13 receitas de curau para provar todas as versões desse prato

O curau é um prato geralmente feito com milho, leite e açúcar. É um preparo típico da culinária brasileira e conta com sabor e textura muito agradáveis. A iguaria também pode ser composta por ingredientes variados, como a abóbora.

Publicidade

As especiarias, como por exemplo a canela, dão um toque especial para o curau, que também pode ser preparado com leite de coco. O prato vai te deixar com água na boca e pedindo mais. Confira uma seleção de receitas de curau que precisam fazer parte do seu menu:

1. Curau de milho simples

Essa opção básica de curau vai te encantar. O preparo consiste em debulhar o milho, batê-lo com leite no liquidificador, passar a mistura pela peneira e cozinhar com açúcar. O prato fica pronto depois que esfriar. Ao servir é preciso polvilhar canela em pó. A dica é levar o curau para a geladeira para ficar durinho mais rapidamente.

2. Curau de milho sem lactose

Publicidade

O curau dessa receita é feito sem usar nenhum derivado de leite. Os grãos de milho são batidos no liquidificador com água e a combinação é levada para cozinhar com açúcar demerara e sal. A sugestão é adicionar amido de milho à mistura se desejar uma textura mais consistente.

3. Curau de milho com leite de coco

O preparo dessa versão de curau é feito com ingredientes deliciosos. O prato é composto por grãos de milho, leite de coco, açúcar e leite. O creme de milho é realizado no liquidificador e, então, é levado para a panela. A finalização fica por conta da canela moída e o resultado é surpreendente!

Publicidade

4. Curau de milho com canela em pau

Essa é uma receita simples de curau de milho. O preparo utiliza leite, grãos de milho verde fresco, açúcar e canela em pau para compor o prato. Depois de fazer o creme de milho no liquidificador, a mistura deve cozinhar por cerca de meia hora. É um curau gostoso e a canela em pó usada para decorar dá um toque especial ao doce!

5. Curau de milho com leite condensado

O diferencial dessa versão de curau se dá pelo uso da manteiga e do leite condensado. O preparo ainda leva ingredientes como grãos de milho, leite e sal. O cozimento é feito em uma panela até a combinação ficar com uma textura consistente. A canela em pó é polvilhada para finalizar.

6. Curau de milho de micro-ondas

Essa receita traz um curau de milho fácil de fazer e delicioso. O milho utilizado é o de latinha, que é drenado e combinado no liquidificador com leite e açúcar. Então, a mistura é levada para o micro-ondas por cerca de dez minutos. A canela em pó é adicionada por último. É uma opção prática e que vai fazer sucesso na sua cozinha!

7. Curau de milho com açúcar demerara

Publicidade

Aqui o curau é feito com três espigas de milho debulhadas, leite de coco, açúcar demerara e sal. Para preparar é preciso bater os grãos de milho com o leite no liquidificador, coar a mistura e levar para a panela com os demais ingredientes. A sugestão é servir o doce gelado e com canela em pó.

8. Curau de milho enlatado com amido

O preparo desse curau é feito com milho enlatado, açúcar, amido de milho e leite. Os grãos são batidos com o leite no liquidificador e a mistura é coada. Deve-se, então, levar a combinação para a panela e mexer até engrossar. O prato deve ser servido gelado e a dica é polvilhar canela em pó. É uma opção simples e muito saborosa!

9. Curau de milho com colágeno

iStock

Essa receita de curau de milho leva grãos de milho, leite de coco, adoçante culinário, colágeno neutro e colágeno hidrolisado. Para preparar é preciso bater o milho com o leite no liquidificador, coar a mistura, levar para cozinhar e depois acrescentar o colágeno. A canela em pó é polvilhada para finalizar. O resultado é um doce nutritivo e apetitoso!

10. Curau de milho vegano

Essa é uma versão vegana de curau de milho. O prato é composto por grãos de quatro espigas de milho, leite de amendoim, açúcar demerara e sal. O milho e o leite são batidos no liquidificador. A mistura é peneirada e cozida com os demais ingredientes. A consistência depende do tempo de cozimento, quanto maior, mais firme fica o doce. A finalização é feita com canela e o preparo também pode ser realizado com leite de amêndoas.

11. Curau de milho com creme de leite

Publicidade

O curau dessa receita é feito com grãos de milho, leite, açúcar e creme de leite. O processamento do milho é realizado com no liquidificador com o leite. O cozimento acontece em uma panela e o creme de leite é o último ingrediente acrescentado. A canela em pó é utilizada para finalizar.

12. Curau de abóbora

Essa receita traz um curau feito com abóbora, leite de coco, açúcar e leite. O vegetal deve ser assado e sua polpa levada para o liquidificador com os outros ingredientes. A mistura é cozida em uma panela até engrossar. É uma boa pedida para quem quer inovar no preparo de curau e vai te deixar com água na boca!

13. Curau de tapioca

O preparo desse curau leva os seguintes ingredientes: milho em conserva, leite, tapioca granulada, leite condensado e leite de coco. O milho e o leite são batidos no liquidificador e a combinação é cozida com os outros itens. A tapioca é adicionada quando o preparo estiver quase pronto e a finalização fica por conta da canela em pó!

Essas receitas mostram como o curau é um prato versátil e saboroso. É um doce que pode ser feito de maneiras variadas e com ingredientes irresistíveis. O resultado vai te dar água na boca e precisa fazer parte do seu cardápio culinário. Confira também receitas de broa de milho e bolinho de chuva!