30 receitas de empadinha com massas que derretem na boca

Escrito por    
Atualizado em 31.01.20

A empada é um salgado super popular em Portugal que tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil. Trata-se de uma massa preparada com farinha de trigo e assada no forno geralmente em formas individuais, ou então em versões de empadões, que ficam semelhantes a uma torta.

As empadinhas podem tanto ser recheadas com frango – um dos ingredientes mais tradicionais – quanto com qualquer outro recheio de sua preferência, como carne seca, linguiça, queijos, legumes ou frutos do mar.

Além disso, existem também excelentes receitas de empadinhas doces especialmente para deixar a sobremesa ainda mais saborosa, com opções de leite condensado, doce de leite e frutas como banana, morango e maçã. Já para quem prefere versões menos engordativas, há também opções light, com massas mais leves e integrais e recheios com poucas gorduras. Confira abaixo as melhores receitas para se inspirar e mãos à obra!

Continua após o anúncio

Empadinhas de carne

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

1. Empadinha de bacalhau: essa é uma ótima opção de receita para fugir da tradicional empadinha de frango que fica deliciosamente perfeita. É simples de fazer, fica pronta super rápido e para o recheio você irá precisar de ingredientes como azeite, cebola alho, azeitonas, tomate, salsinha, bacalhau e creme de leite.

2. Massa para empanada: essa receita de massa para empanada é ideal para se ter em casa e ir preparando aos poucos conforme a necessidade. A sugestão aqui é utilizar recheios mais secos como frango, carne moída, espinafre com ricota entre outros, já que os mais cremosos e com muito queijo tendem a vazar no forno quando você ainda não tem muita habilidade para fechar as empanadas.

3. Empadinha de frango: essa é uma receita super fácil de empadinha de frango que fica com uma massa sequinha e crocante e um recheio suculento de dar água na boca. É uma opção perfeita para congelar e servir para as visitas inesperadas.

4. Empadinha de carne seca e requeijão cremoso: essa é uma receita de empadinha de carne seca com requeijão cremoso que fica super gostosa. A massa não leva nem banha nem gordura vegetal, porém se você quiser que ela fique quebradiça, substitua a margarina por estes ingredientes.

5. Empadão delicioso de frango: esse é um empadão delicioso feito com recheio de sobras de frango assado, que ajudaram a deixar o salgado muito mais saboroso do que o normal. Entre os ingredientes, estão azeite, cebola, alho, peito de frango cozido ou desfiado, creme de leite com soro, extrato de tomate, salsinha, sal e pimenta do reino. A forma utilizada tem 22 cm de diâmetro.

6. Empadinha de frango e catupiry: essa é a receita dos sonhos para quem é apaixonado pela combinação frango com catupiry, que ensina a preparar uma deliciosa empadinha com uma massa leve, quebradiça e fácil de fazer. Aqui, a quantidade dos ingredientes resulta em duas tortinhas médias.

Continua após o anúncio

7. Empadinha com recheio de atum e queijo: essa é uma receita de empadinha recheada com atum, queijo branco e requeijão cremoso que combina bastante com uma massa um pouco seca. Quem não gosta de atum pode substituir por frango, palmito, camarão ou somente queijo.

8. Empadinha cremosa de carne seca: além de super saborosa, essa receita de empadinha é fácil de preparar e conta com uma massa versátil que combina com diferentes recheios. Aqui, a aposta foi a carne seca, que é muito gostosa e deixa qualquer receita com gostinho de quero mais.

9. Empadinha de linguiça: essa empadinha deliciosa foi feita com um ensopado de linguiça bem temperadinho e simples de preparar. Para o recheio, você vai precisar também de cebola, alho, azeite, tomates, erva doce, água, sal, pimenta do reino e gema de ovo para pincelar na empada. Já a massa é feita com farinha de trigo, sal, manteiga sem sal e gemas.

10. Empadinha de preguiçoso: que tal uma empadinha de preguiçoso feita com restos de geladeira? Nessa receita o salgado é recheado com carne moída refogada e fica com um ar delicioso de comidinha de boteco. Adicione sobre a carne um toque de mostarda para deixar o recheio um pouco picante e ainda mais saboroso.

11. Empadão de frango, creme de milho e requeijão: esse empadão de frango, creme de milho e requeijão fica simplesmente sensacional, pois além de saboroso e úmido na medida certa, sua massa ficou extremamente leve.

12. Empadinha cremosa de presunto e milho: sabe aquela massa leve e perfeita que derrete na boca? Aqui você confere o passo a passo de como fazer uma boa empadinha que leva essa massa, além de um saboroso recheio cremoso de presunto e milho.

Empadinhas vegetarianas

Foto: Reprodução / Prato Fundo

Foto: Reprodução / Prato Fundo

13. Empadinha de queijo coalho: para os amantes de queijo coalho, essa receita de empadinha aposta nele como recheio e também inova nos ingredientes da massa, adicionando cachaça, que a deixa bem sequinha, quebradiça e super saborosa.

14. Empadinha aberta de queijo: ideal para servir em festas infantis, essa empadinha aberta de queijo é saborosa e simples de preparar. Entre os ingredientes da massa e do recheio, estão margarina, banha, farinha de trigo, ovos, sal, queijo parmesão ralado e leite.

