57 receitas de empanados que caem bem em diferentes refeições do dia

Escrito por                          

Os empanados podem ser considerados coringas na cozinha, visto que suas diferentes opções – que vão desde legumes até carnes – podem agradar a todos os gostos. Eles caem bem no almoço, no jantar, nos lanches da tarde e também como petiscos, ou seja, podem ser servidos em diferentes refeições do dia.

O segredo dos empanados se encontra na textura crocante que possuem, e para atingi-la de maneira satisfatória, basta realizar o processo corretamente. Empanar de maneira regular, cobrindo todo o alimento é o ponto chave para que ele não desmonte durante seu cozimento.

Após empanado, o alimento pode ser finalizado na AirFryer, frito em imersão ou até mesmo grelhado, sabia? Confira algumas receitas dessa técnica superversátil!

Receitas de aperitivos empanados

Foto: Reprodução / lazz gourmet

1. Sticks de mussarela empanado no Doritos: os palitinhos de mussarela são um aperitivo que dá água na boca. O Doritos é utilizado para empanar os palitinhos e trazer ainda mais sabor para essa receita que possui poucos ingredientes e é deliciosa.

2. Queijo minas empanado: uma ótima opção para relembrar as comidas de boteco. Basta cortar o queijo em cubinhos e cobrir bem com a mistura para empanar. É crocante e desmancha na boca, uma delícia!

3. Cebola empanada: essa receita ganhou muita popularidade nos últimos anos. Trata-se de um petisco ou entrada em que uma cebola inteira é empanada e frita, servida com um delicioso molho. Ótima opção para saborear em grupo!

4. Bolinha de queijo empanada: famosa nas festas infantis, a bolinha de queijo quentinha rouba a cena e agrada também os adultos. Aprenda a preparar esse delicioso salgadinho em um vídeo superprático.

5. Bolinho de batata, queijo e bacon: esse bolinho com massa de batata e recheio de queijo e bacon é uma ótima opção para aperitivos. Confira o passo a passo no vídeo e aprenda a preparar essa delícia crocante.

6. Bolinha de queijo empanada com macarrão: essa receita é para inovar, mas garante uma massa fininha e crocante feita por pedacinhos macarrão! Veja como isso é possível.

7. Bolinho de bacalhau: o bacalhau é um alimento que agrada e é muito versátil. Um de seus preparos favoritos é o bolinho crocante geralmente servido como entrada ou petisco.

8. Salgado empanado sem glúten e sem lactose: se você possui alguma restrição ao glúten
e à lactose e já está enjoado das mesmas receitas, é possível aprender a inovar com essa receita.

Receitas simples de frango empanado

Foto: Reprodução / cozinha a dois

9. Frango empanado com farinha de milho: essa receita é ideal para quem quer variar no cardápio. O empanado é feito com farinha de milho e fica crocante mesmo sendo assado no forno. Diferente dos filés de frango, as partes utilizadas são as coxa e as sobrecoxa, que serão temperadas com sal, pimenta, mostarda, shoyu e azeite de oliva.

10. Frango empanado com fibra de soja: se você é apaixonado por nuggets e está de dieta, essa dica é para você! Além de ser natural, essa receita também pode ser combinada com diversos tipos de molhos. Você só irá precisar de carne moída de frango, alho em pó, sal, salsinha e fibra de soja, prático né?

11. Frango empanado com mix de farinhas sem lactose: os intolerantes à lactose apaixonados por empanados já podem comemorar! Essa receita vai ensinar a preparar um frango com um mix de farinhas que garantem a crocância e o sabor na hora de empanar. Enquanto o frango vai ao forno, você pode ir preparando um delicioso molho de castanha caju para acompanhar.

12. Frango empanado com farinhas de trigo e de rosca : as farinhas são os ingredientes mais conhecidos para empanar os alimentos. Nessa receita, temos uma dica muito válida sobre como utilizar o bicarbonato de sódio para deixar o frango ainda mais crocante. Confira!

13. Frango empanado sem farinha: caso você não queira utilizar farinha para empanar o frango, não se preocupe! Queijo e ovo combinados também garantem crocância e sabor na hora de empanar. Essa receita leva pouquíssimos ingredientes e pode ser preparada em minutos.

