38 receitas de strogonoff que vão fazer você se pegar salivando

Por
Atualizado em 06.10.21

O estrogonofe é um prato clássico, que agrada a maioria das pessoas e pode ser servido nas mais variadas ocasiões, desde numa refeição simples do dia a dia até num almoço de família no final de semana.

Publicidade

Os mais conhecidos são os estrogonofes de carne e de frango, mas ainda é possível usar camarão como ingrediente principal ou ainda, usar mesmo a criatividade na hora de preparar o prato, fazendo, por exemplo, um estrogonofe sem nenhum tipo de carne.

Apesar de ser um prato superpopular, cada pessoa geralmente tem seu “segredinho” para prepará-lo, o que torna o estrogonofe o prato preferido de muita gente!

Confira abaixo deliciosas maneiras de preparar um bom estrogonofe, seja ele de frango, seja de carne, camarão ou feito com ingredientes diferentes!

Estrogonofe de frango

1. Estrogonofe de frango tradicional: receita básica para preparar um bom estrogonofe, usando peito de frango cortado em cubos, cebola, creme de leite, extrato de tomate, alho, azeite, orégano, pimenta-do-reino, champignon, curry e ketchup.

Publicidade

2. Estrogonofe de frango simples: versão mais simples e fácil possível para preparar um estrogonofe de frango delicioso. Perfeita para dias em que se quer comer bem, mas não se tem muito tempo para ficar na cozinha.

3. Estrogonofe de frango com mostarda escura: a mostarda escura, além do cheiro-verde, dá um toque especial a esse prato popular e delicioso. A dica é servir com arroz branco e batata-palha, para uma refeição completa.

4. Estrogonofe de frango com tomate-cereja: esta receita você pode usar como base para qualquer outro sabor de estrogonofe. É fácil, rápida e gostosa! A dica é servir com arroz e batata-palha daquelas fininhas.

Publicidade

5. Estrogonofe de frango com molho inglês: boa dica para um almoço de domingo. Além do frango e do molho inglês, você utilizará pimenta-do-reino, manteiga, azeite, sal, tomate sem pele, um pouco de conhaque, ketchup, mostarda, creme de leite e champignon.

6. Estrogonofe de frango com Vinho do Porto: você usará apenas um pouco do vinho para dar um gosto especial ao prato. Além dele, usará peito de frango cortado em tiras, cogumelos, cebola, alho, azeite, farinha, leite, nata, mostarda, sal e pimenta.

7. Estrogonofe de frango com alho-poró: uma boa opção para dar uma variada no estrogonofe mais tradicional. Não leva extrato de tomate nem ketchup. O toque de vinho branco dá um sabor especial e é usado shimeji em vez de cogumelo Paris.

8. Estrogonofe de frango com maçã verde: um jeitinho diferente de servir o bom e velho estrogonofe de frango. As maçãs dão um toque especial, crocante e agridoce ao prato. A dica é servir com arroz branco e batata-palha.

9. Estrogonofe de frango com creme de ricota: que tal substituir o tradicional creme de leite pelo de ricota no preparo do estrogonofe? Além desse ingrediente, a receita também leva limão e cúrcuma, o que garante um resultado bem diferente e saboroso.

Estrogonofe de carne

10. Estrogonofe de carne rápido: receita simples, em que você consegue preparar o prato em cerca de meia hora. Você precisará de carne picada, champignon, cebola, manteiga, azeite, ketchup, mostarda, creme de leite, tomate, molho inglês, sal e pimenta-do-reino.

11. Estrogonofe de carne e batata-palha caseira: para o estrogonofe você usará filé mignon, creme de leite, mostarda Dijon, ketchup, molho inglês, champignon, tomate, óleo, azeite, cebolinha, salsinha, pimenta-do-reino e sal. Depois é só preparar as batatas.

12. Estrogonofe básico: a receita é simples, mas resulta num prato delicioso, ideal para um almoço ou jantar de fim de semana. A dica é comer com batatas cortadas em palitos grossos, com casca e tudo, feitas no forno.

13. Estrogonofe de filé mignon: um passo-a-passo perfeito para quem está fazendo estrogonofe pela primeira vez. A dica é servir bem quente acompanhado de arroz branco ou batatas assadas.

