24 receitas de crumble de maçã simples e carinhosas na medida certa

Escrito por Julia Martins

Crumble é uma deliciosa torta de origem britânica. É tradicionalmente feito com compota de frutas picadas cobertas com uma crocante mistura de manteiga, farinha e açúcar. A maçã, fruta já tão conhecida dos brasileiros, pode ser uma ótima alternativa de recheio para realçar ainda mais o sabor deste prato!

As receitas de crumble são bem versáteis e não exigem habilidades especiais nem preparo e nem na decoração e ainda são boas opções tanto para o inverno, quando queremos algo quente, doce e saboroso, quanto no verão, para acompanhar sorvetes.

Apesar de levarem poucos ingredientes, podem ser incrementados de diversas maneiras, então, confira abaixo uma seleção de receitas de crumble de maçã para se deliciar.

Crumble de maçã simples

Receitas de crumble de maçã

Foto: Reprodução / Vai comer o quê

1. Crumble de maçã simples: essa receita segue a forma clássica do tradicional crumble de maçã. O sabor fica por conta da combinação da fruta com a canela. Além disso, a farofa crocante por cima dá um toque todo especial.

2. Crumble de maçã de micro-ondas: para quem está sempre com pressa, mas não abre mão de uma sobremesa, essa receita é a solução ideal. Rápida e fácil, ela é feita no micro-ondas e leva poucos ingredientes, incluindo a aveia, o mel e a maçã.

3. Crumble de maçã verde: o diferencial desse crumble está no tipo da maçã, já que é utilizada a maçã verde. É uma receita que pode ser servida em um lanche da tarde acompanhada por sorvete de creme.

4. Crumble de maçã sem glúten : por ser uma versão sem glúten e sem açúcar, essa receita busca utilizar ingredientes menos industrializados. Entre eles, estão a farinha de arroz integral, a farinha de coco, o mel e o óleo de coco.

5. Crumble de maçã vegano: além de vegano, esse crumble não contém glúten e nem açúcar. Para manter o sabor, ingredientes tradicionais são substituídos por óleo de coco, melado de cana e uma mistura de farinhas de amêndoas, aveia e linhaça.

Crumble de maçã com frutas

Receitas de crumble de maçã

Foto: Reprodução / Barbarelismus

6. Crumble de maçã e uva passa: amada por uns e odiada por outros, o que a uva passa tem de polêmica também tem de saborosa. Nesse crumble, ela é incorporada ao recheio de maçã junto com ingredientes como aveia, açúcar de coco e canela.

7. Crumble de maçã, mirtilos e framboesa: o toque de sabor da maçã, dos mirtilos e da framboesa é o diferencial desse crumble. A canela, o açúcar demedara e a noz moscada são polvilhados por cima do recheio. Pode ser servido acompanhado por gelado, natas batidas ou iogurte grego.

8. Crumble de maçã com manga: a mistura da maçã com a manga traz sabor e um colorido todo especial à receita. O recheio, com as frutas, é feito adicionando o açúcar e mexendo bem em fogo baixo. É servido morno para ficar ainda mais macio e suculento.

9. Crumble de maçã, banana e especiarias: esse crumble é feito com ingredientes mais leves, tentando deixar a receita mais light do que as tradicionais. Entre as especiarias usadas, estão a canela, o gengibre ralado e o cravo. Aveia em flocos e granola também entram no lugar da farinha de trigo.

10. Crumble rápido de maçã e banana: o recheio dessa receita é feito com maçã e banana, que são regadas com leite, limão e melado de cana. Na cobertura, a granola traz mais sabor e crocância. O resultado é uma sobremesa doce na medida certa!

11. Crumble de maçã e morango: essa receita vegana é uma boa opção para matar aquela vontade de doce. Na farofa, é usada a farinha de aveia integral, flocos de aveia e açúcar de coco. A canela também traz sabor e aroma.

12. Crumble de maçã e cranberry: aqui, a dica é retirar a casca da maçã para que ela fique mais mole. Ao recheio, também são acrescentados compota de ruibarbo e cranberries secas. Como a compota já tem açúcar, não é necessário acrescentar mais desse ingrediente.

13. Crumble de maçã e amoras: a maçã e a amora desse crumble se misturam, no recheio, aos mirtilos, ao suco de laranja, à rapadura e às especiarias. Para a farofa, a avelã, a canela e o óleo de coco trazem um sabor todo especial.

14. Crumble de maçã, banana e maracujá: nada melhor que o contraste de sabores da maçã e da banana com o azedinho do maracujá. No crumble, junto com a farinha de trigo, é adicionado coco ralado seco. O ideal é servi-lo recém-saído do forno, ainda morno.

15. Crumble de maçã e morango com granola: o uso da granola traz o gostinho doce para a receita sem deixar de ser saudável. No preparo, também são utilizados o amido de milho e o extrato de baunilha. É uma sobremesa superleve e rápida para ser feita no dia a dia.

Crumble de maçã com ingredientes variados

Receitas de crumble de maçã

Foto: Reprodução / Flagrante delícia

16. Crumble de maçã, aveia e baunilha: a mistura de ingredientes traz uma explosão de sabores nessa receita. Para o recheio, além da maçã, ruibarbo e açúcar são utilizados. Na farofa, farinha de trigo, flocos de aveia e extrato de baunilha entram em cena.

17. Crumble de maçã e avelã: o diferencial desse crumble está na mistura de sabores e texturas. As avelãs são picadas grosseiramente para dar ainda mais crocância. Os ovos e o creme de leite também dão cremosidade para a massa.

18. Crumble de maçã com amêndoa: nessa receita, a maçã verde é a protagonista. Ela é misturada com maçã, açúcar mascavo, açúcar refinado e suco de limão siciliano até formar uma calda bem consistente. Depois, é só adicionar a farofa e levar ao forno até ficar bem crocante.

19. Crumble de maçã com especiarias: quem gosta de especiarias vai amar essa receita. O toque de canela em pó, noz moscada e gengibre no recheio traz aquele cheirinho que toma conta da casa. Ao retirar do forno, basta esperar a massa esfriar e ficar bem crocante.

20. Crumble de maçã e caramelo: nessa receita, a calda de caramelo, feita com açúcar, manteiga e creme de leite fresco, é colocada por cima das maçãs. Para finalizar, a farofa com farinha de trigo e aveia é acrescentada.

21. Crumble de maçã, cacau e avelã: esse delicioso crumble leva, além da maçã, apenas 5 ingredientes. Entre eles, estão a farinha de trigo, cacau, avelãs tostadas, açúcar e manteiga. A avelã e o cacau são incorporados na farofa para dar ainda mais sabor.

22. Crumble de maçã com kummel: o kummel é parente do cominho e da erva-doce e tem um sabor adocicado com um toque de menta. Ele deve ser passado em uma frigideira e incorporado à massa. Para o recheio, basta misturar as maçã com o suco de limão, o açúcar mascavo e o amido.

23. Crumble de maçã com biscoito: nessa versão, o crumble, ao invés da farinha de trigo, leva bolachas de leite em sua farofa. Para realçar o sabor são utilizados coco ralado, açúcar mascavo e creme de leite.

24. Crumble de maçã com pinhão: o pinhão é um elemento clássico da culinária brasileira. Nessa receita, é acompanhado por maçã e, juntos, formam uma combinação surpreendente. A canela e o açúcar criam uma calda que dá sabor e umidade!

Essa sobremesa não vai te dar quase nenhum trabalho, além de agradar facilmente! Caso queira aumentar o repertório, você pode conferir também essas receitas de crumbles variadas.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS