17 receitas de croissant para se sentir em uma padaria francesa

Escrito por Heloisa Keiko

Não tem nada mais gostoso do que comer um croissant crocante e quentinho, que acabou de sair do forno da padaria, não é mesmo? Mas melhor ainda seria poder fazer o pãozinho em casa, com os recheios e sabores que você quiser!

O famoso pão de massa folheada, em formato de meia-lua, por incrível que pareça, não foi criado na França. Originário de Viena, o croissant ganhou popularidade com os franceses por meio da rainha Maria Antonieta.

Essa seleção de receitas de croissant tem opções para todos os tipos de cozinheiros: os mais preguiçosos, que preferem usar massa folheada pronta, aqueles que querem seguir a receita original e fazer todo o passo a passo, os amantes de doces e os que preferem salgados! Confira:

Receitas de massa de croissant

Foto: Reprodução / Quitutes da Andréa

1. Croissant com massa folhada caseira: aprenda a preparar croissants deliciosos do zero com essa receita. Desde o preparo da massa folhada até a finalização, esse pãozinho caseiro fica crocante por fora, macio por dentro e incrivelmente saboroso. Por mais trabalhoso que pareça, o resultado compensa!

2. Croissant simples: esta receita, diferente da primeira, é para quem quer fazer tudo da forma mais clássica possível. Siga este passo a passo e tenha como resultado croissants dignos da padaria. A massa folhada fica super crocante, e você pode escolher o recheio que quiser para deixar o pãozinho ainda mais gostoso!

3. Croissant tradicional francês: conheça o autêntico croissant francês, em que o preparo da massa folhada deixa o pãozinho bem crocante, e não macio e murcho como os que vemos por aí. Experimente comer o croissant com acompanhamentos doces, como geleias ou chocolate, ou salgados, como queijo e presunto ou manteiga. Além de delicioso, esse pãozinho é incrivelmente versátil!

Receitas de croissants salgados

Foto: Reprodução / Marola com Carambola

4. Mini croissants de queijo: aprenda a fazer croissants pequenos, para petiscos, com recheio de queijo. Nesta receita, a massa utilizada é a pronta, vendida nos supermercados. No entanto, se quiser ir além e preparar você mesmo, escolha uma das receitas de massa no tópico anterior.

5. Mini croissants de salmão ou salsicha: outra opção de croissant como finger food é servir o pãozinho recheado com algum tipo de carne. Nesta receita, aprenda a utilizar dois recheios inusitados – salmão defumado com queijo e salsicha com mostarda! Já que o croissant é uma receita extremamente versátil, use a criatividade e combine o quitute francês com o recheio que quiser.

6. Croissant recheado de presunto e queijo: o típico recheio brasileiro não podia ficar de fora da lista! O croissant está no nosso país faz tempo, então a versão abrasileirada do famoso pãozinho francês já foi criada. Aprenda a fazer a massa clássica francesa neste vídeo – mas não esqueça do toque brasileiro no recheio.

7. Croissant de frango com requeijão: essa é uma opção de recheio que agrada quase todo mundo e é bem simples de fazer! Use a massa folhada pronta se quiser praticidade ou, se preferir, prepare a massa em casa. Sirva no café da manhã, da tarde… um salgado perfeito para qualquer hora.

Receitas de croissants bem doces

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

8. Croissant com doce de leite: nesta receita, o croissant perde seu formato tradicional e é feito em forma de muffin! O sabor é o mesmo, mas a aparência de bolinho deixa o doce ainda mais bonito. Aprenda a fazer a massa folhada e o doce de leite em casa com a receita – mas, se quiser praticidade, adapte os processos para esses produtos industrializados.

9. Croissant de Nutella: o creme de avelã é o sabor do momento, então aprenda a usá-lo neste pãozinho tradicional. A suavidade da massa do croissant combina perfeitamente com o doce da Nutella. Polvilhe açúcar de confeiteiro após assar, quando o pão ainda estiver quente, para deixar tudo ainda mais gostoso.

10. Croissant brioche: para que escolher apenas uma receita de pão francesa se é possível fazer duas de uma vez? O croissant brioche nada mais é do que um pãozinho com a massa fofinha e folhada ao mesmo tempo. Parece incrível, não é mesmo? Não deixe de conferir o preparo deste doce inusitado.

11. Croissant com caramelo salgado: o formato deste croissant também é diferente: preparado em pequenos rolinhos em uma forma, a massa fica mais macia por dentro e permite a crocância do lado de fora. Para o recheio, aprenda a preparar outro clássico – o caramelo salgado. Um preparo rápido e fácil, que vai te deixar com água na boca.

12. Croissant de chocolate: o famoso pain au chocolat francês já é sucesso no Brasil há tempos. Por isso, já passou da hora de aprender a preparar o doce em casa. Confira o passo a passo, desde a massa até o recheio, e prepare um dos maiores clássicos franceses na sua casa.

Receitas de croissants doces com sabor de frutas

Foto: Reprodução / Simplesmente Delícia

13. Croissant com amêndoas e suco de laranja: se você não leva muito jeito na cozinha, mas adora usar a criatividade, essa receita é perfeita para você. Prepare seu croissant da forma que preferir (com massa caseira ou comprada) e, depois de pronto, saboreie com esse creme de amêndoas delicioso que leva suco de laranja no preparo!

14. Croissant com creme de confeiteiro de limão: essa receita é perfeita para os amantes de doces cítricos, leve, simples e clássica, fica impossível resistir! Esse croissant é perfeito para ser servido em um chá da tarde, para se sentir na França apenas com o paladar.

15. Croissant com iogurte de coco: para uma receita mais saudável, experimente substituir o leite integral por iogurte de coco! A massa não fica tão crocante quanto a da receita original, mas o sabor fica igualmente incrível.

16. Croissant com framboesas: una croissants, creme inglês e framboesas frescas neste pudim de pão delicioso! Uma receita prática que tem um visual lindo e o sabor maravilhoso, perfeita para quem quer uma sobremesa rápida e deliciosa, sem perder a classe e a tradição.

17. Mini croissants de maçã: doces com frutas são uma ótima opção para quem quer ser saudável sem muitas restrições. E quer melhor receita do que um clássico? O croissant de maçã é perfeito para dias frios, e acompanhado de um chá, então, fica perfeito!

Os recheios para o croissant são intermináveis – basta usar a criatividade e brincar na cozinha! Para um sabor mais francês, experimente usar o creme de confeiteiro em uma de suas receitas. Ou, se quiser algo mais prático, combine o croissant com chantilly caseiro. Se preferir salgado, sirva o pãozinho com patê de frango ou molho béchamel.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS