27 receitas de creme de mandioquinha para provar todas as versões desse prato

Escrito por                          

O creme de mandioquinha é uma opção que alia praticidade e sabor equilibrado, além de ser versátil e funcionar bem tanto para as refeições cotidianas como para as ocasiões especiais. O preparo pode ser incrementado com queijos, outros vegetais e até carnes. É um prato fácil de fazer e que promete deixar seus convidados com água na boca.

Além disso, o creme de mandioquinha pode ser acompanhado por pães e torradas, que harmonizam bem com a textura irresistível do preparo. Os temperos e condimentos também podem ser variados, tornando o prato uma ótima pedida para quem quer inovar na cozinha. Confira uma seleção de receitas de creme de mandioquinha para se encantar com esse preparo:

Receitas de creme de mandioquinha fáceis

1. Creme de mandioquinha com inhame: o inhame é o ingrediente diferencial desse creme de mandioquinha e deixa o preparo ainda mais nutritivo. O prato também leva batata, cebola refogada no azeite, alho, caldo de legumes e pimenta-do-reino. Pode-se utilizar a panela de pressão para facilitar o processo de cozimento e o leite é adicionado na finalização. A sugestão é servir com parmesão ralado e salsinha.

2. Creme de mandioquinha simples: aqui o creme de mandioquinha é preparado de uma forma bem básica. O vegetal é cortado, cozido e levado para bater no liquidificador. O preparo é levado para a panela com cebola refogada no azeite e temperado com sal, pimenta branca e noz-moscada. A finalização fica por conta do creme de leite e da salsinha. A sugestão é de acrescentar queijo e azeite ao servir o prato.

3. Creme de mandioquinha básico com creme de leite: esse creme de mandioquinha fácil é preparado refogando o vegetal, cebola e alho em óleo; adicionando a água e o sal; batendo tudo com mixer ou no liquidificador e adicionando, então, o creme de leite. A decoração pode ser feita com mais um pouco de creme de leite e salsinha a gosto. É uma opção bem gostosa e não demanda muito trabalho!

4. Creme de mandioquinha com requeijão: o preparo desse prato é bem descomplicado. O creme de mandioquinha leva como ingredientes apenas o vegetal, caldo de carne caseiro, água e requeijão. O cozimento é feito na panela de pressão e não demora muito tempo. É a versão ideal para fazer como refeição no dia a dia agitado, já que a rapidez é um ponto alto do preparo, além do toque cremoso do requeijão!

5. Creme de mandioquinha e alho-poró: essa receita traz a combinação deliciosa da mandioquinha com o alho-poró. O preparo também leva azeite, cebola e caldo de legumes. O tempero é feito com sal, pimenta e alecrim – que dá um toque especial ao prato. Para finalizar deve-se utilizar creme de leite, que deixa o creme com uma textura especial. O resultado é um prato simples e de sabor marcante, já que conta com ingredientes aromáticos!

6. Creme de mandioquinha e ervilha: para compor essa versão de creme de mandioquinha é necessário alho, ervilha, cebola e caldo de legumes. O açafrão, o sal marinho, o tempero verde e a pimenta dão um sabor marcante ao prato. O alho-poró refogado no azeite é o acompanhamento do creme. O resultado é muito nutritivo e vai deixar seus convidados salivando!

7. Creme de mandioquinha com espinafre: aqui, o creme de mandioquinha também conta com ingredientes como batata, manteiga, cebola, alho, caldo de legumes e leite. O preparo é realizado em uma panela e o espinafre congelado é adicionado antes do creme ser batido, deixando o prato com uma coloração verde. A sugestão é acompanhar com lascas de queijo parmesão ralado e croutons.

8. Creme de mandioquinha com couve: o creme de mandioquinha dessa receita é composto pelo vegetal cozido com caldo de legumes e louro, cebola, azeite, alho e água. O tempero fica por conta do cardamomo, do sal e da pimenta branca moída. A couve deve ser adicionada na finalização do prato, cozinhando por apenas alguns minutos. A dica é adicionar creme de leite, se desejar um creme mais grossinho.