14. Frango empanado de forno: se a sua intenção é comer um frango crocante, mas deseja evitar óleos, frituras e gorduras, saiba que isso é possível! O frango empanado feito ao forno, fica mais sequinho, porém não menos saboroso. Farinhas, ovo, queijo e sálvia serão necessários para empanar.

15. Frango empanado com iogurte e aveia: além de um frango deliciosamente temperado, essa receita traz sabor na casquinha empanada. Ao unir iogurte, ervas e farinhas se cria uma fina camada de sabores. Muito versátil, essa receita pode ser finalizada sendo frita em óleo, assada no forno ou na airfyer. Na hora de finalizar, pincele azeite para deixar o frango ainda mais douradinho.

16. Frango empanado com mostarda inglesa: essas tiras de frango são ideais para quem quer um aperitivo saudável e saboroso. Como ensinado nesse molho ideal para quem gosta de sabores adocicados, a combinação de mostarda e mel é famosa e juntas são um sucesso. Assar as tirinhas leva apenas 12 minutos, o preparo é prático e o resultado é muito gostoso.

17. Frango empanado granola e parmesã: para aqueles que não podem consumir alimentos com glúten, essa é uma ótima alternativa! Para empanar, você só irá precisar de iogurte, granola sem glúten e parmesão ralado e é preciso deixar o frango uma hora na geladeira antes de ser finalizado, então, programe-se.

18. Frango empanado com farinha de linhaça, gergelim e quinoa : se você faz dieta, sabe que o frango é um alimento presente nas refeições. Mas ele não precisa se tornar algo enjoativo, é só usar a criatividade, como nesse “empanado do bem”. O processo de empanar envolve mistura de farinhas, farelos e grãos.

Receitas especiais de frango empanado

Foto: Reprodução / na minha panela

19. Frango empanado com coco e iogurte: essa receita é ideal para quem gosta de sabores agridoces e é um ótimo acompanhamento para as saladas, petiscos e outros. Basta temperar bem o frango adicionando limão e empaná-lo com iogurte e coco naturais, sem açúcar.

20. Frango empanado com Doritos: já pensou na combinação entre frango e Doritos? Saiba que ela existe e é pra quem gosta de testar coisas inovadoras. É só passar o frango na farinha de trigo, no ovo e depois no Doritos triturado. Ficou curioso, não é mesmo?

21. Frango empanado e assado com cerveja e ervas: essa receita é para quem quer fugir dos frangos secos. Os peitos de frango e as sobrecoxas se destacam por ficarem úmidos, pois são marinados na cerveja. Para quem gosta de cerveja no tempero, vale a pena testar esse empanado de frango assado.

22. Frango empanado com bolacha água e sal: frango empanado com bolacha? Por essa você não esperava, mas é possível sim! O processo consiste em triturar a bolacha de água e sal e misturá-la com queijo ralado, utilizando a manteiga para dar liga na hora de empanar. Superdiferente!

23. Frango empanado recheado com requeijão: se você gosta de cremosidade, essa receita vai te dar água na boca. Esse frango além de ser empanado, também é recheado com requeijão cremoso, podendo ter o acréscimo de azeitonas, tomate seco e outros. Cortar o frango da maneira certa é essencial, veja como fazer corretamente.

24. Frango empanado recheado com pesto: o molho pesto é utilizado de diversas maneiras. Nessa receita, o molho pesto é utilizado para temperar o frango, que será empanado posteriormente com ovo, queijo parmesão e amêndoas trituradas, para ficar bem crocante.

25. Frango empanado recheado com gorgonzola: para os amantes de queijo, essa é uma ótima combinação! Nessa receita, é possível aprender a preparar um suculento frango empanado, recheado com queijo gorgonzola, presunto e creme de ricota.

26. Filé de frango empanado recheado com presunto parma e mussarela: o número de combinações entre frangos e queijos é grande e essa dupla ganha o acréscimo do presunto parma aqui. A famosa união entre presunto e queijo se torna uma deliciosa opção de recheio para os frangos empanados.

27. Frango empanado recheado com molho bechamel: esse petisco supercremoso vai te surpreender. Muito versátil, o molho Bechamel, popularmente conhecido como molho branco, é uma ótima opção para mergulhar os filés de frangos empanados. Uma deliciosa combinação!

