12 receitas de esfiha de carne que são deliciosamente temperadas

Escrito por                          

A esfiha de carne é um quitute de origem árabe que já se popularizou por todo o mundo. Seu sabor inconfundível faz com que ela seja uma opção incrível para servir como lanche, aperitivo, entrada e até em festinhas e ocasiões especiais. Versatilidade é o nome!

Embora as receitas originais utilizem a carne bovina ou a carne de cordeiro para rechear a massa, aqui no Brasil temos o costume de apostar na carne moída. Com os acompanhamentos e temperos certos, essa carne entrega um resultado igualmente delicioso! Confira algumas versões e aprenda a fazer essa delícia em casa hoje mesmo.

1. Esfiha aberta de carne

iStock

Que tal reproduzir em casa um lanchinho que faz sucesso nas lanchonetes? A massa da esfiha leva apenas farinha de trigo, fermento, água morna, açúcar, sal e óleo vegetal e é bem simples de fazer. Para garantir mais sabor ao recheio, a carne é acompanhada de tomate, cebola, suco de limão, salsinha, sal e pimenta-do-reino. Experimente e se apaixone.

2. Esfiha fechada de carne

As esfihas fechadas são a melhor aposta para festinhas e comemorações em família. Além da carne moída, você também vai precisar de farinha de trigo, ovo, leite integral, fermento biológico fresco, tomate, cebola e temperos variados. Escolha os condimentos que você mais gosta e dê um toque especial à carne. Em cerca de quarenta minutos está tudo pronto!

3. Esfiha de carne e queijo

Incremente a esfiha com queijo e tenha uma variação do recheio original. Pode confiar, fica tão gostoso quanto! O preparo também é muito fácil: basta misturar os ingredientes da massa, moldar as esfihas e acrescentar o recheio – que é feito com carne moída refogada e queijo mussarela. Leve para assar por vinte minutinhos, espere esfriar e aproveite.

4. Esfiha de carne e bacon

Além de apresentar uma combinação de sabores que é irresistível, essa receita te ensina a fazer um massa bem grossinha. Se você gosta de lanches bem massudos, essa pode ser a escolha ideal para começar a se aventurar no preparo de esfihas. Confira o passo a passo e se jogue!

5. Esfiha de carne e azeitona

Carne moída, azeitona verde, tomate, cebola, polpa de tomate, pimenta síria e sal são os ingredientes que compõem o recheio dessa versão. O resultado dessa receita é tão bom que você vai querer repetir muitas e muitas vezes! Deixe tudo anotado em um caderno e guardadinho no coração.

6. Esfiha de carne com massa folhada

A massa folhada fica macia, saborosa e vai bem com qualquer tipo de recheio. Aqui você vai aprender a preparar uma versão caseira, mas também vale comprar a massa pronta para fazer a receita em dias mais corridos. O recheio de carne moída fecha com chave de ouro e te dá um resultado certeiro, além de ser molezinha de fazer. Só coisa boa!

7. Esfiha de carne bem temperada

Uma boa seleção de temperos pode transformar uma receita simples em um prato deliciosamente marcante. É exatamente o que acontece aqui! Separe cebola, tomate, limão, sal, pimenta-do-reino, salsinha, hortelã e o que mais você tiver no armário para temperar a carne. Esfiha de carne já é uma delícia, mas essa daqui vai conquistar o seu coração.

8. Esfiha bolinha de carne

A esfiha bolinha é perfeita para quem não gosta de perder tempo na cozinha. Ela é bem simples de fazer e não pede muitas habilidades manuais na hora de moldar a massa, o que facilita bastante a vida. Para rechear, a sugestão é combinar os sabores da carne moída, da cebola, do alho, do caldo de carne, da pimenta e do cheiro-verde. Fica incrível!

9. Esfiha quadrada de carne

A esfiha quadrada é outra possibilidade para sair do comum e fazer um charminho na apresentação do lanche. Carne moída, farinha de trigo, fermento biológico, óleo vegetal, açúcar, sal, salsinha e água são os itens necessários, por isso, corra separá-los para começar o preparo. Meia hora de forno é o que te separa dessa delícia.

10. Esfiha síria de carne

Essa é a opção mais fiel da lista, por isso, é ideal para quem quer servir um lanchinho especial. O principal segredo está na hora de preparar o recheio: a carne moída não precisa ser cozida ou frita e deve ser acrescentada ainda crua na massa. Embora possa parecer estranha, a receita dá muito certo e o resultado é de tirar o fôlego.

11. Esfiha de carne sem lactose

Não poderia faltar uma receita sem leite nessa lista, né? Para ter essa maravilha em casa você vai precisar apenas de farinha de trigo, fermento biológico seco, óleo vegetal, açúcar, sal, carne moída, cebola e alho. E o melhor de tudo é que nem precisa ser intolerante à lactose para gostar do sabor final!

12. Esfiha de carne vegana

Os veganos também não precisam ficar de fora dessa experiência gastronômica. Para preparar uma esfiha vegana sem abrir mão do sabor da receita, utilize berinjela, pimentão, azeitona, farinha de trigo, óleo vegetal, azeite de oliva e muitos temperos – pimenta, cheiro-verde, hortelã e orégano são algumas das sugestões.

Essas são as melhores receitas para quem quer preparar uma esfiha caprichada em casa. Além de economizar dinheiro e aprimorar suas habilidades na cozinha, você pode fazer o salgado do seu jeitinho! Para continuar no embalo, que tal investir também em uma fornada de esfiha de frango?

PARA VOCÊ