45 receitas de cuscuz marroquino que vão acrescentar mais sabor ao seu menu

Escrito por                          

A receita de cuscuz marroquino teve origem há muito tempo, na África, e seu ingrediente base é a sêmola de trigo, que conta com inúmeros benefícios para a saúde por ser um ingrediente nutritivo e rico em minerais.

A receita tradicional consiste em hidratar os grãos, temperar e acrescentar os ingredientes que vão compor o cuscuz, que combina muito bem sabor e textura marcantes. No Brasil, o prato conta com ingredientes variados em sua composição e versões distintas nas diferentes regiões do país.

O preparo do cuscuz também é prático e versátil, facilitando o seu consumo no dia a dia. Então, confira uma seleção de receitas de cuscuz marroquino que vão te deixar com água na boca:

Receitas simples de cuscuz marroquino

Foto: Reprodução / GORDELÍCIAS

1. Cuscuz marroquino fácil: essa receita traz uma versão simples e prática do cuscuz marroquino que é feita com a massa de semolina, água e manteiga. O preparo consiste em misturar a manteiga com a massa e colocar água quente com sal para hidratar os grãos, deixando-os absorvê-la por completo. É uma opção para quando se quer comer algo nutritivo na correria do dia dia, pois é um prato gostoso e rápido!

2. Cuscuz marroquino com ervilha: essa é uma receita fácil que tem como ingredientes principais o cuscuz marroquino e a ervilha. Aqui, o cuscuz é hidratado com água, temperado com azeite, sal e combinado com a ervilha aferventada. É uma versão que funciona bem como salada para uma almoço rápido, prático e que vai te surpreender pelo sabor delicioso!

3. Panquecas de cuscuz marroquino: essa versão traz o cuscuz preparado de uma maneira diferente e gostosa. A sêmola para cuscuz é hidratada com água e com caldo de legumes, depois combinada com molho de tomate caseiro. A massa que resulta do preparo vai para a frigideira com azeite e vira uma panqueca crocante e de sabor marcante. É uma forma alternativa do preparo de cuscuz marroquino que vai fazer sucesso na sua cozinha!

4. Cuscuz marroquino com cenoura e castanha de caju: esse cuscuz marroquino conta com um preparo prático e que vai te salvar nos dias corridos. A receita leva, além do cuscuz hidratado, azeite, castanha de caju, cenoura ralada e salsinha picada, uma combinação de sabor e crocância inconfundíveis. O resultado é um prato leve, de textura agradável e que precisa entrar para o seu cardápio culinário!

5. Cuscuz marroquino com banana e castanhas: essa receita de cuscuz marroquino tem como ingredientes principais a sêmola, banana prata e castanha do Brasil. O preparo é feito hidratando a sêmola e combinando-a com os outros ingredientes, temperando com salsinha picada, sal e pimenta. O prato fica saudável, gostoso e nutritivo, uma boa pedida para dias que precisam de uma refeição mais leve!

6. Cuscuz marroquino caprese: aqui, o cuscuz marroquino é hidratado e combinado com manjericão, tomate e mussarela de búfala. O resultado do preparo é um gostinho delicioso que lembra a culinária italiana e a dica é finalizar o prato com um fio de azeite. É uma ótima opção para comer no trabalho ou na faculdade, pois esse cuscuz pode ser consumido em temperatura ambiente ou até mesmo gelado!

7. Cuscuz marroquino com abobrinha: esse cuscuz marroquino é preparado com abobrinha, cenoura e alho-poró. A combinação dos ingredientes com o azeite, o sal e a pimenta-do-reino gera um sabor gostoso e uma textura muito agradável. O prato funciona bem como acompanhamento para um almoço com a família e a sugestão é acrescentar outros legumes a gosto!

8. Cuscuz marroquino com vagem e amêndoas: essa opção de cuscuz marroquino conta com a crocância das amêndoas picadas e com o sabor marcante da vagem e do tomate seco. O preparo consiste em hidratar o cuscuz com água e manteiga, acrescentando depois os demais ingredientes. O tempero fica por conta de azeite, alho picado, sal e pimenta. É uma versão que funciona bem como salada para o dia a dia e vai, com certeza, te deixar salivando!

