30 receitas de croquete para petiscar com os amigos

Por
Atualizado em 21.01.20

O croquete é um salgado frito que pode levar os mais variados recheios, como carnes, queijos, legumes ou outros ingredientes de sua preferência. Por ser muito versátil, essa é uma opção de petisco que cai muito bem em um lanche descontraído no fim do dia, em festas infantis ou até mesmo quando recebemos convidados em casa.

Se você gosta de alimentos mais saudáveis ou não quer que sua cozinha fique com cheiro de fritura, é possível optar por assar esse quitute que o resultado também será bem saboroso, viu? Porém, é importante saber que o tempo de espera é um pouco maior.

Escolher a massa ou recheio ideal pode parecer uma tarefa difícil, não é mesmo? Mas para facilitar o seu trabalho preparamos uma lista que conta com receitas bem variadas que podem agradar os mais variados paladares. Basta conferir abaixo:

Croquete de carne

Foto: Reprodução / Cozinha dalbo

Foto: Reprodução / Cozinha dalbo

1. Croquete de porco: essa é uma receita um tanto trabalhosa e complicada, pois além de preparar a massa, você vai precisar cozinhar e desfiar a carne. Porém, o resultado é muito compensador, ainda mais para quem é fã de porco. Além disso, seguindo todas as dicas, com certeza você terá um salgado delicioso para saborear.

2. Croquete de carne: já a dica dessa receita é usar aquela carne de panela que sobrou do almoço para um novo uso. É claro que você também pode preparar uma novinha especialmente para fazer seu croquete, mas o resultado é o mesmo, viu?

Publicidade

3. Croquete de frango: o frango é outra opção de ingrediente que pode ser usada para o recheio de um salgado frito muito gostoso. Como o cozimento dessa carne não é muito demorado, o tempo na cozinha não será tão longo assim. Além disso, para que o sabor fique do seu jeitinho, basta escolher seus temperos favoritos e colocar as mãos na massa.

4. Croquete de costela: nessa receita, você pode conferir como preparar um croquete de costela, mas o passo a passo não para por aí. A dica é também fazer em casa um vinagrete de jiló e usar tudo para rechear um pão. Essa combinação rende um sanduíche bem ousado, mas que é cheio de sabor, por isso, vale a pena experimentar.

5. Croquete de carne crocante: aqui nessa receita você aprende a preparar uma carne bem temperadinha que ainda é combinada com legumes para o recheio do seu salgado. O processo é demorado e um pouco trabalhoso, mas nada que seja impossível de ser reproduzido em casa, viu?

6. Croquete de banana com porco: a banana-da-terra é a que você vai precisar para preparar essa receita. Esse pode até ser um ingrediente inusitado no preparo do croquete, mas o sabor da fruta frita combinada com carne de porco fica muito interessante. Por isso, se você gosta de um sabor agridoce, não deixe de experimentar essa opção.

Publicidade

7. Croquete de frango e curry: já para quem gosta de um gostinho picante, o curry é um ótimo tempero para ser acrescentado ao prato. A combinação dessa especiaria com frango fica muito suculenta, por isso, vale muito a pena experimentar.

8. Croquete de atum: o atum enlatado é uma ótima pedida para quem busca praticidade. Essa é uma receita que não dá muito trabalho para ser preparada e também não exige muito tempo na cozinha. Se você está com pressa, essa pode ser a opção ideal.

Croquete com embutidos

Foto: Reprodução / Gastrolândia

Foto: Reprodução / Gastrolândia

9. Croquete de mortadela: tem muita gente que torce o nariz para a mortadela, mas sabia que esse ingrediente pode render um petisco muito gostoso? Para incrementar o sabor você ainda vai precisar de queijo parmesão e diversos temperos. Além disso, essa é uma das receitas da lista que dá menos trabalho para ser preparada.

10. Croquete de carne seca: para quem gosta de um sabor marcante, a carne seca pode ser uma ótima pedida. Porém, essa é uma receita que deve ser planejada com antecedência de pelo menos um dia, já que a carne deve ficar de molho por pelo menos 12 horas para perder o sabor salgado.

11. Croquete de linguiça: além de você aprender a preparar um delicioso salgado de linguiça tosca, também é possível conferir como fazer um molho de mostarda que cai muito bem como acompanhamento. Seu petisco ficará muito mais gostoso com essa combinação.

12. Croquete de presunto parma e queijo: e que tal misturar um queijo de minas meia cura com o presunto parma? O resultado é um petisco com um sabor bem marcante e inovador. Por isso, se você gosta de testar novas combinações, não deixe de provar essa daqui.

13. Croquete de presunto parma: usando apenas o presunto parma também é possível conseguir um salgadinho que pode deixar muita gente com água na boca. A vantagem dessa receita, além do sabor, é claro, é que ela tem uma lista de ingredientes bem curta.

14. Croquete de alheira: a alheira é um embutido defumado típico de Portugal e pode ser composta pelos mais diversos tipos de carne, pão e alguns condimentos. Mesmo não sendo daqui do Brasil, é possível encontrar esse ingrediente disponível em algumas casas de carne. Se você tiver acesso ao item, vale a pena experimentar essa receita.

