12 receitas de doce de feijão que vão deixar o seu cardápio mais especial

Escrito por Giovanna Pedrosa

Apesar de compor uma variedade de pratos salgados, como o clássico feijão-com-arroz, o feijão também pode ser utilizado para preparar receitas doces incrivelmente saborosas.

Essa possibilidade já é explorada há algum tempo pela culinária oriental, que tem o doce de feijão como uma de suas receitas mais famosas. Mas não acaba aí: existem opções de doce de feijão para todos os paladares – você só precisa escolher aquela que tem mais a ver com você!

Para te ajudar nessa tarefa e adicionar esse sabor ao seu cardápio, confira as receitas abaixo.

Receitas de doce de feijão japonês

Foto: Reprodução / Prato fundo

1. Pasta de feijão azuki: o feijão azuki tem um sabor levemente adocicado e é perfeito para compor doces e sobremesas. Depois de cozinhá-lo, é só retirar as cascas e acrescentar o açúcar cristal. Para finalizar, amasse bem a massa até formar uma pastinha homogênea.

2. Doce de feijão azuki: o primeiro passo para fazer essa receita deliciosa é cozinhar o feijão como de costume. Em seguida, adicione açúcar e farinha de trigo e deixe o feijão cozinhar por mais um tempinho. O ponto certo para retirar é quando a massa subir até a superfície.

3. Ampan de feijão: essa receita te ensina a preparar uma versão recheada e assada de doce de feijão. Os ingredientes necessários para seguir o passo a passo são o leite, o açúcar, a farinha de trigo, o fermento biológico seco, a margarina, o ovo e o óleo vegetal. Experimente!

4. Yaki manju de feijão: feijão azuki, farinha de trigo, fermento, açúcar, ovo, óleo, amido de milho e shoyu são os ingredientes que compõem essa receita. Depois de preparar os bolinhos, utilize pedacinhos da massa para decorar o doce e deixar tudo ainda mais interessante.

5. Moti de feijão: confira o passo a passo e aprenda a fazer um docinho de feijão recheado com morango que é de tirar o fôlego de qualquer um. Você vai precisar apenas de feijão azuki, farinha de arroz glutinoso, açúcar cristal, água, amido de milho e, é claro, bastante morango.

Receitas diversas de doce de feijão

Foto: Reprodução / Dani noce

6. Brownie de feijão: essa receita é a prova de que você não precisa abrir mão do sabor para compor pratos mais saudáveis. O preparo leva feijão preto, açúcar mascavo, aveia em flocos, óleo de coco, sal, extrato de baunilha, cacau em pó, bicarbonato de sódio e vinagre de maçã.

7. Brownie de feijão e chocolate: adicione uma dose extra de chocolate meio amargo e tenha um resultado ainda mais gostoso e especial. Além do chocolate, você também vai precisar de feijão preto, aveia, açúcar, manteiga, sal, cacau em pó, bicarbonato de sódio e baunilha.

8. Cookie de feijão: que tal aprender a fazer um biscoito que, além de ser delicioso, também é livre de glúten e lactose? A massa dos cookies é feita com ovo, feijão branco, óleo de coco e açúcar demerara. Tempere com sal, gengibre em pó e outros condimentos de sua preferência.

9. Bolo de feijão: ideal para servir no almoço de domingo e compartilhar com toda a família, essa receita te mostra como preparar um bolo delicioso de feijão. Adicione açúcar, achocolatado em pó, ovo, sal, cacau em pó, manteiga e farinha e tenha um resultado incrível.

10. Torta de feijão: com poucos ingredientes e em menos de meia hora, você consegue saborear uma torta doce maravilhosa. Para isso, separe feijão, farinha de arroz, inhame, linhaça, melado de cana e açúcar de coco. O preparo é moleza, por isso, não deixe de conferir.

11. Pastel assado de feijão: o preparo dessa receita deliciosa pode ser dividido em duas etapas – massa e recheio. Para fazer a massa, você vai precisar de farinha de trigo, manteiga, leite e sal. O recheio fica por conta do açúcar, do feijão branco, do ovo e da amêndoas.

12. Feijão doce americano: essa receita combina doce e salgado com perfeição e te ensina a preparar um doce muito especial. Tudo o que você vai precisar é de feijão, cebola, bacon, melaço, açúcar mascavo e mostarda amarela. Não deixe de experimentar essa maravilha!

Se você gosta de experimentar novas combinações de sabores e se aventurar na cozinha, aprenda também a preparar um maravilhoso pudim de queijo. Com essas receitas, suas refeições serão muito mais marcantes e únicas!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS