7 receitas de empadão de bacalhau que vão conquistar seu paladar

Por
Atualizado em 17.04.20

O bacalhau é um ingrediente muito utilizado na culinária. O peixe é um alimento saudável, de textura marcante e delicioso. Os pratos que podem ser feitos com o bacalhau são variados e um deles é o empadão.

Publicidade

O empadão de bacalhau é uma receita que funciona bem para servir para a família toda e que possui um sabor gostoso. O preparo é parecido com o de uma torta e pode contar com legumes e condimentos variados. A massa é feita de formas diversas, todas apetitosas.

Confira uma seleção de receitas de empadão de bacalhau para provar o gostinho especial do prato.

1. Empadão de bacalhau simples

Publicidade

Essa receita traz um empadão feita com massa podre. O bacalhau do recheio é combinado com azeite, cebola, manteiga, alho, salsinha e pimenta-do-reino. Para o prato ficar com um aspecto bonito deve-se pincelar gemas de ovo antes de assar. É uma versão que conta com um preparo fácil e precisa entrar para seu cardápio!

2. Empadão de bacalhau com milho

A massa desse empadão é feita com margarina, creme de leite, ovo, sal marinho, farinha de trigo e fermento em pó. O recheio especial leva bacalhau, milho, azeitonas, cebola, alho, salsinha, cebolinha, azeite, tomate e sal. A gema é utilizada para pincelar o prato, que é assado por cerca de quarenta minutos.

Publicidade

3. Empadão de bacalhau funcional

Foto: iStock

O ingrediente utilizado como diferencial nessa massa de empadão é o grão-de-bico. O vegetal é combinado com batata, azeite, alho e semente de gergelim no preparo. Para rechear, é necessário fazer um refogado de bacalhau desfiado, azeite, alho, cebola, tomate, cheiro-verde, coentro e sal. A finalização fica por conta azeite pincelado por cima e esse prato vai te deixar com água na boca!

4. Empadão de bacalhau com espinafre e azeitona

Esse empadão de bacalhau é composto por purê, azeite, espinafre, cebola, alho, azeitona, sal e pimenta. O preparo é feito em camadas e para finalizar deve-se pincelar ovo batido e polvilhar pão ralado. O prato é assado até ficar com um aspecto tostado.

5. Empadão de bacalhau com vinho e espinafre

O bacalhau dessa receita de empadão é cozido na água com pimenta. O espinafre é refogado com vinho branco, azeite, cebola e alho. A massa é feita com grão-de-bico e a sugestão é servir com uma salada verde. É uma opção prática e que vai te surpreender pelo sabor delicioso!

6. Empadão de bacalhau de liquidificador

Essa receita conta com uma massa de textura macia. O seu preparo é feito no liquidificador com leite, ovos, sal, queijo ralado, óleo, farinha de trigo e fermento. O peixe utilizado como recheio é combinado com azeite, alho, tomate e pimentão. O prato ainda é montado com cebola e queijo mussarela.

Publicidade

7. Empadão de bacalhau com palmito

A massa quebradiça é o ponto alto dessa receita. Os ingredientes que a compõe são: farinha de trigo, margarina, fermento, leite, sal e ovos. O recheio é feito de bacalhau, ervilha, milho, salsinha, requeijão, cebola, alho, molho de tomate, palmito e azeitona. A finalização fica por conta do azeite e queijo parmesão.

Gosta de empadão mas não é muito fã de bacalhau? Prove então essas receitas de empadão de frango que vão te deixar com água na boca.

Essas receitas provam o quanto o empadão de bacalhau é um prato nutritivo e saboroso. É a opção ideal para jantares e ocasiões especiais, pois além de irresistível é fácil de fazer. Experimente e sinta o gostinho marcante desse preparo!