9. Cuscuz marroquino com legumes: essa receita traz o cuscuz marroquino hidratado com água e azeite. Os outros ingredientes que compõem o preparo são cenoura cortada em palitinhos, cebola roxa, salsão e gergelim preto. O tempero é feito com suco de limão, sal e pimenta. Esse cuscuz é bem versátil, tem um sabor bem equilibrado e é uma boa pedida para os dias quentes, já que a dica é servir o prato gelado!

10. Cuscuz marroquino com amaranto: essa receita é uma opção para quem é vegano e seu diferencial é a combinação do cuscuz marroquino com o amaranto, um grão saudável e nutritivo. Os grãos são combinados, hidratados e misturados com cebola, pimenta, alho poró, pimentão vermelho e sal. O resultado do preparo é um prato delicioso e que também conta com benefícios antioxidantes.

Receitas de cuscuz marroquino com frutas secas

Foto: Reprodução / COZINHA DAL BÓ

11. Cuscuz marroquino com amêndoas, passas e cebola caramelizada: os ingredientes que acompanham o cuscuz marroquino nessa receita são uvas passas, amêndoas e cebola. O preparo consiste em hidratar o cuscuz e as passas, torrar as amêndoas e fritar a cebola no azeite até que ela fique com aparência de caramelizada, depois disso combinar tudo em uma tigela. O prato fica com uma verdadeira explosão de sabores e a textura tem um toque crocante por causa das amêndoas.

12. Cuscuz marroquino com damasco e passas: o cuscuz marroquino dessa receita conta com um gostinho delicioso e com um preparo especial. Aqui, o cuscuz é hidratado com água, sal e pimenta, que já temperam o prato. Os outros ingredientes que compõem a receita são os damascos azedos, cortados em tiras, uvas passas e cebola, que são cozidos na frigideira com vinho branco e misturados com o cuscuz. É a versão ideal para uma ocasião especial, pois vai surpreender seus convidados!

13. Cebola recheada com cuscuz marroquino de amêndoas e damasco: essa opção de cuscuz marroquino é feita com cebola, damascos secos e amêndoas torradas. O tempero, que dá um sabor especial ao prato, é feito com salsinha, cebolinha, sal, pimenta, azeite e tomilho. O preparo consiste em cozinhar as cebolas, hidratar o cuscuz, juntá-lo aos outros ingredientes e, por último, levar as cebolas com o recheio feito ao forno. É uma opção que ajuda a diversificar no preparo do cuscuz marroquino, além de ser deliciosa!

14. Cuscuz marroquino com frutas secas e nozes: as frutas secas utilizadas no preparo desse cuscuz marroquino são figos, damascos, tâmaras e passas. A combinação funciona bem e, depois de hidratado na água com estames de açafrão, o cuscuz é misturado com as frutas e as nozes. O tempero do prato leva vinagre balsâmico, azeite, sal, pimenta e a finalização é feita com coentro picado.

15. Cuscuz marroquino com frutas secas e castanha de caju caramelizadas: essa receita de cuscuz marroquino leva uvas passas, cranberries secas e castanhas de caju em seu preparo. As castanhas são levadas no fogo com açúcar e água até ficarem caramelizadas e depois são combinadas com o cuscuz hidratado com água, azeite, cebolas e as frutas secas. A dica é finalizar com salsinha picada!

16. Cuscuz marroquino rápido com amêndoas: essa é uma receita rápida de cuscuz marroquino, na qual ele é hidratado com caldo de galinha. Para compor o prato, você vai usar cebolas refogadas no azeite, damascos picados e amêndoas. A combinação é regada com suco de limão e a finalização conta com folhas de hortelã, que dão um ar de frescor ao prato.

17. Cuscuz marroquino com crocante de copa: o diferencial dessa receita de cuscuz marroquino fica por conta da combinação do crocante de copa com os grãos, damascos secos, uvas passas e castanhas-do-pará. A textura é um ponto alto do preparo e o tempero é feito com azeite, suco de limão, raspas de limão, sal e cominho. A finalização leva ervas picadas e essa é uma boa opção para servir de salada no almoço com a família.

18. Cuscuz marroquino com pimentão e passas: essa receita de cuscuz marroquino é feita somente com ingredientes crus, o que facilita na correria do cotidiano. O preparo é bem prático e só é preciso hidratar o cuscuz, adicionando tomates cereja, pimentão verde picado, cebola roxa picada, uvas passas e castanhas de caju. O azeite, o sal e a pimenta do reino funcionam como tempero do prato, que é servido com folhas de alface.

19. Cuscuz marroquino com rabanetes: essa receita vegana de cuscuz marroquino traz rabanetes, milho, uvas passas e azeitonas verdes picadas como acompanhamento para os grãos. Os rabanetes são picados de maneira bem fina, o cuscuz marroquino é hidratado e, depois, os ingredientes são todos misturados. O tempero leva curry, cheiro verde e pimenta-do-reino e a finalização é feita regando azeite no prato.

Receitas de cuscuz marroquino com frango

Foto: Reprodução / COZINHA TRAVESSA

20. Cuscuz marroquino com cubos de frango, quiabo e açafrão: essa é uma receita bem completa de cuscuz marroquino que leva quiabo com minitomates e frango em cubos temperado com açafrão. A carne, o quiabo e os tomates são preparados com azeite e misturados com o cuscuz hidratado. A dica é servir com cebolinha fresca picadinha, que dá um toque especial ao prato!

21. Cuscuz marroquino de frango, castanhas e uvas passas: esse cuscuz marroquino é hidratado com caldo de legumes e a manteiga é utilizada para deixar os grãos soltinhos. O frango utilizado no preparo é cortado em cubos e temperado com páprica, sálvia, sal e suco de limão. O cuscuz e o frango são combinados com cebola, castanhas-do-pará e uvas passas. Essa é a opção ideal para ajudar a compor uma refeição nutritiva, já que o cuscuz funciona como um acompanhamento gostoso e saudável.

22. Cuscuz marroquino com frango desfiado: essa receita de cuscuz marroquino leva frango desfiado temperado com limão, alho, sal, pimenta cominho e cúrcuma. O cuscuz é hidratado com caldo de galinha e misturado com o frango desfiado e um refogado de pimentão, azeite, alho e tomate. A finalização fica por conta das folhas de louro, que deixam o prato com uma cara ótima, além do sabor marcante!

23. Cuscuz marroquino de frango com legumes: aqui, o cuscuz marroquino é combinado com pimentão, frango e abobrinha. Os ingredientes são todos refogados juntos em uma frigideira com água e o tempero conta com sal e pimenta-do-reino. É uma opção versátil e que funciona como ótimo acompanhamento para uma refeição completa, já que é nutritiva e saudável!

24. Cuscuz marroquino com frango oriental: essa receita de cuscuz marroquino conta com um frango com tempero oriental como acompanhamento. As sobrecoxas de frango são temperadas com missô, vinagre branco, shoyu e óleo de gergelim e o cuscuz é preparado com caldo de legumes, molho utilizado no frango, cebolinha, pepino e cenoura. O prato é uma opção perfeita para o almoço, já que conta com os grãos do cuscuz e a proteína do frango!

25. Cuscuz marroquino com frango, passas e pistache: esse é um cuscuz marroquino cítrico, já que conta com o sabor marcante dos sucos de limão siciliano e laranja usados para hidratá-lo. O caldo de galinha dá um gostinho especial ao preparo, que também leva um refogado de frango, passas e pistache temperado com molho inglês. Para servir, a dica é polvilhar as raspas do limão siciliano e o resultado é um prato que vai te deixar com água na boca!

26. Cuscuz marroquino de frango e milho: essa receita de cuscuz marroquino conta com o frango e o milho grelhados como ingredientes base. O preparo do milho é feito na frigideira com cubos de frango e o cuscuz é hidratado com água e azeite. Depois de refogados, os ingredientes são todos misturados e o queijo parmesão entra para deixar um gostinho especial. Aqui, a dica é finalizar com folhas de salsinha fresca e servir com azeite!

27. Cuscuz marroquino com frango e rúcula: essa receita é uma salada de cuscuz marroquino que leva rúcula, peito de frango, tomate e pimentão, além da sêmola de trigo hidratada. O molho que tempera e acompanha o prato é delicioso e feito com iogurte, suco de limão, sal, pimenta do reino e azeite. Para finalizar, adicione folhas de hortelã, que deixam o prato com um sabor fresquinho, perfeito para os dias de calor!