15. Empadinha de palmito: a empadinha de palmito é outra muito tradicional nos botecos e padarias, que fica deliciosa quando consumida bem quentinha acompanhada de uma boa cerveja. Além do palmito picado, o recheio leva ingredientes como farinha de trigo, leite, ovos, alho, sal, salsinha, pimenta do reino, ervilhas e azeitonas.

Continua após o anúncio

                   

16. Empadinha de palmito com catupiry: outra incrível receita de empadinha de palmito, porém desta vez acompanhada de um cremoso catupiry, que deixa o salgado ainda mais suculento. E o melhor: você pode fazer em casa e congelar para servir em ocasiões especiais futuras.

17. Empadinha com recheio cremoso de milho e palmito: que tal empadinhas bem saborosas e macias para o lanche da tarde? Aqui, a receita da massa não quebradiça leva creme de leite, que ajuda a deixá-la leve, deliciosa e de derreter na boca.

18. Empadinha de legumes: empadinha de legumes variados e bem temperadinhos em massa que derrete na boca. Existe coisa melhor? Entre os ingredientes do recheio, estão cebola, alho, azeite, tomates, cenouras, ervilhas, abobrinhas, champignon em conserva, salsinha, orégano, sal e pimenta do reino. Se você é vegano, pode preparar a massa com margarina vegetal e sem a gema.

19. Empadinha de quatro queijos com tomatinhos: essa empadinha de quatro queijos com tomatinhos é uma entradinha perfeita para servir para os convidados em ocasiões especiais que, além de deliciosa, é super fácil de fazer. A receita rende cerca de 20 unidades.

Empadinhas doces

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

20. Empadinha de leite condensado: apesar de parecer um perfeito pastelzinho de Belém, essa é uma receita deliciosa de empadinha de leite condensado, que quando cozinha fica com gostinho de doce de leite. Se comer quentinha, ela fica ainda melhor. Vale a pena experimentar!

21. Empadinha de banana: que tal aproveitar as bananas que estão na fruteira com os dias contados para preparar essas incríveis empadinhas doces? Além da fruta, você vai precisar de ingredientes como farinha, manteiga, azeite, gemas e sal.

22. Empadinha de doce de leite e ameixa: essa é uma ótima sugestão de sobremesa que com certeza toda a sua família irá adorar! A massa da empadinha leva farinha, margarina sem sal, açúcar, iogurte natural, fermento em pó e uma pitada de sal. Já para o recheio, tenha em mãos doce de leite e ameixa seca sem caroço picada.

23. Empadinha doce com recheio de morango: para quem gosta de sobremesas com morango, essa empadinha doce recheada com a geleia da fruta é outra perdição de dar água na boca. O segredo para o recheio não subir e derramar é colocar um recheio menos líquido e na metade das forminhas, assim elas não abrem e não derramam na hora que estão assando.

24. Empadinha com recheio de maçãs e amoras: outra receita incrível de empadinha recheada com frutas, essa aqui aposta em maçãs e amoras, que juntas garantem um sabor simplesmente inesquecível ao quitute. Para preparar esse recheio, você irá precisar também de açúcar e suco e raspa de um limão amarelo.

Empadinhas saudáveis

Foto: Reprodução / Aromas e Sabores

Foto: Reprodução / Aromas e Sabores

25. Empadinha de queijo com massa integral: para se deliciar com uma empadinha de queijo sem culpa, aposte em uma deliciosa massa integral bem fininha e leve, que rende aproximadamente 40 unidades e leva ingredientes como sal, gengibre em pó, manteiga gelada em cubos e iogurte natural integral.

26. Empadinha sem glúten e sem lactose: essa empadinha sem glúten e sem lactose é recheada com tofu e legumes e considerada uma opção de salgado super saudável para comer no dia a dia, já que é preparada com farinha de grão de bico, rica em proteínas e fibras.

27. Empadinha integral: essa é uma ótima receita de empadinha integral para oferecer em festas e lanches, que você pode criar uma infinidade de recheios. Aqui, você aprende a preparar um delicioso e cremoso feito com cenouras, batatas cozidas, maionese de castanha de caju, pimentão vermelho, tomate e azeitona.

28. Empadão de frango com massa de grão de bico sem glúten: essa receita resulta em uma massa de empadão maravilhosa feita apenas com grão de bico processado juntamente com o caldo onde foi cozido o frango. É sem glúten e também não leva manteiga entre seus ingredientes.

29. Empadinha proteica: essa receita de empadinha é feita com Pancake da Probiótica, uma mistura pronta para panquecas proteicas que é comercializada em diversos sabores. Aqui, o toque especial do salgado é garantido pelo recheio de frango desfiado com ameixa e batata doce amassada com canela.

30. Empadinha de tapioca: essa é uma empadinha versátil, saudável e muito gostosa feita com tapioca, a queridinha das dietas. Você pode preparar recheios vegetarianos, feitos com carnes, mistos e tudo que você imaginar, o importante é usar sempre recheios sequinhos.

Nada melhor do que aprender a preparar em casa de forma rápida e simples variadas receitas de salgados, né? As empadinhas são saborosas, versáteis e podem ser servidas em qualquer ocasião, desde o café da manhã até o jantar.