7 receitas de creme de leite caseiro que fazem bem pra todo mundo

Escrito por Vanessa Herrmann

São três os tipos de creme de leite: o de caixinha, o de lata e o fresco. O que muda é a porcentagem de gordura que cada um possui, sendo o de caixinha o que tem a menor quantidade e o fresco, a maior. Esse último também é o mais caro para ser comprado pronto!

Os dois primeiros tipos citados são usados com o mesmo propósito e caem muito bem em diversos pratos doces e salgados. Já o creme de leite fresco é bastante líquido e é ideal para preparar chantilly.

Aprender a fazer um creme de leite caseiro pode ser uma ótima pedida para quando você quer economizar uma graninha ou até mesmo para aquele momento em que você está preparando uma receita e percebe que não tem o item no armário e não dá mais tempo de ir ao supermercado.

Confira, então, 7 opções de receitas diferentes de creme de leite caseiro e prepare a que mais te agrada!

1. Creme de leite fresco

Para fazer essa receita em casa, você vai precisar de leite de vaca cru. O ingrediente deve ser colocado em um recipiente fechado e deixado na geladeira por um dia. Depois disso, basta abrir o pote e retirar a camada de gordura que estará em cima do leite, ou seja, o nosso creme. Esse processo pode ser feito com o auxílio de uma colher, mas com um conta-gotas é mais prático.

2. Creme de leite fresco fervido

Essa é outra receita em que o leite usado é o cru, porém, aqui, o ingrediente é fervido antes de ir descansar na geladeira até o próximo dia. Após o tempo de espera, basta separar a gordura do leite e seu produto estará prontinho para ser utilizado.

3. Creme de leite com maisena

Aqui, você aprende a fazer o creme misturando leite com amido de milho. Os itens devem ir ao forno até virar um creme. Depois disso, ele deve ficar na geladeira até gelar bem. O último passo é bater esse creme misturado com margarina no liquidificador!

4. Creme de leite caseiro com limão

Nessa receita, você pode colocar o leite de sua preferência no liquidificador para ser batido com limão, essência de baunilha, melado de cana ou mel e óleo vegetal. Essa é uma ótima pedida para o preparo de receitas doces e sobremesas variadas.

5. Creme de leite caseiro italiano

Que tal preparar uma receita de creme de leite comum para vários italianos? Para testar essa opção em casa, você vai precisar de óleo, leite e uma pitada de sal. Todos os ingredientes são batidos no liquidificador ou em um processador e seu creme de leite estará prontinho para ser usado.

6. Creme de leite caseiro vegano

Para fazer um creme de leite vegano, você vai precisar de água, semente de girassol, sal e açúcar. Todos os ingredientes são batidos em um liquidificador e, enquanto isso, você deve acrescentar óleo aos poucos. Para deixar a textura mais espessa, você pode usar tofu ou mandioca cozida.

7. Creme de leite caseiro sem lactose

Esse é um creme de leite bem diferente, já que é feito com sementes e oleaginosas, ou seja, é livre de lactose. O único ingrediente fixo é a linhaça dourada, os outros itens são escolhidos de acordo com sua preferência, mas você pode conferir algumas sugestões no vídeo.

O creme de leite é um item usado em uma grande quantidade de pratos, por isso, é muito interessante ter uma receita anotada no seu caderno para deixar seus preparos mais gostosos e saudáveis!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS