22 receitas de esfiha saborosas para você se sentir no Oriente Médio

Escrito por                          

A esfiha é um prato típico da Síria, depois foi difundida pelo Líbano, se espalhou por todo o Oriente Médio e hoje ganhou espaço em muitos países. O salgado consiste em uma massa originalmente de pão moldada em discos e recheada com os mais diversos ingredientes como carnes, queijos e legumes. É bem comum encontrar versões abertas e fechadas e, atualmente, com massas variadas.

Independente do formato, esse é um quitute que cai muito bem em muitas ocasiões, como uma refeição mais descontraída, um petisco com os amigos e até mesmo como salgadinho em festas. Nesse último caso, normalmente é servido em um tamanho menor.

Para que você conheça algumas variedades de recheios e até mesmo de massas, preparamos uma lista que conta com as melhores receitas de esfiha. Como a diversidade é grande, é possível agradar os mais variados paladares.

Esfiha de carne moída

Foto: Reprodução / O melhor restaurante do mundo

Foto: Reprodução / O melhor restaurante do mundo

1. Esfiha de carne: só de ver as fotos dessa receita você já vai ficar com água na boca! A carne moída é feita com alguns temperinhos especiais, como a hortelã, salsinha, limão e pimenta do reino. O preparo é simples, mas um pouco demorado, já que a massa precisa descansar.

2. Esfiha de carne deliciosa: se você tem medo de preparar receitas que levam fermento, pode tentar essa receita! Se você seguir certinho as instruções, a chance de sucesso é bem grande. Para incrementar o recheio, você vai precisar de azeitonas e tomates.

3. Esfiha síria de carne: a dica dessa receita para um recheio bem sequinho é deixar a carne sobre uma peneira na geladeira por 3 horas, assim, seu caldo irá escorrer. Ah, e não se preocupe em fritar a carne antes de rechear sua massa, pois o tempo no forno já é suficiente para um bom resultado.

4. Esfiha bolinha de carne: quer inovar no formato das suas esfihas? A dica dessa receita é moldar a massa em bolinhas. O sabor é o mesmo, mas dessa maneira fica bem legal para servir em festas infantis, por exemplo.

5. Esfiha sem lactose de carne: nem todas as receitas de esfihas levam leite, e essa é uma delas. O resultado obtido com o uso da água também fica muito saboroso, vale a pena experimentar. Use cebola, alho e outros temperos de sua preferência para deixar a carne bem saborosa.

6. Esfiha aberta de carne: e que tal preparar esfihas abertas para saborear com quem você gosta? Você pode deixar a massa mais fina ou grossa, dependendo da sua preferência e depois cobrir com a quantidade de recheio desejado e ainda dar um toque extra com suco de limão.

7. Esfiha de carne bem temperadinha: essa é uma receita em que a massa leva ovos e leite, por isso, sua textura fica bem macia. Além disso, uma carne bem temperada deixará seu salgado muito mais gostoso.

8. Esfiha de carne com massa folhada: se você gosta mesmo de inovar, que tal preparar uma massa folhada caseira para suas esfihas? O trabalho é um pouco maior e resultado é bem diferente, tanto na textura, quanto no sabor, mas essa não deixa de ser uma opção muito gostosa.

9. Esfiha de carne saborosa: e que tal ver um vídeo com o passo a passo de como preparar esfihas caseiras? Nessa receita você pode conferir! Assim, para quem não tem muita experiência na cozinha, a chance de dar errado é menor.

Esfiha de carnes variadas

Foto: Reprodução / Mosaico de receitas

Foto: Reprodução / Mosaico de receitas

10. Esfiha de frango com brócolis: essa é uma receita que além de contar um recheio leve, que é feito com frango e brócolis, ainda tem uma massa integral. Por isso, é ideal para quem busca uma alimentação saudável, mas não quer deixar de comer coisas gostosas.

11. Esfiha de queijo com linguiça: essa é outra opção de esfihas abertas. A vantagem dessa receita é que o preparo é fácil e prático, por isso, você não precisará ficar muito tempo na cozinha, e ainda vai ter um lanchinho super gostoso para saborear.

12. Esfiha integral de escarola e bacon: se você gosta de um sabor marcante, que tal experimentar essa esfiha que além de levar bacon e escarola, também tem catupiry no recheio? Outra dica para incrementar ainda mais o gostinho é usar alho e cebola como temperos.

13. Esfiha de calabresa: que tal moer um gomo de calabresa para usar de recheio para suas esfihas? Além da carne, a dica é também incrementar o sabor com queijo meia cura. O trabalho não é muito grande, mas o resultado é bem gostoso.

14. Esfiha de atum : atum e cream cheese são dois ingredientes bem práticos para serem usados de recheio, já que só é preciso abrir as embalagens e misturar os alimentos. Além disso, para quem gosta de peixes, pode ser uma alternativa bem saborosa.

15. Esfiha de carne seca: e que tal preparar um recheio bem incrementado para suas esfihas? A dica dessa receita é combinar carne seca com mussarela e alguns temperos. O preparo deve ser pensado com antecedência, já que a carne deve ser dessalgada.

Esfihas de sabores diversos

Foto: Reprodução / Reino veggie

Foto: Reprodução / Reino veggie

16. Esfiha aberta de espinafre: se você está procurando uma opção de esfiha saudável, essa receita é uma ótima pedida, pois o recheio é feito apenas com espinafre e temperos. Além disso, como a massa é aberta, o resultado é um salgado super charmoso.

17. Esfiha integral de brócolis: essa é outra opção bem saudável, além de ser muito saborosa. Para incrementar o recheio, além do brócolis você também vai precisar de ricota. Outra vantagem é que o preparo não é muito trabalhoso.

18. Esfiha vegana de berinjela: para deixar o recheio das suas esfihas bem gostoso, além da berinjela você também vai precisar de azeitonas, tomates e pimentões, além, é claro, de muitos temperos.

19. Esfiha aberta de queijo: imagine algumas esfihas abertas cobertas por queijo derretido, dá água na boca só de pensar, não é mesmo? A dica é preparar um creme com queijo de minas frescal bem temperadinho e super suculento.

20. Esfiha de queijo com massa folhada: e que tal preparar uma massa folhada para moldar esfihas abertas? O resultado fica com um sabor bem diferente, mas ainda muito gostoso. Além disso, o recheio de ricota fica super leve e harmonioso com a textura do salgado.

21. Esfiha vegana de proteína de soja: se você quer um recheio bem encorpado, mas que não seja feito com o uso de carnes, a proteína de soja pode ser uma ótima opção. Pimentões e temperos também são usados para incrementar o sabor e deixar seu salgado bem gostoso.

22. Esfiha de queijo do Habib’s: as esfihas do Habib’s são muito famosas, não é mesmo? Que tal reproduzir uma das delícias do restaurante na sua casa? Essa é uma opção de esfiha aberta que é recheada com um creme de queijo branco bem temperadinho.

Já decidiu qual vai ser o primeiro sabor que você vai preparar em casa? Na verdade, como muitas opções de recheio são simples, você pode escolher uma massa e usar recheios variados. Assim, é possível agradar diferentes pessoas e ainda ter uma refeição bem variada.

PARA VOCÊ