Receitas de frutos do mar empanados

Foto: Reprodução / diga maria

28. Camarão empanado com bacon: se você ama bacon, definitivamente vai amar essa receita! Pedaços pequenos de bacon são misturados com a farinha de rosca na hora de empanar o camarão e o resultado é incrível. Reúna seus amigos e família para comer quentinho e aproveitar o melhor que essa receita tem a oferecer.

29. Peixe branco empanado e batatas assadas: o famoso “fish and chips” se tornou uma dupla popular e, nessa receita, você irá aprender a preparar a famosa combinação de peixe e batatas. É uma ótima opção de comida fácil de servir!

30. Bacalhau empanado de forno: essa receita é para inovar na hora de preparar o bacalhau. Aprenda a empanar esse peixe e surpreenda! Não se esqueça de pré-aquecer o forno por uma hora antes de colocar o peixe no forno. É recomendado servi-lo acompanhado de purês ou arroz.

31. Peixe empanado sem ovo: se você ama peixe e crocância, mas possui restrições alimentícias, essa é uma ótima opção. Você vai empanar seu peixe apenas com farinha de trigo, superfácil, rápido e muito gostoso.

32. Peixe empanado no fubá de milho: esse petisco é uma ótima opção para comer assistindo seus jogos preferidos. Acompanhado de um limãozinho, aprenda como empanar iscas de peixe com fubá de milho. Aprenda também a fazer um molho tártaro para acompanhar!

33. Filé de merluza empanado: se sua intenção é comer um peixe crocante sem fazer muita bagunça na sua casa, essa é a saída! Esse peixe é curiosamente empanado com pão francês integral e fica ainda mais gostoso acompanhado de uma maionese de ervas.

34. Filé de tilápia com crosta de parmesão: o queijo parmesão contribui para uma crosta muito saborosa. Nessa receita, você irá aprender a preparar filé de tilápia com uma ótima crocância e ainda pode congelar a receita por até 3 meses, confira!

35. Camarão empanado com farinha de trigo e de rosca: essa receita é maravilhosa para quem é fã de camarões. Empanados e crocantes, juntamente com um molho picante de tomates, são suficientes para deixar qualquer petisco melhor. Para empanar, você vai precisar de farinha de trigo e farinha de rosca.

36. Camarão empanado com massa para tempura: camarão pipoca, é o nome dado para esse alimento popular nos Estados Unidos devido ao seu sabor e crocância. Para atingir essa crocância, nessa receita, é possível conferir o passo a passo para fazer os camarões e também para preparar um delicioso molho japonês de acompanhamento.

37. Camarões empanados em massa de cerveja: para os amantes de cerveja e camarão, essa é a receita dos sonhos! Esse camarão empanado ganha destaque, pois sua massa é macia por dentro e crocante por fora, além de ser temperada com cerveja e ter um molho tártaro acompanhando para dar aquele sabor.

38. Camarão empanado no queijo parmesão: trazendo mais sabor para o alimento, o parmesão é bastante utilizado na hora de empanar. Nesse vídeo de apenas um minuto, você confere como cozinhar um delicioso camarão empanado e finalizado no forno, que vai te fazer lembrar seus dias na praia!

39. Camarão empanado no coco: com um ingrediente tipicamente brasileiro, o coco, também é possível empanar camarões! Para essa receita, você irá utilizar o coco ralado e pode servir com uma pimentinha para trazer ainda mais sabor.

40. Filé de porquinho empanado: conhecido por possuir filés carnudos, carne clara e sabor suave, o filé de porquinho é uma ótima opção de peixe empanado. Sua finalização é feita no forno, sendo uma boa saída para quem quer fugir de óleos e frituras.

Receitas de outras carnes empanadas

Foto: Reprodução / lazz gourmet

41. Lombo empanado com bacon: essa receita certamente vai agradar os amantes de bacon. Ao invés de farinhas ou ovos, o bacon é o elemento principal utilizado para empanar esse lombo de porco. A receita possui várias etapas, então, é importante se programar, mas o resultado valerá a pena.

42. Empanado de salsicha: “corn dog” é um famoso prato servido em festivais e parques americanos. Se trata de uma salsicha inteira envolta em uma massa espessa de farinha de milho que lembra um sabor agridoce. Que tal experimentar?

