10 receitas de croquete de carne que são puro sabor e economia

O croquete de carne é uma daquelas comidinhas de boteco que fazem a noite valer a pena. Ele marca presença em muitos balcões e mesas e é perfeito para acompanhar aquela cervejinha gelada. Mas também dá para prepará-lo sem precisar abrir mão do conforto de casa.

Embora não tenha um dos preparos mais fáceis – afinal, você precisa de um certo manejo na hora de moldar os bolinhos – o resultado compensa qualquer esforço. E você ainda pode congelá-los para saborear durante a semana! Confira algumas receitas de croquete, escolha a sua favorita e experimente hoje mesmo.

1. Croquete de carne

Croquetes de carne servidos com molhos.

Para preparar esse croquete não tem segredo algum: basta juntar os demais ingredientes com a carne moída (já cozida), formar bolinhas e levá-las para fritar em óleo quente. Você também pode empanar os petiscos com farinha de trigo, ovo e farinha de rosca, para dar um toque final de sabor. Seja como for, não deixe de experimentar!

2. Croquete de carne cozida

Essa versão leva carne bovina, farinha de trigo, farinha de rosca, ovo, cenoura, cebola, alho, folha de louro, manjericão, salsinha, páprica picante, pimenta calabresa e pimenta-do-reino. Como você pode perceber pela lista de ingredientes, os temperos são o ponto alto da receita, por isso, não deixe de acrescentá-los. Acesse para conferir o passo a passo completo.

Publicidade

3. Croquete de carne-seca

Além de ser uma iguaria brasileira, a carne-seca tem um sabor característico e que não passa despercebido. Nessa receita ela é combinada com a cebola, o alho, o leite, a farinha de trigo, a farinha de rosca, o ovo, o molho de tomate e o azeite de oliva. Dica extra: na hora de enrolar os croquetes, passe um pouco de água nas mãos para facilitar o processo.

4. Croquete de carne suína

Aqui está uma proposta que vai deixar os amantes de carne de porco salivando. A receita rende vinte croquetes médios e fica uma delícia acompanhada de uma mostarda escura. Anote os ingredientes que você vai precisar para fazer essa delícia em casa: lombo suíno sem osso, farinha de trigo, farinha de rosca, ovo, leite, cebola, alho e folha de louro.

5. Croquete de carne de frango

Nessa opção, o frango é cortado em cubos e refogado com azeite de oliva, alho e cebola. Em seguida, é só levar os demais ingredientes para a panela e formar a massinha. Junte tudo e comece a moldar os croquetes. Aí é só empanar na farinha de trigo, fritar e aproveitar!

6. Croquete de carne vegana

Não poderia faltar uma versão vegana nessa lista, né? Essa receita revela o segredo para acertar em cheio no preparo e compor um bolinho tão gostoso quanto qualquer outro: escolher os ingredientes com muito cuidado. Proteína texturizada de soja, funghi secchi, leite de aveia, farinha de trigo e molho inglês são algumas das sugestões.

Publicidade

7. Croquete de sobras de carne assada

Como o próprio nome já entrega, a proposta aqui é combinar os sabores da carne assada e da batata cozida. Aproveite as sobras de carne assada, de panela ou desfiada que você já tem em casa e economize o seu dinheiro! O preparo leva pelo menos uma hora para ficar pronto mas, em compensação, rende alguns croquetes deliciosos.

8. Croquete de carne com mandioca

Acabou a batata e só sobrou mandioca na sua casa? Não tem problema, dá para fazer uma receita de croquete igualmente deliciosa. Ou até mais! Carne moída, bacon, cebola, alho, farinha de trigo, farinha de rosca e maionese são os demais ingredientes necessários para reproduzir o passo a passo.

Publicidade

9. Croquete de carne com abóbora

Em uma combinação incrível de sabores e texturas, essa é uma boa pedida para quem quer impressionar na cozinha. Além de ter um gostinho maravilhoso, a receita é supersimples e leva poucos ingredientes. Sim, você só vai precisar de carne-seca, abóbora, cebola, alho e coentro. Que tal?

10. Croquete de carne moída com mix de molhos

Por último e não menos importante, essa receita foi pensada para quem não abre mão de um molho cremoso. Algumas opções – como a mostarda escura e o molho inglês – são acrescentadas ainda na montagem dos croquetes, e não somente na hora de servir. Dá para aproveitar o sabor do molho em todas as etapas do preparo!

Publicidade

Já escolheu qual opção você vai experimentar primeiro? Depois de provar um croquete de carne caseiro, você nunca mais vai querer gastar o seu dinheiro com versões de bar! E para reproduzir mais receitas do happy hour na sua casa, confira essa seleção de petiscos de boteco.