10 receitas de cueca virada para um aperitivo mega italiano

Cueca virada, crostoli, grostoli, orelha de gato, cavaquinho ou gravatinha. São diversos os nomes que você vai encontrar ao procurar receitas desse prato tipicamente italiano.

Publicidade

Com tantos nomes assim, até parece que é um prato complicado, difícil de ser feito, mas é pura enganação. A cueca virada é um simples petisco, aperitivo, frito e temperado com açúcar a canela em pó. É quase um tradicional bolinho de chuva bem brasileiro, só que com características da cozinha italiana.

Veja abaixo algumas receitas deliciosas de cueca virada para você preparar como aperitivo em um lanche da tarde ou café da manhã com a família.

1. Cueca virada com leite

Se você nunca ouviu falar desse aperitivo, é hora de aprender a fazê-lo e surpreender toda a família e também os amigos com essa novidade deliciosa. Apesar do nome não ser tão sugestivo, o petisco é muito gostoso, crocante e suculento ao mesmo tempo, ainda mais esse que é feito com leite para deixar tudo ainda melhor.

Publicidade

2. Cueca virada com sal marinho

Essa receita vai te ensinar a preparar esse delicioso prato italiano de uma maneira diferente do visto tradicionalmente. Para evitar o sabor adocicado demais e dar um toque diferente ao aperitivo, você vai usar um pouquinho de sal marinho que vai trazer um toque essencial para que o paladar dessa comida fique perfeito.

3. Cueca virada com erva doce

Publicidade

Uma das boas e reais possibilidades de você incrementar a sua receita de crostoli é usar ervas que vão gerar uma mistura de sabores ao entrar em contato com a sua boca e a dos seus convidados. Essa receita vai te ensinar a fazer passo a passo esse prato italiano sensacional, com um sabor fora do comum de tão bom.

4. Cueca virada com bicarbonato de sódio

Algumas receitas como esta que você está aprendendo aqui deste delicioso prato italiano são recheadas de detalhes e truques para deixar a comida mais apetitosa, suculenta, crocante e saborosa. A dica dada na receita é que você use o bicarbonato de sódio na hora de preparar a massa do aperitivo para que ela fique no ponto perfeito.

5. Cuecas viradas de Lyon

Uma receita bem diferente e extremamente saborosa desse aperitivo adocicado italiano para você aprender a preparar em casa e surpreender a todos com os seus dotes culinários. Esse prato vai com diversas novidades que você não viu nas outras receitas. Ele usa limão siciliano, por exemplo, que traz um toque ácido especial ao prato.

6. Cueca virada tradicional

Agora sim é hora de você aprender a receita bem tradicional que veio lá da Itália e tomou conta do Brasil e outros lugares do mundo. Como é o prato realmente típico, o bom é saber quais são todos os ingredientes do produto. Você vai usar farinha de trigo, açúcar, manteiga, ovos, fermento em pó, leite, canela em pó e óleo de soja para fritar.

7. Cueca virada com cachaça

Publicidade

Uma receita muito gostosa e que prova a capacidade do brasileiro de improvisar e mudar qualquer tipo de receita, mesmo que ela seja um clássico de uma das cozinhas mais celebradas de todo o mundo. Além dos ingredientes tradicionais do prato, você vai adicionar um pouco de cachaça que vai dar um toque sensacional ao aperitivo

8. Cueca virada sequinha

O bom de assistir a esse vídeo é que você vai aprender um detalhe muito importante para esse e outros diversos pratos que for fazer durante a sua vida. Ele vai te ensinar como deixar a fritura sequinha, sem óleo, crocante, perfeita para ser consumida. Por isso, preste bastante atenção que é uma dica que vale para sempre.

9. Cueca virada crocante

Por ser uma receita de massa, normalmente a textura fica mais para o fofinho do que para o crocante. Porém, como também é um aperitivo doce que traz uma explosão de sabores à boca, o ideal é que tenha sim uma crocância para melhorar ainda mais o paladar do prato. Por isso, veja nesse vídeo como deixar a sua cueca virada crocante.

10. Cueca virada fofinha

Publicidade

Se existe a possibilidade de deixar o aperitivo crocante, é claro que você também tem a oportunidade de fazê-lo para ficar 100% fofinho, delicioso, suculento e maravilhoso. É isso que essa deliciosa receita vai te ensinar a fazer. Muito simples de ser preparada, basta que você preste bastante atenção nas dicas oferecidas.

A cueca virada é um prato italiano super tradicional que fica muito bom se servido como aperitivo em um lanche da tarde ou café da manhã. Existe também um outro prato típico italiano, mas que fica sensacional em um almoço ou jantar especial. É o fettuccine e você aprende a fazê-lo clicando aqui.