43. Lombo suíno empanado com molho oriental: carnes menos comuns também podem ser protagonistas de deliciosos empanados. É o caso desse lombo suíno que pode ser servido com um molho agridoce, conhecido como “Tonkatsu”, que pode ser feito com ou sem saquê. Quem gosta de comida oriental vai amar!

44. Coxão mole empanado: para os amantes de bife à parmegiana, checar essa receita é obrigatório! Com tudo que a gente ama, nesse link, é possível conferir como empanar a carne perfeitamente e como preparar os complementos desse famoso prato.

45. Bifes de carne moída empanados: está com aquela carne moída na geladeira e quer fazer algo diferente? Essa é a solução e ela apenas utiliza ingredientes simples. Você vai aprender a fazer bifinhos de carne moída ou hambúrguer empanado! Essa receita pode agradar a todas as idades.

46. Filé mignon empanado: se sua intenção é comer uma carne saborosa e macia, o filé mignon é uma escolha certeira. Para ter um bom resultado ao empanar seu filé, é importante temperar e cortar a carne corretamente. Você ainda pode finalizar seu filé com queijo e molho, transformando-o em uma deliciosa parmegiana.

47. Alcatra empanada sem fritura: em 45 segundos, você aprende como fazer uma deliciosa alcatra empanada sem fritura! Mesmo no forno, a casquinha da milanesa está presente, garantindo a crocância de quem ama empanados. Ainda é possível incrementar transformando a receita em um bife à parmegiana.

48. Fígado à milanesa: para fugir daquele simples fígado frito, empaná-lo pode ser uma ótima saída. Com ovos, leite e farinha é possível preparar essa receita em poucos minutos. Confira o passo a passo!

Receitas de empanados sem carne

Foto: Reprodução / tempero alternativo

49. Tofu empanado: para quem gosta de tofu, aprenda a temperar e empanar esse alimento, aproveitando seu melhor. Marinar o tofu no óleo de gergelim, mostarda, alho, sal e ervas finas é o segredo para que ele absorva os sabores.

50. Peixe vegano empanado de forno: se você é vegano, mas gostava de peixe quando comia carne, saiba que é possível reinventar sua textura. Para isso, será utilizado o tofu acompanhado de molho inglês e empanado, tornando esse ingrediente muito saboroso.

51. Ovo empanado com mix de folhas: para os vegetarianos, essa é uma ótima receita para fugir da rotina. Os ovos são cozidos, empanados e fritos rapidamente, resultando em uma casquinha crocante que pode ser combinada com uma salada de folhas deliciosa.

52. Caju empanado: por essa você não esperava! Venha descobrir como é possível empanar cajus que ficam ainda mais deliciosos acompanhados com uma salada de manga verde.

53. Mandioca empanada ao forno: essa receita é ideal para unir a maciez da mandioca com a crocância do empanado. Após cozida, a mandioca será amassada e moldada em formatos circulares, como um hambúrguer. Depois, basta empanar e finalizar no forno.

54. Banana empanada: seja para pratos do dia a dia ou para a sobremesa, a banana é um alimento que pode ser utilizado em diversas situações. Nesse vídeo, você pode conferir como empaná-las corretamente, podendo ser servidas salgadas ou doces, ao adicionar chocolate ou canela.

55. Couve flor à milanesa: verduras e legumes também são constantemente empanados e servidos como acompanhamento. Nessa receita, você confere o passo a passo de um couve-flor à milanesa bem sequinha e crocante.

56. Camembert empanado e frito com mel: para os fãs de queijo camembert e que gostam de unir o salgado e o doce, essa receita definitivamente irá agradar. O mel dá um toque ainda mais saboroso para o resultado final.

57. Queijo brie empanado com massa para tempura: o queijo brie fica ainda mais gostoso quando aquecido, pois ele derrete na boca com uma ótima textura. Empaná-lo e fritá-lo é uma boa sugestão para unir crocância e suculência.

Como você pode perceber nas receitas acima, os ingredientes para um empanado perfeito não são sempre os mesmos, você pode utilizar farinhas diferentes, ovos, leite, amido de milho e outros, até encontrar a textura que mais lhe agrada!

PARA VOCÊ