11 receitas de cuca de banana com sabor de infância

Por
Atualizado em 15.10.21

Tem bolo com mais sabor de comida de vó que cuca de banana? A combinação de banana com aquele bolo super macio e uma farofinha doce por cima é irresistível – e ainda por cima traz lembranças da infância para muitas pessoas.

Essa receita, que é bem clássica nas nossas cozinhas, pode ainda ser incrementada com recheios cremosos, ou com massas diferentes!

Receitas clássicas

1. Cuca de banana clássica

Essa é uma receita que sugere o uso das bananas na farofa, que é leve e docinha, ficando por cima da cuca. Veja os ingredientes e o modo de preparo no vídeo!

Publicidade

2. Cuca de banana do Rodrigo Hilbert

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Em seu programa “Receitas de família” o Rodrigo Hilbert ensinou a fazer a cuca de banana da sua família, em uma receita que leva farinha, açúcar, ovos, leite, manteiga, bananas e canela.

3. Cuca de banana

receitas-de-cuca-de-banana-3

Foto: reprodução/ Mel e pimenta

A dica dessa receita é deixar a montagem (de massa, recheio e farofa) descansar por cerca de 30 minutos antes de ir ao forno. O tempo para assar é de 40 minutos.

Publicidade

4. Cuca de banana sem farofa

receitas-de-cuca-de-banana-4

Foto: Reprodução/ Segredos da tia Emília

Você vai precisar de açúcar, banana d’água, farinha de trigo, fermento, ovos, leite, manteiga e canela. O preparo é bem rápido e o bolo assa por 40 minutos. Não deixe de experimentar.

5. Cuca de banana moreninha

receitas-de-cuca-de-banana-5

Foto: Reprodução/ Pitadinha

Essa receita tem a massa um pouco mais consistente, o que garante que ela fique mais torradinha após assar. O sabor especial fica por conta da adição de noz moscada na massa. Uma delícia.

6. Cuca de banana rápida

receitas-de-cuca-de-banana-6

Foto: reprodução/ Os laineartes

Nessa receita, a massa fica com um sabor diferentes, pois leva essência de baunilha. Outra diferença é que a banana não é acrescentada na massa, mas sim na farofa. A receita é diferente, mas o sabor é garantido.

Receitas com combinações nos recheios

7. Cuca de banana com goiabada

receitas-de-cuca-de-banana-7

Foto: reprodução/ Cozinha dal Bó

Banana vai bem com quase tudo, não é mesmo? Nessa receita, dentro da massa vai uma camada de fatias de goiabada, que dão uma leve derretida ao assar, e fica deliciosa com a banana.

8. Cuca de banana com creme de leite condensado

Publicidade

Isso mesmo! Creme de leite condensado. A camada do creme vai acima da banana e antes da farofinha. É preciso cuidar para que a banana não esteja muito doce, para que o bolo não fique com gosto enjoativo, mas a combinação é incrível.

9. Cuca de banana com goiabada

Essa receita leva açúcar, manteiga, ovos, leite, farinha de trigo, sal, goiabada cascão e bananas. É rápida de fazer e o resultado é delicioso.

10. Cuca de banana com doce de leite

Foto: Reprodução / Flamboesa

Foto: Reprodução / Flamboesa

Mais uma combinação campeã: banana com doce de leite. O segredo é não exagerar na quantidade de doce de leite, nem no açúcar da farofa. Fica muito bom!

11. Cuca de banana com massa de rosquinhas

receitas-de-cuca-de-banana-11

Foto: Reprodução/ Pitadinha

A variação aqui é feita na massa, que utiliza rosquinhas de banana e canela. O recheio é caprichado e a combinação fica uma delícia.

Publicidade

Vai optar por uma receita clássica ou por uma inovação no recheio?