5 receitas de entrevero de pinhão para aproveitar o melhor dessa semente

Escrito por Mariana Bianchini

O pinhão é uma semente que nasce dentro da pinha fechada, que aos poucos vai se abrindo até liberar essa semente. É um ingrediente facilmente encontrado no Sul do Brasil e em alguns lugares do Sudeste também.

No Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, principalmente nas regiões serranas, um prato muito especial é preparado com a semente: o entrevero de pinhão. Esse prato é feito à base de pinhão e várias carnes, e ainda leva outros ingredientes para incrementar o sabor.

Se você quer aprender a fazer essa delícia, confira algumas receitas para testar.

1. Entrevero de pinhão simples e delicioso

Foto: Reprodução / Receiteria

Essa é a receita ideal para você aprender! É simples, prática de fazer, muito bem temperada e extremamente saborosa. Atenção à lista de ingredientes: ela não é curta, mas os itens são fáceis de encontrar. Aproveite e divida essa delícia com as pessoas que gosta.

1. Entrevero com bacon, calabresa, frango, lombo e carne de boi


As carnes escolhidas para acompanhar o pinhão nessa receita são bacon, calabresa, lombo de porco, carne de boi e frango em cubos. Você vai cortar as carnes e temperar cada uma delas separadamente, do jeito que preferir. No fogão, coloque todos os ingredientes na panela e misture com cebola e pimentões!

2. Entrevero com bacon, alcatra, calabresa e frango


Frite o bacon e reserve. Aproveite a gordura para fritar a cebola e pimentões vermelho e amarelo e também reserve. Por último, frite todas as carnes e acrescente shoyu e outros temperos. Por último, volte o bacon para a panela, misture o pinhão e devolva a cebola e os pimentões também.

3. Entrevero com carnes e diferentes legumes

Foto: Reprodução / delícias dos 30


O diferencial dessa receita é que ela investe MUITO nos legumes. Separe cenoura, chuchu, couve-flor, brócolis e vagens, além de azeitonas, cebolas, pimentões, salsinha, cebolinha, azeite, extrato de tomate, vinho tinto seco e, claro, carnes e pinhão.

4. Entrevero de costeleta de porco, bacon e linguiça

Foto: Reprodução / oba gastronomia


Nessa receita, as carnes escolhidas para o preparo do prato foram o bacon, a linguiça e a costeleta de porco. Para garantir um sabor bem marcante, aposte em ingredientes como óleo de girassol, cebola roxa, as três cores de pimentão, pimenta-do-reino, tomate, sal e cheiro verde.

5. Entrevero com carnes e mandioca

Foto: Reprodução / cozinha do virgulino


Refogue as carnes, nesse caso, o bacon, a linguiça defumada, a carne de boi, o frango, o porco e o coração de frango, até todas elas estarem bem douradinhas. Depois, acrescente cenoura, pimentão vermelho, tomate sem sementes, cebola, pinhão cozido e mandioca cozida também. Tempere com shoyu!

Gostou? Você pode escolher as suas carnes favoritas e criar uma receita própria de entrevero de pinhão, deixando tudo bem saboroso e temperadinho! Se você gosta muito de pinhão, conheça outras receitas com essa semente para preparar agora mesmo.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS