68 receitas doces de banana para degustar a fruta de diferentes maneiras

Escrito por                          

Não é à toa que a expressão “a preço de banana” é tão sedutora. A fruta é muito acessível, podendo ser encontrada em todas as regiões do Brasil, e sempre sob valores baixos. Talvez seja por isso que esse é um ingrediente muito presente nos lares brasileiros.

Continua após o anúncio

Como se a fruta pura já não fosse muito gostosa, ela ainda abre um leque gigante para receitas simples, pratos elaborados, sobremesas incríveis e até bebidas! Com certeza todo mundo conhece pelo menos uma receita que use banana ou já incrementou o arroz com feijão com a versão frita da iguaria.

Comprovando essa versatilidade, também é possível reaproveitar as cascas da banana, evitando qualquer desperdício na cozinha. Para variar o cardápio e valorizar ainda mais as bananas, aprenda e inspire-se com 68 receitas doces que levam banana como protagonista ou coadjuvante de pratos deliciosos!

Doce de banana tipo caseiro

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emília

1. Doce de banana simples: os doces de frutas simples são muito relacionados à uma gastronomia mais tradicional, “de raiz”. Antigamente, não havia desculpa: toda fruta virava doce, assim se aproveitava mais (e melhor) do alimento. Quando as bananas estão passando do ponto, colocá-las na panela para transformá-las em doce caseiro é uma solução inteligente e deliciosa!

2. Doce de casca de banana com coco: esta receita é perfeita para quem não gosta de desperdício na cozinha! As cascas de 12 bananas devem ser bem lavadas e levadas à panela e, quando bem cozidas, as cascas passam pelo liquidificador para retornarem à panela juntamente aos demais ingredientes: óleo, açúcar e coco ralado.

3. Doce de banana com chocolate: para dar um toque especial aos seu doce de banana, uma sugestão é adicionar achocolatado ou chocolate em pó. Dependendo do tipo de chocolate escolhido por você, é importante ter cuidado com a quantidade de açúcar para que não fique muito doce. O preparo é normal: basta colocar todos os ingredientes na panela e, em fogo baixo, mexer e incorporar.

4. Doce de banana caseiro: esta receita é a base para qualquer doce de banana: junta-se a fruta e açúcar na panela até ferver. Depois da fervura, o fogo deve ser abaixado para que o doce forme a calda. Ah, aqui há uma dica: acrescente suco natural de limão para evitar a oxidação!

5. Banana abafada: Essa é uma receita daquelas que devem ser feitas e saboreadas na hora! Se você demorar para comer, ela perde suas principais características. A banana abafada é muito fácil e rápida de fazer, mas é preciso seguir a receita direitinho para conseguir chegar ao sabor e à textura do doce.

6. Doce de banana em calda de baunilha: para quebrar um pouco do sabor da banana, esta receita faz uso do açúcar baunilhado — um preparo de açúcar cristal com favas de baunilha. O resultado é um doce de banana muito delicado, envolto por uma calda de baunilha que é preparada antes de a banana ser adicionada à mistura.

Continua após o anúncio

7. Doce de banana sem açúcar: aqueles que optam por uma dieta com menor consumo de açúcar também podem se deliciar com o doce de banana. Nesta receita, a banana bem madura é levada ao fogo baixo em uma panela de pressão com um pouco de água, depois de 20 minutos, a fruta já estará bem macia, de modo que seja necessário apenas descartar o excesso de água e amassá-la!

8. Doce de banana caramelada: a banana prestes a ser perdida é a ideal para este doce. A primeira etapa deste preparo é a calda: duas xícaras de açúcar vão para panela até serem derretidas. Quando a calda ficar bem dourada é a hora de adicionar as rodelas de banana e um pouco de água; os ingredientes bem incorporados se tornam um doce espesso e com uma cor linda!

9. Chips de banana: para variar um pouco nos doces de banana, o chips é uma excelente opção, especialmente para um “belisco” ou um lanche rápido. No micro-ondas, as fatias finas de banana são desidratadas; depois, com três minutos de forno, a fruta fica crocante e pronta para ser consumida!

Bolos e tortas de banana

Foto: Reprodução / Sal de Flor

10. Torta de banana com doce de leite e chocolate: com uma base clássica de bolacha de Maizena triturada, é fácil de montar uma torta de banana deliciosa. Cozinhe uma lata de leite condensado para a primeira camada e complete a combinação com uma camada de bananas fatiadas e chocolate derretido!

