muito com favas de baunilha (ou, simplesmente, tem dificuldades para encontrar – já que se trata de uma especiaria vendida em locais especializados). As sementinhas podem ser substituídas pela essência! Por conter álcool em sua composição, a baunilha líquida não traz o mesmo sabor à sobremesa que o produto in natura, no entanto, seu creme vai ficar delicioso e o custo pode fazer a diferença no bolso.

8. Creme de confeiteiro com leite condensado

Nós, brasileiros, sempre damos um jeito de adaptar as receitas clássicas para o nosso paladar. O creme de confeiteiro é uma sobremesa com o sabor mais suave – por isso, aqueles que preferem um doce mais forte, podem adicionar leite condensado no preparo, deixando-o ainda mais saboroso!

9. Creme de confeiteiro italiano

Aprenda a fazer o creme de confeiteiro autêntico da Itália! Esse creme é base para muitas outras sobremesas, como sorvete, pudim e também pode servir como recheio para bolos, por exemplo. Apesar de ser parecido com a receita tradicional francesa, é mais encorpado e perfeita para aqueles que preferem uma sobremesa com sabor mais presente.

10. Creme zabaione

Um clássico italiano, o zabaione é a adaptação do creme de confeiteiro com a adição de um ingrediente líquido – neste caso, vinho tinto (que pode ser substituído por qualquer bebida, com ou sem álcool). Com apenas três ingredientes – gemas de ovo, açúcar e vinho marsala -, o creme zabaione é um pouco mais líquido que o pâtissière e a sugestão é servi-lo com frutas frescas ou puro, aumentando o tempo de cozimento para obter uma consistência mais firme.

11. Crème brûlée

Foto: iStock

Esta receita é a pedida clássica das confeitarias tradicionais francesas. No entanto, o crème brûlée nada mais é do que o creme de confeiteiro coberto por uma camada de açúcar queimado. Uma sobremesa suave, simples e refinada – além de ser muito fácil e prática de preparar. Em vez de pagar caro no doce pronto, experimente fazê-lo em casa!

12. Creme inglês

Foto: Reprodução / Essência Studio

A receita do creme inglês é uma variação do creme de confeiteiro – com a adição de creme de leite fresco e a ausência de farinha de trigo ou amido de milho. Com a consistência mais líquida, a versão inglesa é ideal como base de sorvetes ou como calda para sobremesas, como frutas frescas.

Agora ficou fácil comer doces deliciosos sem sair de casa! Prepare seu creme de confeiteiro acompanhado com um bolo de chocolate de liquidificador, para uma receita prática e saborosa, por exemplo, ou sirva o clássico francês com frutas para um prato mais leve. Além disso, você também pode saborear o crème pâtissière puro, experimente!

PARA VOCÊ