5 receitas de doce de figo que vão mexer com os seus sentidos

Por
Atualizado em 31.01.20

O figo oferece inúmeros benefícios para a saúde: é rico em minerais, vitaminas e nutrientes, tem efeito anti-inflamatório e pode até auxiliar no controle do colesterol. Que tal aproveitar todas essas vantagens e ainda preparar um doce delicioso para saborear depois das refeições?

Publicidade

O doce de figo é uma receita prática, de preparo simples e muito saborosa. Pode ser feita de diversas maneiras e, geralmente, leva pouquíssimos ingredientes. Além da fruta, os destaques dessa sobremesa são o açúcar e o cravo, que ajudam a incrementar ainda mais o sabor final.

Confira 5 receitas caprichadas de doce de figo e experimente uma sobremesa diferenciada.

1. Doce de figo em calda

Que tal preparar uma versão de doce de figo que acompanha uma deliciosa calda? O passo a passo leva açúcar refinado, figo com casca, água, laranja, cravo e sal. Para obter um resultado bem docinho, a principal dica é fazer pequenos furos no fruto antes de cozinhá-lo com a calda.

Publicidade

2. Doce de figo em conserva

Com esse passo a passo, você aprende a preparar uma versão em conserva dessa sobremesa deliciosa. O primeiro passo é lavar e cortar os figos, ferventando para tirar o amargor. Em seguida, é só preparar a calda e juntar tudo. A receita pode ser consumida em até quinze dias.

3. Doce de figo cristalizado

Publicidade

Se você gosta de provar novos sabores e se aventurar na cozinha, essa opção tem tudo para te conquistar. Para experimentar todo esse sabor, comece preparando o figo em calda da maneira tradicional. Depois, é só escorrer toda a calda, acrescentar o açúcar e deixar secar.

4. Doce de figo verde

A lista de ingredientes, aqui, é bem curta: você só vai precisar de figo verde, açúcar, cravo em pó e água. Cozinhe os figos na panela de pressão, deixe esfriar e bata-os no liquidificador. Adicione o açúcar e o cravo e mexa sempre, até alcançar uma consistência mais firminha.

5. Doce de figo com licor

Essa receita tem um toque especial de licor que deixa tudo ainda mais interessante e saboroso. O preparo também leva figo, açúcar, raspas de limão e sal. Se preferir, você pode também substituir o licor pelo vinho ou pelo conhaque. O resultado final vai te surpreender!

Preparar um doce de figo em casa pode ser uma ótima pedida para sair da zona de conforto e, ao mesmo tempo, saborear uma sobremesa gostosa. Se você gosta de doces que levam fruta no preparo, confira também essas receitas de banana caramelizada.