11. Folhado de banana com doce de leite: para quem deseja impressionar com uma sobremesa bem elaborada, mas não pode se dedicar por muito tempo à cozinha, este folhado de banana é a solução! Nesta receita, utiliza-se massa pronta, comprada em mercados ou padarias; só é necessário abri-la com um rolo e recheá-la com rodelas de banana e uma camada generosa de doce de leite para levar ao forno por cerca de 30 minutos.

12. Bolinho de banana de micro-ondas: os amantes de bolo de banana certamente se apaixonarão por esta receita. Aqui, o bolo é feito com uma mistura de bananas amassadas, ovos, óleo e açúcar, chega-se ao ponto de massa acrescentando farinha de rosca aos poucos. Depois, é só levar o bolo ao micro-ondas por aproximadamente 10 minutos. Também é possível parti-lo para rechear com doce de banana, preparado no micro-ondas, e cobri-lo com uma ganache de doce de leite e cacau!

13. Torta de banana com doce de leite fácil: esta torta é um charme e, por não ter massa, seu preparo é muito fácil! Faz-se uma camada de bananas fatiadas, uma camada de doce de leite amolecido e — a parte mais trabalhosa — uma cobertura de chantilly. Quanto mais gelada for servida, mais gostosa e surpreendente ela fica.

14. Cuque de banana com doce de leite: um bolo firme, mas fofo, de massa aerada, com cobertura crocante e recheio cremoso! Esse cuque, ou cuca, como você preferir, aposta na combinação de banana com doce de leite, que fica entre a massa e a farofa. A fruta é colocada em pedaços sobre o bolo e o doce preenche os espaços vazios. A farofa é à base de farinha de trigo, açúcar e manteiga gelada, feita com as mãos.

15. Bolo de banana com doce de leite e flor de sal: poderia ser um bolo de banana simplinho, banana incorporada à massa e mesmo assim já estaria delicioso, não é? Mas se você deseja incrementar o seu bolo e transformá-lo em uma sobremesa sofisticada, esta receita é a aposta certa! A massa ganha toques especiais com baunilha e buttermilk e a cobertura de doce de leite tradicional é finalizada com flor de sal a gosto.

Continua após o anúncio

16. Banoffe Pie: sobremesa clássica, a banoffe pie parece sofisticada e realmente é capaz de causar uma boa impressão, mas, na verdade, é uma receita bastante prática. A base é feita de bolachas amanteigadas trituradas com manteiga e, depois de gelada, basta completá-la com uma camada de doce de leite, uma de bananas e chantilly. Para servi-la, deixe-a pelo menos por duas horas na geladeira!

17. Muffin de banana com doce de leite: esta receita é tão fácil que até as crianças podem fazê-la! As bananas são amassadas para serem incorporadas a uma massa simples, feita de farinha de trigo, leite e açúcar. O pulo do gato é distribuir a massa em forminhas pequenas aos poucos, colocar doce de leite e completar as formas com a mistura. O tempo de assamento é de cerca de 25 minutos.

18. Torta de banana com chocolate Suflair: esta torta é bem diferente e muito caprichada. Seu preparo é diferenciado, pois os ingredientes são misturados em camadas, na própria forma, começando pelas bananas, que são intercaladas com farinhas e ovos batidos. Depois de assada, assim que tiver saído do forno, adiciona-se o chocolate Suflair, que derrete rapidinho!

19. Bolo de banana com farofa doce: bolos cobertos com farofa sempre são uma supresa de textura e ricos em sabores. Além de tudo, esta receita ainda é leve e saudável! Tanto a cobertura quanto a massa do bolo são feitas com farinha integral e açúcar demerara; as bananas são amassadas e utilizadas na base do bolo.

20. Bolo de banana invertido: esta receita é perfeita para deixar qualquer café da tarde muito aconchegante. Embora seja dividida em vários processos, é fácil de fazer e aposta certeira para agradar a todos os paladares. Na forma, a primeira camada deve ser de açúcar caramelizada, as bananas vêm depois da canela ser polvilhada sobre o doce e, por último, adiciona-se a uma massa simples. Depois de aproximadamente uma hora de forno, o bolo desenformado ganha uma maravilhosa cobertura de bananas!

21. Torta farofa de banana com creme de leite condensado: inspirada em um doce de banana tradicional, esta torta é criativa e muito gostosa! Uma farofa é feita com farinha de trigo, bananas, ovo e manteiga para ser usada tanto como base quanto como cobertura para um creme de leite condensado muito suave.

22. Bolo de banana com doce de leite e avelãs: um bolo de banana simples, mas muito caprichado e certeza de causar boa impressão. A própria massa é feita com doce de leite, creme de avelã e, claro: bananas! Como se essa mistura de sabores não fosse suficiente, também são adicionadas avelãs torradas tanto na massa quanto sobre o bolo para uma dose de crocância e finesse!

23. Tortinha de banana: esta receita é garantia de sucesso mesmo para quem não tem muita intimidade com a cozinha, pois utiliza-se massa folhada pronta. O recheio também é muito fácil: basta picar as bananas e misturá-las com açúcar e canela. Antes de levar as tortinhas ao forno, lembre-se de pincelá-las com com gema para que fiquem bem douradas!

24. Cuque de banana com Nutella: para uma cuque de banana ainda mais saborosa, que tal incrementar a receita com Nutella? Uma massa de bolo simples é feita para que firme e aguente as camadas de cobertura sem que afundem. Quando a mistura estiver bem homogênea, distribua sobre ela as rodelas de banana, colheradas de creme de avelã e, por último, a farofa! O tempo de forno é de aproximadamente 40 minutos.

25. Bolinho de banana com pão de forma: quando bate aquela vontade de doce, improviso é a palavra-chave! Esta receita é gostosa, prática e barata: bananas polvilhadas de açúcar e canela são enroladas em fatias de pão de forma abertas com o auxílio de um rolo de macarrão. Os rolinhos devem ser dispostos em uma forma e levados ao forno por pouco tempo para que não queimem.

26. Cupcake de banana com brigadeiro de whisky: uma receita elaborada que com certeza vai impressionar seus convidados! A massa deste cupcake é feita com banana amassada e, depois de assado, o bolinho é recheado com um brigadeiro à base de chocolate branco com um toque especial de whiskey. Para servir, você pode fazer a cobertura da sua preferência, aqui, recomenda-se o ganache de chocolate tradicional.

27. Bolo de banana com cobertura de brigadeiro: um bolo simples de banana pode ser a base para diversas receitas especiais. Aqui, a massa é feita batida no liquidificador — inclusive as bananas — e o incremento fica por conta de uma cobertura de brigadeiro bem cremoso!

28. Tortinha de banana vegana: aqueles que não consomem produtos de origem animal também podem se deliciar com tortinhas de banana! Para esta receita, faz-se uma massa simples, leve e crocante, que serve como um copinho para um doce de banana do tipo caseiro de sabor delicado.

29. Bolo de banana com goiabada: doces com goiabada são receita de sucesso na cozinha brasileira! Aqui, uma massa fácil e simples, que fica fofa e aerada, fica ainda mais especial por ganhar pedacinhos de bananas e de goiabada cascão. Ao ser levada ao forno, esses ingredientes derretem e se incorporam ao bolo.

30. Cupcake de banana com cobertura de brigadeiro: feita para devorar, esta receita com certeza conquistará corações! Os cupcakes são feitos com bananas amassadas, farinha de trigo, ovos e leites e ficam no forno por cerca de 20 minutos; nesse meio-tempo, prepara-se o brigadeiro. A dica é: desligue o fogo um pouco antes de o brigadeiro ficar no ponto e deixe-o esfriar em um recipiente diferente para que ele ganhe consistência e possa servir como confeito.

Lanches rápidos com banana

Foto: Reprodução / Pitadinha

31. Panqueca de banana muito fácil: apenas dois ingredientes dão origem a uma panqueca simples, mas muito gostosa. No liquidificador ou com a ajuda de um mixer, bata uma banana e dois ovos e, em seguida, leve a mistura à frigideira quente untada com um fio de azeite. Para saber a hora de virar a sua panqueca, observe quando a massa começar a ganhar furinhos.

32. Torradinha de banana com doce de leite: para um lanche da tarde rápido, fácil e que com certeza vai matar a vontade de comer doce, você só precisa de uma frigideira, pães de forma e bananas! Para sabor extra, pode-se derreter manteiga na frigieira e deixar que os pães dourem, depois é só acrescentar uma camada de doce de leite (ou mel, ou chocolate, conforme você preferir) e rodelas de banana!

33. Panqueca de banana tipo americana: uma massa fofa e com gosto de quero mais. Esta panqueca é bem simples, fácil de fazer e inspirada no estilo americano, que se serve a massa com coberturas. As bananas são amassadas e misturadas com ovo, farinha de trigo, açúcar e fermento. É importante fritá-las em fogo baixo para que não queimem!

34. Pizza rápida de banana: a massa fininha é comprada pronta, o que já garante a praticidade. As pizzas de frigideira são muito versáteis e rápidas de serem feitas. Nesta receita, coloca-se uma camada de doce de leite, fatias de banana e um pouco de canela. Depois de montada, basta levar a sua pizza para a frigideira!

35. Pão recheado de doce de banana: esta receita é um pouco mais complexa, demanda tempo e disposição para fazê-la, mas é perfeita para se ter pronta em casa, para lanches rápidos e cafés da tarde acompanhados de boa conversa. Prepara-se uma massa de pão caprichada, com açúcar mascavo, que precisa descansar antes de ser aberta com o rolo. O recheio é um doce caseiro de banana cozido em fogo baixo, que é disposto sobre a massa aberta para que o pão seja montado como um rocambole.

36. Sorvete cremoso de banana super fácil: a base deste sorvete é uma mistura de creme de leite fresco e leite condensado gelados batidos na batedeira. A partir disso, basta fazer um doce de banana na panela, acrescentando seus ingredientes preferidos e incorporá-lo à base. Antes de servir (ou devorar), o sorvete deve ser levado ao congelador por cerca de 4 horas.

37. Surpresa de banana: um doce fresco e saudável! Este lanche é feito com cookies integrais (que são moídos para que virem uma farofa), bananas cortadas, castanha de caju e iogurte natural. Não tem segredo, é só colocar os ingredientes em um recipiente, distribuindo-os em camadas, sendo a primeira delas de “farofa” de cookies.

38. Bolinho de chuva com doce de leite: uma receita super clássica das tardes chuvosas certamente é o bolinho de chuva. Aqui, a massa é incrementada com bananas picadas e doce de leite. O bolinho é formado à colheradas, direto no óleo quente.

39. Panqueca de banana com aveia: para um café da manhã saudável e gostoso desde o cheiro, a panqueca de banana com aveia é uma excelente pedida. Prática, esta massa é preparada no liquidificador: as bananas amassadas são batidas com leite de coco e aveia em flocos. A panqueca deve ser frita em fogo baixo, em uma frigideira antiaderente, e pode ser servida com o acompanhamento que você desejar, como geleias, mel ou outras frutas.

40. Doce de banana no palito: uma ótima ideia para fazer as crianças comerem fruta! Para esta receita, basta cortar a banana em pedaços, passar doce de leite e espetá-la em um palito de sorvete para um banho de chocolate. Depois de montados, os palitos devem ser levados à geladeira por aproximadamente 10 minutos para que o chocolate endureça.

41. Biscoito de amendoim recheado de doce de banana: excelente opção para dietas de baixa caloria ou simplesmente para lanches saudáveis. Nesta receita, faz-se uma massa de biscoito bem simples, apenas com farelo de aveia, amendoins e uma clara. Os biscoitos são recheados com um doce caseiro de banana e assados por apenas 10 minutos!

Sobremesas maravilhosas com banana

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

42. Sorvete de banana com doce de leite: mais fácil, impossível! Esta sobremesa é saborosa e perfeita para dias quentes. As bananas devem ser cortadas em pedaços pequenos e levadas ao congelador com antecedência. Depois que estiverem congeladas, é só batê-las no liquidificador ou com um mixer, misturar doce de leite e devolvê-las ao congelador por pouco tempo, apenas para que se torne uma massa consistente.

43. Churros de banana: esta receita é uma perdição! Inspirada nos churros comuns, aqui é a banana que faz a vez de massa. A fruta deve ser partida em dois ou três pedaços e “cavada” com a ajuda de um boleador para ser recheada de doce de leite. Antes de fritar os churros, as bananas são empanadas com ovos batidos, maizena e farinha de rosca: o resultado é uma casquinha crocante.

44. “Gato de botas”: com ares franceses, esta sobremesa vai encantar seu coração e, é claro, seu paladar! Trata-se de uma camada de doce de banana tradicional, caramelizado, mas a receita é enriquecida com uma camada de creme branco e uma cobertura de suspiro super delicada, com um toque de baunilha.

45. Crumble de banana e doce de leite: bananas distribuídas em um refratário, com colheradas generosas de doce de leite: essa é a base da receita. Neste crumble, há complexidade de sabores e texturas, pois a fruta, que é cremosa, contrasta com a cobertura feita de flocos de aveia, farinha de trigo, açúcar e manteiga, como uma farofinha.

46. Pavê de banana caramelizada: um carinho em forma de sobremesa! Nesta receita, a banana é caramelizada para compor o pavê. A primeira camada é feita com creme de confeiteiro baunilhado, depois são adicionados biscoitos triturados e o doce de banana. A sobremesa deve ser servida geladinha, por isso é interessante deixar para cobri-la com o chantilly instantes antes de levá-la à mesa!

47. Banana recheada de doce de leite: banana frita é um acompanhamento pra ninguém botar defeito, mas há aquelas pessoas que preferem comê-la como sobremesa. Nesse caso, acrescentar doce de leite é uma boa pedida! Sem segredos, basta perfurar a banana e recheá-la antes de preparar a fritura.

48. Merengue de banana: o merengue é uma sobremesa clássica, normalmente coberta por uma bela camada de suspiro. Para esta versão da receita, faz-se primeiramente um doce de banana e a primeira camada é um creme branco simples, como de um pavê. Depois da montagem feita, já com o suspiro espalhado, a sobremesa vai ao forno por pouco tempo, o suficiente para que sua cobertura fique dourada.

49. Creme de banana com farofa de castanha de caju: quem gosta de mousses com certeza vai se apaixonar por esta receita! As bananas são misturadas a um creme neutro e levadas para assar. A sobremesa pode ser servida tanto quente quanto gelada e a sugestão é de que seja feita uma farofa doce de castanha de caju caramelizada como acompanhamento para adicionar crocância.

50. Doce de banana com brigadeiro de nozes: uma torta simples, mas caprichada, perfeita para dias em que uma sobremesa precisa sair no improviso. A massa deste doce nada mais é do que uma camada de pão de forma molhada com leite; sobre essa base, coloca-se um brigadeiro branco cozido junto a nozes picadinhas e a finalização fica por conta das bananas cortadas em rodelas e polvilhadas de canela. A sobremesa vai ao forno por aproximadamente 15 minutos.

51. Banana com ganache de chocolate: sobremesas com chocolate costumam ganhar por unanimidade e com esta não vai ser diferente! Prepara-se uma camada de biscoitos de leite triturados para receber uma ganache tradicional, de chocolate derretido. Essas partes são intercaladas com bananas picadas. A dica é optar por um chocolate mais amargo para diminuir as chances de que a sobremesa fique enjoativa, já que a banana é uma fruta doce.

52. Pavê de banana com chocolate: os fãs de pavê vão amar esta receita! Camadas de biscoito de Maizena são alternadas com o creme branco, clássico dos pavês e um caramelo incrementado com bananas em rodelas. Para finalizar, você pode cobrir seu pavê com raspas, pedaços ou mesmo chocolate derretido. O ideal é servir esta sobremesa bem gelada, assim as bolachas ficam molhadinhas.

53. Cartola com chocolate: para esta mistura incrível de sabores, a primeira etapa é dourar em uma frigideira as fatias de banana e queijo coalho. Depois, dispõe-se o queijo em um refratário, em seguida, faz-se uma camada de bananas e a cobertura de chocolate derretido. Por último, a sobremesa é levada ao forno por cerca de cinco minutos para que o queijo derreta.

54. Mini-churros de fubá com banana-da-terra: estes churros estão próximos da receita original, mas sua massa é feita a base de fubá cozido com banana-da-terra, canela e açúcar. Para ganhar forma de churro, a massa deve ser moldada com a ajuda de um saco de confeitar e, em seguida, é só fritá-la em óleo quente.

Brigadeiros com banana

Foto: Reprodução / Chocorango

55. Brigadeiro de casca de banana: o brigadeiro tradicional é uma delícia e isso ninguém nega, mas você sabia que é possível torná-lo (pelo menos um pouco) saudável também? Nesta receita, a casca da banana é reaproveitada para turbinar o brigadeiro com vitaminas. Os ingredientes são batidos no liquidificador e, em seguida, levados ao fogo baixo. Serve-se como um brigadeiro de colher comum.

