12 receitas de esfiha aberta para você aproveitar a culinária árabe

De origem árabe, a esfiha aberta foi criada na Síria e difundida no Líbano, mas hoje tem espaço em países espalhados pelo mundo todo. O quitute consiste em uma massa parecida com a de pão aberta, que pode levar recheios variados, como carne moída, queijo, legumes, chocolate ou outros ingredientes.

O preparo da massa não é dos mais complicados e você pode sempre inovar no preparo do recheio – essa é uma pedida muito versátil para uma refeição gostosa. Além disso, você também pode congelar esse salgado e esquentá-lo na hora que bater a fome.

Para saber como preparar esfiha aberta em casa, basta conferir as dicas das receitas abaixo:

1. Esfiha aberta de carne

Uma bancada com os ingredientes separados.

Publicidade

Que tal preparar um clássico? A esfiha aberta de carne é simples, porém possui um sabor que agrada a todos. Confira a receita e veja como é simples e fácil de fazer.

2. Esfiha aberta de espinafre

Que tal aprender a preparar uma massa de esfiha que fica crocante por fora e macia por dentro? Ainda, a sugestão é preparar um recheio que leva apenas espinafre, alho, cebola, sal e pimenta calabresa. Além de ser muito gostosa, essa é uma ótima pedida para quem é vegano.

3. Esfiha aberta de carne de liquidificador

Aqui, você aprende a fazer uma massa feita no liquidificador tão gostosa, que não precisa ser usada apenas para o preparo de esfihas, mas também para outros salgados. O recheio fica por conta de uma carne moída refogadinha com um toque de tomate, ideal para quem gosta de clássicos. Não se esqueça de servir com fatias de limão para um extra de sabor.

Publicidade

4. Esfiha aberta de queijo

Essa é uma receita de massa mais tradicional, em que é preciso começar o preparo com a esponja de fermento e em que a massa deve descansar até que dobre de tamanho. Para o recheio, a dica é usar uma pasta feita com queijo gorgonzola, creme de ricota e mussarela.

5. Esfiha aberta simples

Publicidade

Essa é uma receita em que a massa deve descansar de 10 a 20 minutos e é empanada com fubá, o que dá um toque de sabor à esfiha. Além disso, a sugestão é preparar uma carne moída bem temperadinha para o recheio.

6. Esfiha de frango

Aqui, você confere como fazer um recheio que tem como principal ingrediente o frango. O resultado é um sabor suave, que pode agradar aos mais variados paladares. Confira a receita para reproduzir em casa!

Publicidade

7. Esfiha aberta de carne moída

Preparar essa receita em casa não é uma das tarefas mais fáceis, já que é preciso sovar a massa, mas como você pode congelar suas esfihas, todo o tempo na cozinha vale a pena. Aqui, você ainda confere como fazer um recheio de carne moída bem gostosinho.

8. Esfiha aberta de ricota

Essa é uma ótima opção para quem busca praticidade, já que a sugestão é usar uma massa folhada pronta. Assim, você só precisa se preocupar com o preparo do recheio, que leva ricota, cebola, salsa, azeite e sal. O tempo na cozinha é curto, mas o sabor pode te surpreender positivamente.

9. Esfiha de calabresa

Para os amantes de calabresa, essa receita promete agradar o paladar. Além de ser uma receita fácil, o resultado fica surpreendente. Impossível não se apaixonar!

10. Esfiha de chocolate

Publicidade

Não só de recheios salgados podem ser feitas as esfihas, já que versões doces também ficam muito gostosas. Aqui, a sugestão é usar chocolate, mas você também pode incoporar frutas, leite condensado ou outros ingredientes de sua preferência. Além disso, a massa não precisa ser sovada, o que facilita no passo a passo e diminui o tempo na cozinha.

11. Esfiha aberta tipo habib’s

Essa receita reproduz o sabor das esfihas do habib’s, que é o restaurante favorito de muitas pessoas. Se você ama o sabor, confira a receita e reproduza os dois recheios que o vídeo ensina.

12. Esfiha aberta vegana

A massa da esfiha por si só já é vegana, mas, aqui, você também aprende a fazer um recheio de tofu, maionese de soja – outro creme vegetal de sua preferência -, salsinha, alho e cebola. O resultado é um salgado extremamente gostoso e que pode ser saboreado por quem não come ingredientes de origem animal.

A esfiha aberta pode ser um grande sucesso nas suas reuniões entre amigos, lanche da tarde ou até mesmo como refeição principal. Além disso, não se esqueça que esse é um quitute que pode ser congelado, assim, você pode fazer em grande quantidade. Ainda, confira também receitas de esfihas variadas!