12 receitas de croquete de batata perfeitas para os amantes de petiscos

Escrito por                          

Ideal para ser servido como lanchinho, café da tarde ou petisco, o croquete de batata pode facilmente ganhar um espaço no seu dia. Com uma massa macia e uma casquinha crocante, fica difícil resistir ao seu sabor. Isso sem contar que há a possibilidade de usar vários ingredientes para incrementar o quitute, como bacon, queijo e muito mais! Confira:

1. Croquete de batata com queijo ralado

Feito com uma massa que combina batata, farinha de trigo, ovos, queijo, manteiga e sal, essa é uma receita de croquete extremamente prática. Ela é ideal para quem não quer perder muito tempo na cozinha e nem usar uma lista de ingredientes muito extensa. Mesmo assim, o resultado fica pra lá de gostoso.

2. Croquete de batata com pesto de manjericão

Adicionar molho pesto caseiro ao preparo da sua massa de croquete fará com que o quitute fique com um sabor bem aromatizado. Afinal, o manjericão é uma erva que conta com gostinho marcante e, mesmo sendo acrescentado em uma pequena quantidade, ele se destaca a cada mordida.

3. Croquete de batata com calabresa e queijo

Batata, queijo, calabresa e temperos compõem a massa dessa receita. Isso gera uma explosão de sabores incrível! Além disso o preparo é prático: todos os itens são misturados em uma tigela e, quando a textura estiver homogênea, só é preciso moldar, empanar e fritar os seus croquetes.

4. Croquete de batata com carne moída

Uma carne moída refogada bem temperadinha pode ser uma boa aposta para o recheio do seu croquete. Assim, você obtém três camadas: casquinha crocante, massa macia e recheio suculento. Para melhorar ainda mais, o modo de preparo não é nada complicado.

5. Croquete de batata recheado com presunto, queijo e bacon

Quem não resiste ao sabor da combinação de presunto, queijo e bacon pode amar essa opção. Tudo isso é adicionado à massa de batata, fazendo com que esses ingredientes estejam presentes por todas as partes do croquete. Ficou com água na boca? Então, veja o vídeo com o passo a passo.

6. Croquete de batata vegano com carne de soja

Livre de ingredientes de origem animal, essa opção pode ser uma festa para os veganos! A carne de soja é refogada com temperos, para depois ser misturada com as batatas amassadas. Na hora de empanar, para que a farinha de rosca grude bem, a dica é passar os croquetes em uma mistura de água com amido de milho.

7. Croquete de batata doce com carne seca

O sabor adocicado da batata doce com o salgadinho da carne-seca gera um contraste de sabores irresistível nessa receita. Porém, para testá-la em casa, é preciso se programar com um pouco de antecedência, já que a carne seca deve ser dessalgada antes do preparo.

8. Croquete de batata com páprica picante

Sem recheio, essa é uma opção em que a batata é realmente o destaque. Para que o sabor não fique sem graça, a dica é caprichar nos temperos, tanto na massa, quanto na farinha de rosca. E é na hora de empanar que a páprica picante é usada. Ah, e tem mais: essa receita está liberada para os veganos.

9. Croquete de batata com queijo coalho

Batatas, ovos, queijo coalho, parmesão, salsa, pimenta-do-reino, sal e farinha de rosca são os únicos ingredientes usados nesta receita. O queijo coalho é usado em maior quantidade, mas o parmesão também tem a sua importância no sabor do quitute, então, não deixe de usar ambos.

10. Croquete só de batata com queijo parmesão ralado

Uma maneira simples de deixar o sabor do seu croquete de batata ainda melhor é usar queijo parmesão no preparo da massa. Além dos dois itens citados, noz-moscada, pimenta-do-reino e sal também entram em cena. Para empanar, você ainda vai precisar de gemas e farinha de rosca.

11. Croquete de batata com tofu

iStock

Outra receita liberada para os veganos, essa ainda é uma opção livre de glúten. Para o recheio, tofu foi o ingrediente escolhido. Além disso, aqui há um diferencial bem interessante: a batata não ser cozida. O legume é ralado ainda cru, misturado com o tofu e os temperos. Para depois ser moldado, empanado e frito. O resultado é um petisco extremamente leve e com gostinho de quero mais.

12. Croquete de batata com frango

Para fechar a lista, uma receita que foge um pouco do comum. É mais fácil encontrar coxinha de frango, mas também dá para fazer croquete com esse ingrediente! Além disso, queijo e temperos também são usados para que o sabor fique perfeito.

Viu só como é possível fazer o croquete de batata de diversas maneiras bem gostosinhas? Aproveite ainda mais o sabor que esse ingrediente tem para oferecer com estas receitas de batata rosti.

PARA VOCÊ