56. Brigadeiro falso com banana: se você está seguindo uma dieta mais rígida e não quer se render aos doces, uma ótima opção é esta receita de brigadeiro cuja base é a banana. A fruta amassada é cozida no micro-ondas e, depois, é só misturar os outros ingredientes. Há até uma versão com suplemento alimentar!

57. Brigadeiro de banana com canela: de uns anos pra cá, o brasileiríssimo brigadeiro tem ganhado diferentes sabores e banana é só um deles! Para esta versão de brigadeiro, basta trocar o achocolatado da mistura por bananas amassadas e cozinhá-lo normalmente.

Bebidas com banana

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

58. Milkshake de açaí com banana: é possível que a forma mais acessível de se encontrar açaí pelo Brasil todo seja em polpa congelada. Se você é uma das pessoas apaixonadas pela fruta, você com certeza vai gostar de experimentá-la em forma de milkshake! Esta versão é vegana, bate-se a polpa com uma banana, castanhas, água e um pouco de açúcar. A cremosidade do milkshake fica por conta da banana, que também o adoça.

59. Milkshake de doce de banana: um pouquinho mais elaborado, este milkshake tem um sabor especial. A primeira etapa do preparo consiste em fazer um doce caseiro simples de banana, o que dá um toque levemente caramelado para a bebida. Em seguida, é só bater o doce no liquidificador com sorvete de creme e leite!

60. Vitamina de banana, goji berry e chia: um café da manhã completo, saboroso e nutritivo! As sementes de chia devem ser hidratadas e batidas no liquidificador juntamente ao goji berry, às bananas e água. Para um toque especial, também vale adicionar tâmaras à mistura!

61. Smoothie de banana com mirtilo: além de delicioso e pouco calórico, este smoothie também fica com uma cor linda! Para prepará-lo, basta bater no liquidificador uma banana, mirtilos congelados e uma xícara do leite de sua preferência.

62. Smoothie de banana com chocolate: uma bebida saudável e saborosa para combater o calor e saciar a vontade de doce. Este smoothie tem um diferencial que o deixa extra cremoso: a banana deve estar congelada! A fruta é batida no liquidificador com pedras de gelo, um copo de leite, cacau em pó e um pedacinho de chocolate, para um efeito “flocos”.

63. Vitamina vegana de banana: uma versão de vitamina de banana para quem precisa repor as energias e se hidratar depois de exercícios físicos. Aqui, o leite é substituído por água de coco fresca e é só batê-la com a banana no liquidificador!

64. Milkshake de banana com doce de leite: fácil, rápido e sem segredos! Este milkshake é feito com duas bananas, três bolas de sorvete de creme e duas colheres de doce de leite: é só bater tudo no liquidificador com um pouquinho de leite para facilitar o processo.

65. Vitamina de banana com beterraba: esta receita é perfeita para praticantes de exercícios de alto desempenho! Com água de gelo, é só bater a banana no liquidificador com meia beterraba pequena, aveia e sementes de chia e gergelim. Além de ficar com uma cor linda, especialmente atraente para crianças, a vitamina é super nutritiva!

66. Vitamina de banana com pêra: refrescante e saudável, esta vitamina é também muito simples. No liquidificador, é só bater uma banana e uma pêra descascada com leite desnatado. Não precisa nem de açúcar!

67. Batida alcoólica de banana: uma batidinha muito brasileira. No liquidificador, bata uma banana com duas doses de vodca e leite condensado a gosto. O elemento surpresa desta receita é o gengibre, que a deixa refrescante e muito especial!

68. Caipirinha de banana: a caipirinha é o drink que é a cara do Brasil. Embora sua versão mais tradicional seja com limão, a bebida ainda é versátil e pode ser feita com diversas frutas. Nesta receita, a cachaça é batida no liquidificador com muito gelo, uma banana e açúcar a gosto. O segredo, para que a bebida seja conservada é misturar também limão espremido, assim a banana não escurece.

A criatividade certamente é uma das principais aliadas da cozinha. Como se 68 receitas não bastassem, ainda é possível adaptá-las, reinventá-las e transformá-las em bebidas, sobremesas ou refeições com a sua própria assinatura!

PARA VOCÊ