14 receitas de escabeche de berinjela práticas e versáteis

Escrito por Heloisa Keiko

É muito comum, ao receber visitas em casa, se preocupar com algum tipo de entrada ou aperitivo para servir antes do jantar. Algumas das opções mais recorridas são frios e patês – no entanto, o antepasto ou escabeche de berinjela podem ser uma ótima pedida!

A praticidade ao preparar esse prato vai te surpreender – e o melhor: a versatilidade dele também é incrível. Pode ser consumido com torradas, com salada e até mesmo puro.

1. Escabeche de berinjela tradicional

Esta receita, além de muito prática, possui um sabor incrível que deixa qualquer um de queixo caído. Além da berinjela e do clássico molho, ela leva pimentões vermelhos, verdes e amarelos, que trazem vida e cor ao prato! Perfeito para servir com torradas ou como acompanhamento de uma salada.

2. Escabeche de berinjela fácil

Existem diversas formas de preparar o escabeche – na panela, no microondas e, também, no forno. Basta cortar os ingredientes em pequenos cubinhos, adicionar os molhos e temperos e levar ao forno. Além de deixar tudo com uma textura deliciosa, o preparo no forno é prático e fácil!

3. Escabeche de berinjela de forno

Quem prefere simplicidade vai adorar esta receita! Com apenas 5 ingredientes: tomate, abobrinha, cebola, azeite e, é claro, berinjela, é possível preparar um delicioso antepasto. O segredo é cortar os ingredientes grosseiramente, para que se preserve o sabor dos legumes!

4. Escabeche de berinjela na panela de pressão

Se você busca rapidez no preparo do escabeche, experimente prepará-lo na panela de pressão. Além do cozimento ser muito mais eficiente, a berinjela fica ainda mais macia e o resultado é um prato saboroso e muito prático – que trará muitos elogios de qualquer um que o saboreie!

5. Escabeche de berinjela de microondas

Outra forma muito prática de preparar o escabeche de berinjela é levando os ingredientes ao microondas. Basta preparar tudo, cortando em pedaços os legumes, e colocar em um recipiente de vidro. O segredo é retirar o escabeche de tempos em tempos para mexer e adicionar mais molho. Assim, o preparo não queima e vai ficando mais saboroso!

6. Escabeche de berinjela de panela

O método clássico de preparar o escabeche sempre deve ser lembrado – por isso, se você busca a forma tradicional, esta receita é perfeita! O resultado traz pedaços mais crocantes de berinjela e dos outros legumes que são utilizados. E o sabor, é claro: irresistível!

7. Escabeche de berinjela com azeitonas pretas

A vantagem desse prato é que ele permite que se utilize os mais diversos ingredientes para compor o sabor. Esta receita é para quem adora o toque da azeitona preta, que traz um sabor característico delicioso! Basta adicionar o ingrediente em pedaços à mistura.

8. Escabeche de berinjela com azeitonas verdes e pretas

Esta receita é para os amantes de azeitona! Se você não consegue decidir qual das duas variações prefere, não tem problema: pode adicionar ambas. Além do sabor delicioso, as azeitonas trazem cor ao escabeche, deixando tudo ainda mais apetitoso.

9. Escabeche de berinjela agridoce

Uma das principais características do escabeche de berinjela é o molho característico. Com vinagre, shoyu e outros temperos, traz cor e um sabor irresistível ao prato. Esta receita é para quem adora sabores complexos, que unem do ácido ao doce! Vale a pena experimentar.

10. Escabeche de berinjela com amêndoas

Os ingredientes mais diversos podem ser adicionados ao prato para deixar tudo ainda mais saboroso! Unindo a crocância e o sabor, as amêndoas podem ser uma ótima alternativa para quem gosta de trazer diferentes texturas aos pratos.

11. Escabeche de berinjela sem pimentão

Se você não é muito fã de pimentão, pode deixar esses ingredientes coloridos de fora do escabeche de berinjela. Adicionando azeitonas, uvas passas e muito tempero, como orégano e cheiro verde, é possível trazer um sabor delicioso sem os ingredientes tradicionais da receita!

12. Escabeche de berinjela com passas e pimentão

Dois ingredientes muito utilizados no preparo do escabeche e que deixam o prato mais colorido e saboroso são as passas e o pimentão. Esta receita leva vários temperos e molhos que deixam tudo ainda mais irresistível! Vale a pena experimentar.

13. Escabeche de berinjela com pimenta

Quem adora pratos apimentados também pode saborear um delicioso escabeche de berinjela com essa especiaria! O toque da pimenta deixa tudo ainda mais delicioso e com gostinho de quero mais. Vale servir com pão ou torrada, amenizando o ardido e compondo ainda mais o sabor.

14. Salada de escabeche de berinjela

Se você quiser servir o escabeche de berinjela como entrada, em um prato de salada, por exemplo, esta receita é perfeita! Além do frescor, esse acompanhamento une criatividade e sabor, trazendo um novo conceito para o prato que com certeza vai surpreender seus convidados!

Quem é fã de berinjela não resiste a qualquer prato preparado com ela. Por isso, experimente prepará-la refogada com estas receitas ou, também, prove estes preparos de pizza de berinjela e até mesmo receitas de berinjela à parmegiana!

PARA VOCÊ