Receitas de cuscuz marroquino com peixes e frutos do mar

Foto: Reprodução / COZINHA TRAVESSA

28. Cuscuz marroquino com atum e abobrinha: esse cuscuz marroquino é hidratado com caldo de legumes e tem como acompanhamentos abobrinha e atum. A abobrinha é refogada com azeite e cebola e depois misturada com o cuscuz e o atum. É um preparo prático, rápido e que resulta em um prato de sabor marcante, uma boa pedida para um jantar no final de um dia agitado!

29. Cuscuz marroquino com camarão e abobrinha: essa versão de cuscuz marroquino conta com o sabor de mar do camarão e a textura agradável da abobrinha ralada. O cuscuz é hidratado com um caldo de legumes que leva curry e os camarões são refogados com um tempero feito à base de suco de limão siciliano, sal e alho. Os ingredientes são todos combinados e a sugestão é servir o prato enquanto ainda está quentinho.

30. Cuscuz marroquino com salmão defumado: aqui, o cuscuz marroquino vem acompanhado por salmão defumado, pimentão e tomates cereja. O preparo da sêmola de trigo é feito com água e tempero oriental, o pimentão é refogado no azeite com os tomates e o salmão defumado é cortado em fatias. Depois de prontos, os ingredientes são misturados e o tempero do prato fica por conta do coentro e do sal. É uma opção mais elaborada de cuscuz marroquino que pode funcionar bem para um jantar a dois.

31. Cuscuz marroquino com lentilhas e bacalhau: essa receita traz o sabor especial do bacalhau para o cuscuz marroquino. Os grãos do cuscuz são hidratados com uma mistura de água, azeite, coentro, sal e pimenta-do-reino. O refogado, que é acrescentado ao preparo, leva pimentão, lentilha, alho e gengibre, além do bacalhau. A finalização é feita com salsinha e essa é uma boa pedida para um jantar especial, pois causa uma verdadeira explosão de sabores!

32. Cuscuz marroquino com salmão defumado e damasco: essa receita de cuscuz marroquino traz damascos secos e salmão defumado como acompanhamentos para a sêmola de trigo. Os grãos são hidratados, temperados com azeite, sal e pimenta do reino, e depois combinados com o salmão defumado cortado em tiras e os damascos secos picados. Para finalizar o prato, algumas folhas de manjericão são adicionadas, deixando um gostinho delicioso!

33. Cuscuz marroquino com pesto e camarão: o cuscuz marroquino dessa receita é hidratado com água e sal e conta com camarão, pimentão, passas, brócolis, cenoura e abobrinha. Os legumes são refogados com azeite e pimenta branca e o camarão, com manteiga e alho. Depois de prontos, os ingredientes vão para o prato e são regados com molho pesto, que harmoniza bem com todos os sabores. É uma opção deliciosa e que vai te surpreender!

34. Cuscuz marroquino com camarão e aspargos: esse cuscuz marroquino é preparado com chã de hortelã, que dá um sabor todo especial aos grãos. Os acompanhamentos do cuscuz são camarões refogados com azeite e gengibre, grão de bico cozido, tomate cereja, pimentão e os deliciosos aspargos. Os ingredientes são combinados e o tempero é feito com sal, pimenta moída e manteiga. Para acompanhar, a sugestão é servir com um vinagrete de mostarda Dijon com vinagre balsâmico e um bom vinho!

35. Cuscuz marroquino com beterraba, ervilha e frutos do mar: o aspecto colorido desse cuscuz com certeza é um de seus pontos altos. Aqui, o cuscuz marroquino é acompanhado por lula, polvo, beterraba, agrião e ervilhas frescas. O tempero leva suco de limão, hondashi e sal. Essa é uma opção diferente, que alia sabores e texturas agradáveis e vão deixar qualquer um salivando!

36. Cuscuz marroquino com kani: esse cuscuz marroquino conta com a crocância da castanha-do-pará e os sabores inconfundíveis do kani, da ervilha e do milho. O preparo consiste em hidratar o cuscuz e acrescentar os outros ingredientes, temperando com sal e azeite. É uma opção prática e que pode muito bem ser servida como uma opção leve para o dia a dia!