Croquete de sabores variados

Foto: Reprodução / Aromas e sabores

Foto: Reprodução / Aromas e sabores

15. Croquete de lentilha: essa é uma receita de tem uma lista bem grande de ingredientes, mas a maioria deles são temperos. Para uma massa bem cremosa você vai precisar de lentilha e batata. A vantagem dessa receita é que se ela for assada, é uma opção muito saudável para o seu próximo lanche ou momento que preferir.

Publicidade

16. Croquete de pesto: já a massa dessa receita combina o famoso molho de manjericão com batatas. O legal é que o trabalho não é muito grande, assim como o tempo na cozinha, e o sabor é super inovador para um salgadinho frito, não é mesmo?

17. Croquete de amendoim: você já encontrou o croquete de amendoim em algum lugar? Se nunca tiver visto, não se assuste, pois essa é uma receita típica de Moçambique e que faz muito sucesso por lá. Se você gosta de inovar na cozinha, vale a pena provar essa opção.

18. Croquete de tofu: essa é uma receita que usa apenas batata e tofu, além dos temperos, é claro. O preparo é bem simples, por isso, o tempo na cozinha é bem curtinho. Como a massa não leva farinha a textura não fica muito consistente, por isso, cuidado na hora de moldar seu salgadinho.

19. Croquete de pupunha: quer uma receita com um gostinho bem brasileiro? Essa daqui feita com pupunha pode ser uma ótima pedida! Para deixar o sabor do seu petisco ainda mais gostoso a dica é caprichar na dose de limão.

20. Croquete de abobrinha: na lista de ingredientes dessa receita, você encontrará o nome courgette, que é um tipo de abobrinha. Para quem quer saborear alguns croquetes com uma massa bem levinha, essa receita pode ser uma boa opção. Como esse legume é um ingrediente com um sabor neutro, a dica é utilizar alguns queijos para incrementar o gostinho do seu petisco, como o requeijão e o parmesão.

21. Croquete assado: e que tal usar apenas batatas e temperos para preparar o seu salgado? Além disso, essa é uma receita em que os croquetes são assados, e não fritos, por isso, o trabalho na cozinha será bem curtinho. Porém, o tempo no forno é de aproximadamente 25 minutos.

22. Croquete rápido: a dica dessa receita é usar aqueles purês de batatas prontos que encontramos nos mercados, sabe? Usar esse ingrediente faz com que o tempo de preparo da sua receita seja bem curtinho. Já para um toque extra de sabor você vai precisar de noz moscada.

23. Croquete de tofu e tomate seco: a combinação de batata com tofu e tomate seco também pode render um salgadinho cheio de sabor. Além disso, essa é uma receita que não leva ingredientes de origem animal. Para empanar os quitutes você vai precisar de água no lugar de ovos.

24. Croquete de arroz: já pensou em usar arroz no preparo da massa do seu croquete? Provavelmente não, né! Mesmo assim, essa é uma receita que pode surpreender quem provar o quitute e o preparo não é nadinha complicado.

Publicidade

Croquete com queijo

Foto: Reprodução / Na minha panela

Foto: Reprodução / Na minha panela

25. Croquete de queijos: nessa receita o queijo coalho e o parmesão entram em cena para criar o sabor desse salgado. Além desses ingredientes, você vai precisar apenas de batatas, ovos e temperos para preparar essa receita que não exige muito tempo na cozinha.

26. Croquete de ricota: a ricota é o principal queijo usado para o preparo dessa receita, porém, o parmesão também ganha um espacinho. Se você gosta de um salgado com o sabor bem intenso, a dica é caprichar na quantidade de temperos.

27. Croquete de gruyère: se você gosta de queijos suíços pode ser que o gruyère esteja na sua lista de favoritos. Essa é uma ótima dica de ingrediente que dará um toque completamente novo aos seus croquetes, mas sem ter um custo elevado ou um preparo muito complicado.

28. Croquete de queijo do reino: sabe aquele salgado que fica com uma casquinha crocante e um recheio bem cremoso? Esse é o resultado que você vai obter se preparar essa receita! Se o queijo do reino não é um dos seus favoritos, também é possível usar outras opções, como a mussarela mesmo, por exemplo.

29. Croquete de fruta-pão e queijo: você conhece a fruta-pão? A aparência dela é bem parecida com a da jaca, mas ela não é tão conhecida assim. Além desse ingrediente, você também vai precisar de uma boa quantidade de queijo gorgonzola e um pouco de presunto para preparar essa receita. O resultado é bem inovador, por isso, se você gosta de testar novos pratos, não deixe de experimentar esse daqui.

30. Croquete de queijo meia cura: e que tal combinar a mandioca com queijo meia cura? O trabalho dessa receita não é muito complicado. Além disso, você ainda confere como preparar um molho de pimenta para servir como acompanhamento.

Você já tinha imaginado a variedade de ingredientes que pode ser usada para preparar um croquete? O legal dessa diversidade é que é possível encontrar opções para os mais diferentes paladares. Agora basta escolher qual receita mais se encaixa com o seu e partir para a cozinha. Depois de saborear seu quitute, que tal vir aqui contar para a gente qual foi o resultado?