12 receitas de cuca de farofa para saborear uma sobremesa germânica

Escrito por                          

A cuca de farofa é um doce comum nos estados do sul do Brasil, já que ela foi trazida para as terras tupiniquins pelos imigrantes alemães. Com uma massa que é um meio termo entre bolo e pão, ela conta com uma cobertura de farofa doce crocante. Para um sabor irresistível, também é possível usar frutas e outros itens como recheio.

1. Cuca de farofa com leite condensado

Com uma massa que lembra uma bolacha, um recheio cremoso de leite condensado e uma cobertura de farofa crocante, essa é uma receita irresistível. Afinal, o resultado final é composto por uma combinação de sabores e texturas que pode deixar qualquer um com água na boca. Tudo isso com um modo de preparo que não é nada complicado.

2. Cuca de farofa com banana

Nessa opção, a primeira camada é composta por uma massa, a segunda por bananas cortadas e a terceira pela farofa crocante. Para quem quer sentir o sabor de uma fruta no meio da cuca, mas sem ter muito trabalho na cozinha, vale a pena testar essa receita em casa.

3. Cuca de farofa com goiabada

Para deixar a sua cuca de farofa ainda mais gostosa, uma boa alternativa é acrescentar goiabada ao doce. Pedacinhos desse item são usados tanto na massa, quanto na farofa. O uso desse ingrediente dá um toque brasileiro para o prato de origem alemã de uma maneira bem saborosa.

4. Cuca de farofa com goiabada e queijo

A combinação de goiabada com queijo é um clássico, então, que tal usá-la para incrementar o sabor da sua cuca? Aqui, a massa é feita na batedeira e ganha um toque de baunilha. Enquanto isso, o gostinho Romeu e Julieta entra em cena no recheio. A farofa dessa receita também é especial, feita com manteiga, açúcar e farinha de amêndoas.

5. Cuca de farofa com uva

Nessa receita, a massa ganha um toque de noz-moscada e extrato de baunilha, o que gera um toque aromático ao doce. O recheio fica por conta das uvas inteiras polvilhadas com açúcar. Já a farofa é feita com farinha de trigo, açúcar cristal, manteiga e banha.

6. Cuca de farofa com doce de leite

Para quem quer um toque cremoso entre a massa macia e a farofa crocante, vale a pena apostar no recheio de doce de leite. Para testar essa opção em casa, só é preciso ter em mãos açúcar, farinha de trigo, ovo, manteiga, leite e fermento em pó, canela e o doce de leite. O tempo no forno é de aproximadamente 40 minutos.

7. Cuca de farofa com pêssego

Nessa receita, a massa da cuca fica por conta de um pão doce feito à mão, com o auxílio de uma colher de pau. O recheio leva pêssegos cortados em formato de meia lua, que podem ser frescos ou em conserva. A farofa de farinha de trigo, açúcar e manteiga é incrementada com um toque de canela para que o resultado fique aromático.

8. Cuca de farinha com coco

Essa é uma opção que conta com uma massa delicada e macia, pois conta com o uso de iogurte natural. Além disso, ela também tem um gostinho de baunilha. Para o recheio, a dica é usar coco fresco ralado misturado com açúcar. A farofa é feita apenas com manteiga, açúcar e farinha de trigo.

9. Cuca de farofa com frutas vermelhas

Diferente do tradicional, essa receita surpreende pela cobertura de farofa de amêndoas cortadas em lascas finas. A oleaginosa é combinada com manteiga, açúcar e farinha de trigo. Seu sabor combina muito bem com o da massa e das frutas vermelhas. Vale a pena experimentar.

10. Cuca de farofa com abacaxi

Para quem curte um sabor cítrico, vale a pena conferir essa receita. Isso acontece porque raspas de limão são usadas na massa, enquanto o recheio é de abacaxi. Para completar, ainda há o toque adocicado da farofa que ainda tem uma pitada de canela em pó.

11. Cuca de farofa com maçã

Essa é outra receita que conta com um toque aromatizado logo no preparo da massa. Para isso, é preciso ter em mãos baunilha e raspas de limão. Para o recheio, só é preciso usar pedaços de maçã. A farofa fica por conta de uma combinação de manteiga, farinha de trigo, açúcar e canela em pó.

12. Cuca de farofa com morango e leite condensado

Para fechar a lista, uma receita cheia de sabor. Aqui, a massa fica bem fofinha, mais no estilo de bolo mesmo. O recheio conta com leite condensado durinho e morangos, uma combinação sensacional, não é mesmo? E para finalizar, aquela farofinha crocante deliciosa que faz toda a diferença no resultado final.

Ficou com água na boca após conhecer tantas receitas deliciosas? Agora, só é preciso escolher a sua favorita e partir para a cozinha testá-la! Se você quer conhecer um pouco mais da culinária alemã, vale a pena checar algumas receitas do joelho de porco, o famoso eisbein.

PARA VOCÊ