Receitas variadas de cuscuz marroquino

Foto: Reprodução / COZINHA TRAVESSA

37. Cuscuz marroquino com cogumelos: essa receita de cuscuz marroquino conta com cogumelos paris, reduzidos no vinagre balsâmico. O cuscuz é feito com água e azeite, enquanto os cogumelos vão para a frigideira com manteiga e com aceto. Para finalizar, acrescente queijo meia cura e salsinha fresca picadinha. É uma receita interessante para inovar e que vai fazer sucesso com a sua família!

38. Salada de cuscuz marroquino com hortelã: aqui, o cuscuz marroquino é preparado com água e sal e acompanhado por pimentões, folhas de hortelãs frescas, tomates cereja e salsão. O tempero do prato é feito com caldo de limão, azeite, sal e pimenta-do-reino. É uma salada prática, leve, sabor agradável e funciona muito bem para servir no verão!

39. Cuscuz marroquino com maçã verde: o diferencial desse cuscuz marroquino é que seus grãos são hidratados com caldo de molho barbecue, dando um sabor agridoce delicioso ao preparo. Os ingredientes que são acrescentados ao cuscuz são maçã verde e cebola picada. O prato é temperado com azeite, sal, pimenta-do-reino e a sugestão é servir enquanto quente ou em temperatura ambiente.

40. Cuscuz marroquino com ratatouille: essa receita combina o cuscuz marroquino com o famoso prato da culinária francesa, ratatouille. O preparo é prático e conta com abobrinha, berinjela e pimentão, temperados com molho inglês, azeite, shoyu e ervas. O cuscuz é hidratado com caldo de galinha e depois misturado com os vegetais. A dica para finalização é adicionar amêndoas tostadas, que dão crocância à textura do cuscuz.

41. Cuscuz marroquino com presunto: o cuscuz marroquino dessa receita é combinado com presunto, tâmaras, cenoura, pimentão vermelho e nozes. Para o tempero, que dá o sabor marcante do prato, são utilizados ingredientes como azeite, cebolinha verde, suco de limão, coentro e sal. O preparo é feito hidratando o cuscuz e misturando-o com todos os outros ingredientes. Essa é uma boa versão do prato para servir como salada no jantar com os amigos!

42. Cuscuz marroquino com linguiça portuguesa: o cuscuz marroquino dessa receita é preparado com um tempero à base de curry e caldo de vegetais. Os ingredientes que fazem parte do refogado que acompanha os grãos são cebola, linguiça portuguesa picante, ervilhas e tomate italiano. Na finalização, pode-se utilizar cebolinha picada, que dá um sabor marcante ao prato.

43. Cuscuz marroquino com palmito, tomate e ovos: os ingredientes que são acresentados ao cuscuz marroquino nessa receita são a cenoura, os ovos cozidos, o tomate, as azeitonas e o palmito. É uma versão bem completa do prato, temperada com azeite, pimenta e sal e conta com o sabor e textura do queijo ralado. Esse cuscuz funciona bem como acompanhamento de carnes!

44. Cuscuz marroquino com brócolis: essa receita versátil e prática de cuscuz marroquino leva brócolis, abobrinha italiana, tomates, grão de bico cozido e cebola. O tempero conta com o sabor marcante dos molhos inglês e shoyu, além do toque especial do curry e da salsa fresca picada. O preparo consiste em hidratar o cuscuz e assar os legumes, combinando todos os ingredientes depois. É uma opção que pode ser servida como refeição completa, já que é bem nutritiva e saudável!

45. Cuscuz marroquino com amêndoas e limão: aqui, o cuscuz marroquino é preparado com caldo de legumes, cebola, alho, flor de sal, açafrão e suco de limão. Depois de hidratar o cuscuz com esses ingredientes, só é preciso adicionar amêndoas ao prato e servir com azeite e folhas de manjericão. O prato fica com um gostinho delicioso e é ideal para servir com saladas ou frango!

Depois de ver todas essas receitas, fica difícil de resistir ao gostinho inconfundível e à textura surpreendente do cuscuz marroquino. O preparo desse prato é prático e ele pode ser acompanhado por uma variedade muito grande de ingredientes, sempre aliando sabor com alimentação saudável. Experimente!

PARA VOCÊ