9. Creme de mandioquinha com cenoura: o preparo do creme de mandioquinha dessa receita conta com mais dois vegetais de sabores inconfundíveis, a cenoura e a batata. Além disso, o prato ainda leva alho-poró, cebola, alho, sal e azeite. O creme é finalizado com um mixer e pode ser servido com croutons, que harmonizam bem com o creme.

10. Creme de mandioquinha com shimeji: nessa receita, o creme é feito cozinhando a mandioquinha com caldo de legumes e água. A mistura é batida, temperada com sal e combinada com o creme de leite. O prato deve ser servido com o shimeji refogado na manteiga, o manjericão, a cebolinha e também pode ser acompanhado por flores comestíveis.

11. Creme de mandioquinha com batata e tomate: a combinação da mandioquinha com o tomate e a batata dessa receita é simplesmente incrível. O cozimento é feito com água e o prato também leva cebola e alho. Para temperar deve-se usar sal. O creme é batido até ficar com uma textura homogênea. O azeite e a salsinha são utilizados na finalização.

12. Creme de mandioquinha com batata e tampa de massa folhada: essa é uma versão do creme de mandioquinha perfeita para as ocasiões mais especiais. Os ingredientes utilizados para compor o creme são o vegetal, alho, salsinha, sal, pimenta e creme de leite. A tampa é feita com massa folhada pronta e dá um toque charmoso para o prato. Além disso, o gostinho e textura são irresistíveis!

13. Creme de mandioquinha com trufas: o creme de trufas é o ingrediente que deixa essa versão de creme de mandioquinha incrível. O preparo leva alho, azeite, batata e o vegetal. O creme de ricota é adicionado antes de bater com o mixer. O sal é usado como tempero e a finalização fica por conta do ingrediente trufado e da salsinha. É uma opção deliciosa e que vai te deixar com água na boca!

14. Creme de mandioquinha com gorgonzola: essa é uma opção simples de creme de mandioquinha, que é incrementada com o queijo gorgonzola que a acompanha. O creme é feito com uma combinação de manteiga, cebola cortada em pétalas, caldo de legumes e o vegetal. O tempero fica por conta do sal, da noz-moscada e da pimenta-do-reino. O resultado vai fazer sucesso na sua mesa.

15. Creme de mandioquinha com crosta de queijo: o creme dessa receita é fácil de fazer e leva mandioquinha picada, creme de galinha, manteiga, cebolinha, sal, pimenta e cebola. O diferencial fica por conta da crosta de parmesão, feita em uma frigideira. A combinação da textura da crosta com o creme é incrível e o resultado é um prato que alia praticidade com sabor inconfundível.

Receitas de creme de mandioquinha com carnes variadas

16. Creme de mandioquinha com cream cheese e paio: o paio e o cream cheese são usados como ingredientes diferenciais nessa versão de creme de mandioquinha. Para preparar também é necessário manteiga, alho, cebola e água. As pimentas calabresa, do-reino e dedo-de-moça dão um toque gostoso ao prato, além do uso do louro e o tempero com sal. O preparo é batido com um mixer.

17. Creme de mandioquinha com bacon: o preparo dessa versão de creme de mandioquinha é básico e consiste em cozinhar o vegetal em água, bater no liquidificador com cebola refogada no azeite, temperar com sal e pimenta e adicionar o requeijão cremoso. O bacon frito é acrescentado ao servir e dá um toque irresistível para o prato. Além disso, deve-se acompanhar com croutons e queijo ralado.

18. Creme de mandioquinha com calabresa: essa receita traz a calabresa para incrementar o creme de mandioquinha. O preparo do creme leva o vegetal, alho, cebola, azeite, água, a linguiça refogada e pimenta-do-reino. A cebolinha é utilizada na finalização e o preparo deve ser acompanhado por croutons caseiros. O resultado vai te encantar, já que o contraste entre as texturas é marcante e o sabor é incrível!

