10 receitas de cuca de maçã para provar um doce tipicamente alemão

Escrito por                          

A cuca de maçã é um bolo de gostinho e textura bem marcantes. O preparo é inspirado na culinária alemã, faz sucesso no sul do Brasil e possui até uma versão vegana. Além disso, é possível incrementar o doce com cremes, baunilha e raspas de limão. Confira uma seleção imperdível de receitas:

1. Cuca de maçã de liquidificador

Para deixar o preparo dessa cuca bem simples utiliza-se o liquidificador. A maçã deve ser cortada em pequenos pedaços e ter sua casca dispensada. O bolo deve ser assado por mais ou menos meia hora e a finalização é feita com açúcar e canela em pó.

2. Cuca de maçã simples

Essa opção de cuca conta com uma camada de maçã polvilhada com açúcar e canela. Além da massa de textura fofa, o doce também conta com uma cobertura de farofa. Para esse preparo, você vai precisar de manteiga, canela, farinha de trigo e açúcar.

3. Cuca de maçã com raspas de limão

As raspas de limão são o diferencial dessa versão de cuca. A massa também leva baunilha a gosto para ficar com um sabor especial. A camada de pedaços de maçã deve ser disposta na montagem entre a massa e a farofa. O resultado é um bolo pra lá de gostoso!

4. Cuca de maçã com fermento biológico

A massa dessa receita traz o fermento biológico para ajudar o doce a crescer mais. As raspas de laranja dão um toque saboroso. Outro diferencial da farofa é o uso da castanha-do-pará, que dá ainda mais originalidade ao bolo.

5. Cuca de maçã com essência de baunilha

A essência de baunilha é usada nessa receita para deixar a massa com um gostinho marcante. O preparo fica bem docinho pois também leva leite condensado. A farofa que acompanha o bolo deve ser feita com óleo, farinha de trigo, canela e açúcar.

6. Cuca de maçã com farofa crocante

A massa dessa versão deve ser preparada na batedeira e misturada até ficar com uma consistência homogênea. A cobertura é feita com uma farofa de maçã picada, açúcar, farinha de trigo, manteiga e canela em pó. O doce conta com uma combinação de texturas que vai te deixar salivando!

7. Cuca de maçã recheado com doce de maçã

O doce de maçã dessa receita deve ficar em ponto de fio e leva a fruta picada, suco de limão e açúcar. O preparo ainda conta com uma farofa deliciosa, bem fácil de fazer. A textura da massa é quando ela estiver bem elástica.

8. Cuca de maçã com creme de leite

Aqui, a cuca aparece em uma versão de textura molhadinha. Para o creme ficar com a textura cremosa você vai usar creme de leite. A maçã também é combinada com cravo e canela para aromatizar. O doce fica com um gostinho surpreendente!

9. Cuca cremosa de maçã

Essa é a opção ideal para quem prefere doces mais cremosos. Além da maçã, o recheio incrível dessa cuca leva uma combinação de leite condensado, extrato de baunilha, leite, gemas, creme de leite e amido de milho. A fruta também pode ser usada para decorar o preparo.

10. Cuca de maçã vegana

O amido de milho é o ingrediente que dá o toque especial para a camada de maçã dessa receita. Além disso, o preparo pode ser feito com os açúcares demerara, mascavo ou de coco. A versão só leva ingredientes de origem vegetal, como azeite e farinha de aveia.

A cuca é um doce gostoso e que vai deixar seus convidados pedindo mais. A consistência do bolo é inconfundível e esse preparo precisa entrar para seu cardápio culinário, pois com certeza uma versão irá te agradar. Aproveite e veja também receitas de cuca cremosa e cuca de farofa!

PARA VOCÊ