7 receitas de doce de abacaxi para aproveitar o melhor da fruta

O abacaxi é uma fruta perfumada e muito saborosa amplamente utilizada na preparação de sobremesas. Uma maneira de aproveitá-lo é fazendo doce de abacaxi, que pode ser comido de colher, usado para passar no pão e até mesmo para rechear bolos de aniversário.

No Brasil, é muito fácil encontrarmos o abacaxi em todas as épocas do ano. Por isso, nada melhor do que aproveitar essa fruta para fazer muitas sobremesas! Confira as melhores receitas para fazer um doce irresistível.

1. Doce de abacaxi gostoso

Nesta receita, você vai descascar o abacaxi e cortá-lo em cubinhos. Coloque-o em uma panela em fogo médio, acrescentando água e açúcar cristal. Assim que começar a borbulhar, você deve abaixar o fogo e deixar essa mistura no fogão por mais 45 minutos. Depois, é só colocar em taças, levar à geladeira e servir como sobremesa.

2. Doce de abacaxi caseiro

Este doce de abacaxi é absurdamente fácil de fazer. Você precisa apenas de abacaxi descascado e cortado em cubinhos, açúcar cristal e suco de limão, só isso! Leve tudo ao fogo baixo, mexendo de vez em quando. Depois de pronto, pegue metade desse doce e bata no liquidificador. Misture com o restante para seu doce ficar ainda mais cremoso.

3. Doce de abacaxi rápido

Este doce é perfeito para ser servido como sobremesa gelada ou usado como recheio de bolo. Corte o abacaxi em cubinhos e leve a fruta com açúcar ao forno. Adicione cravo para o sabor ficar ainda mais gostoso. Coloque uma pitadinha de sal. Cozinhe até o ponto de cremosidade desejado.

4. Doce de abacaxi em calda na panela de pressão

Em vez de comprar doces de abacaxi em calda, você mesma pode fazê-lo em casa! São necessários apenas três ingredientes: abacaxi cortado em rodelas, açúcar refinado e chá de capim cidreira. Leve tudo ao fogo na panela de pressão elétrica por 15 minutos após pegar pressão. Reserve em potes de conserva para saborear sempre que quiser.

5. Doce de abacaxi em barrinha

A palha italiana é um doce bem tradicional e você pode inovar no preparo usando abacaxi! Primeiro, caramelize o abacaxi picado com açúcar por 8 minutos em fogo médio. Depois, adicione leite condensado e manteiga, misturando até ponto de brigadeiro de enrolar. Desligue o fogo e acrescente biscoito maizena picado. Transfira a massa para uma travessa com papel manteiga, esticando bem, e leve à geladeira por 2 horas. Corte em cubinhos e sirva.

6. Doce de abacaxi e banana

Uma receita fácil de fazer e deliciosa de comer! Leve à panela de pressão o abacaxi picado, açúcar e água. Após pegar pressão, o doce deve ficar 20 minutos no fogo. Desligue e deixe esfriar de um dia para o outro, só então você pode abrir a panela. Em um tacho, acrescente as bananas amassadas, o doce do abacaxi e açúcar, cozinhando em fogo baixo por 30 minutos. Após esse tempo, aumente o fogo, mexendo sempre, por mais 20 minutos ou até chegar na consistência desejada.

7. Doce de abacaxi para festas

Que tal inovar na preparação dos docinhos de festa? Você vai usar somente três ingredientes que são abacaxi descascado e triturado no liquidificador, açúcar e coco ralado. Leve o abacaxi para panela com açúcar e coco ralado, misturando bem em fogo baixo por 20 minutos. Após ganhar consistência, mexa sem parar até ponto de brigadeiro. Enrole o doce em formato de abacaxi em miniatura, decorando com forminhas verdes dobradas, que simulam a coroa do abacaxi.

Com essas receitas, você vai conseguir fazer um doce de abacaxi caseiro saboroso para se deliciar. Se você adora abacaxi, confira as melhores receitas de bolo gelado de abacaxi para deixar os seus dias mais doces.

PARA VOCÊ