19. Creme de mandioquinha com caldo de legumes e bacon: o creme de mandioquinha dessa receita é composto pelo vegetal, cebola, alho, caldo de legumes, óleo e creme de leite. Para o tempero, deve-se usar sal e pimenta-do-reino a gosto. O prato é servido com bacon frito, salsinha e queijo parmesão ralado – que dão um sabor delicioso para o preparo. É uma opção que é uma verdadeira explosão de sabores!

20. Creme de mandioquinha com bacon e manteiga: para realizar esse creme é preciso de mandioquinha, cebola, alho, manteiga, caldo de legumes, sal e pimenta-do-reino. Depois do cozimento, a mistura é batida no liquidificador até ficar com uma textura homogênea. As fatias de bacon são fritas e adicionadas ao servir, deixando o prato ainda mais apetitoso.

21. Creme de mandioquinha com ragu de calabresa: o ragu de calabresa que deve acompanhar o creme de mandioquinha é feito com a linguiça picada, cebola, alho, vinho tinto, molho de tomate, sal e pimenta-do-reino. O creme é composto pela mandioquinha cozida, margarina e leite. O azeite, o sal e a pimenta devem ser usados para temperar. A sugestão é servir em pequenas caçarolas.

22. Creme de mandioquinha com linguiça toscana: a linguiça toscana é refogada com carne moída e combinada no cozimento com a mandioquinha já batida, o alho, a cebola, a manteiga, o requeijão, o sal e a pimenta. O preparo deve ser levado para gratinar no forno com queijo prato e é decorado com linguiça e folhas de manjericão. É uma versão difícil de resistir!

23. Creme de mandioquinha gratinado com linguiça: o creme de mandioquinha dessa receita leva o vegetal, cebola, manteiga, água, leite, caldo de galinha, creme de leite, cream cheese e linguiça calabresa ralada refogada. O tempero é feito com pimenta-do-reino, sal, cheiro-verde, azeite e alho. O queijo minas ou mussarela é utilizado para finalizar e o prato deve ser gratinado por cerca de dez minutos.

24. Creme de mandioquinha com aveia e frango: o preparo dessa opção consiste em colocar o frango, a mandioquinha, sal, pimenta-do-reino e água em uma panela; deixar cozinhar por meia hora e retirar o frango para desfiar. Então, é preciso bater tudo com um mixer, acrescentar a aveia e deixar descansar por alguns minutos. A carne é adicionada ao servir, junto com o azeite.

25. Creme de mandioquinha com espinafre e calabresa: esse creme de mandioquinha leva como ingredientes o vegetal, linguiça calabresa defumada refogada com azeite e cebola. O espinafre congelado é adicionado no fim do cozimento e deixa o preparo bem completo. O tempero fica por conta do sal e da pimenta-do-reino. O azeite é utilizado na finalização do prato e dá um toque especial para ele.

26. Creme de mandioquinha com crispy de parma: o queijo gouda dá um toque pra lá de especial para esse creme. Os outros ingredientes utilizados no preparo são alho, azeite, mandioquinha, caldo de legumes e creme de leite. No tempero, deve-se usar sal, salsinha e pimenta-do-reino a gosto. O crispy é realizado dourando o presunto parma e deve acompanhar o prato.

27. Creme de mandioquinha com camarão: essa receita mostra como a combinação da mandioquinha com o camarão é uma ótima pedida. O caldo utilizado é o do próprio fruto do mar e o preparo leva também cebola, azeite, alho, tempero e creme de leite fresco. O camarão é adicionado ao servir, junto com cebolinha e torradas. É uma opção que precisa fazer parte do seu cardápio culinário!

O creme de mandioquinha é um prato de textura inconfundível e que pode ser incrementado com ingredientes variados – como queijos, carnes, embutidos e outros vegetais. O preparo não demanda muito trabalho e funciona bem para servir nos dias mais frios. Pães e torradas são uma ótima opção de acompanhamento. Veja algumas receitas de creme de ervilha e também de purê e pão de mandioquinha!

PARA VOCÊ