Publicidade

14. Estrogonofe de carne e molho inglês: além de filé mignon e molho inglês, você usará cebola, manteiga, sal, vinho branco, ketchup, champignon, creme de leite fresco e extrato de tomate. Um prato delicioso para qualquer ocasião.

15. Estrogonofe de carne com páprica: simples de preparar, essa receita leva os ingredientes tradicionais, mas aposta em um tempero especial: a páprica picante. Sem trabalho extra, você tem um prato ainda mais saboroso para as suas refeições.

16. Estrogonofe de mignon e vinho branco: prato perfeito para um dia frio, já que o estrogonofe é bem quentinho. O cálice de vinho branco seco dá um sabor especial. Além da carne, você precisará de cebola, alho, azeite, sal, pimenta, ketchup, tomate, mostarda, creme de leite, manteiga e champignon.

17. Estrogonofe com Vinho do Porto: a receita é feita com carne de vaca cortada em tirinhas, além de azeite, alho, nata, cogumelo, mostarda e um toque de Vinho do Porto. E, como sempre, o arroz branco é o acompanhamento perfeito para o prato.

18. Estrogonofe de carne com conhaque e champignon: receita fácil para preparar este delicioso prato que é o estrogonofe. A maior diferença é que só leva ketchup, nada de molho de tomate, e nem temperos como sal, alho ou cebola.

19. Estrogonofe com coxão mole: a receita é econômica no preço, já que substitui o filé mignon, mas não no sabor. Além da carne, você utilizará cogumelos, cebola, extrato de tomate, um pouco de vinho branco seco, creme de leite, salsinha e tomilho.

Estrogonofe de camarão

20. Estrogonofe de camarão fácil: um prato delicioso, sofisticado, mas preparado de forma simples. Além de camarões médios limpos e temperados previamente com limão, sal e pimenta, você precisará de cebola, creme de leite, tomates, mostarda, caldo de camarão, sal e pimenta.

21. Estrogonofe de camarão com conhaque: você precisará apenas dos camarões limpos, manteiga, cebola, sal, pimenta-do-reino, conhaque, cogumelos, ketchup, mostarda e creme de leite.

22. Estrogonofe de camarão com molho inglês: você precisará de camarão limpo, limão, cebola, manteiga, ketchup, extrato de tomate, molho inglês, vinho branco, sal, pimenta branca moída, alho e creme de leite. Arroz branco e batata-palha são o acompanhamento ideal.

Publicidade

Estrogonofe criativo

iStock

23. Estrogonofe de carne com picles: uma maneira diferente e mais “leve” de fazer estrogonofe, porque, em vez de creme de leite, usa-se iogurte natural e tem a inusitada combinação de picles e cogumelos. Uma verdadeira combinação de sabores que dá certo.

24. Estrogonofe de cogumelo: receita feita com champignon. É leve, cremosa, sem lactose e rica em proteínas. Além dele você usará creme de castanha, shoyu, cebola, óleo vegetal e tomates.

25. Estrogonofe vegano de palmito: uma opção vegana, leve e deliciosa. Para substituir o creme de leite da receita tradicional, a dica aqui é fazer uma versão com água e aveia. Você vai se surpreender com o resultado!

26. Estrogonofe de soja: receita vegetariana ideal para quem não abre mão da cremosidade de um estrogonofe. Leva bife de soja em tiras, água, shoyu, sal, pimenta-do-reino, cebola, alho e o iogurte desnatado.

27. Estrogonofe de grão-de-bico: receita vegana e muito gostosa. É também bem acessível pois não usa nenhum ingrediente difícil de encontrar. Além do grão-de-bico você precisará de leite de coco, molho de tomate, cebola, sal, pimenta-do-reino, alho e azeite.

28. Estrogonofe de soja e cogumelos: a proteína de soja substitui a carne e o resultado é ótimo, pois os temperos dão sabor especial ao prato. Além dela você usará cogumelo Paris, tomate, caldo de legumes, cebola, alho, óleo, conhaque, ketchup, shoyu, curry, pimenta branca, sal, creme de leite e salsa.

29. Estrogonofe de gorgonzola e castanha-do-pará: não se trata na verdade de um estrogonofe, mas leva esse nome por ter a carne picadinha num creme com champignons, porém, sem creme de leite, sem tomates e molho inglês. A castanha-do-pará além de dar um gostinho bem brasileiro, deixa o prato com uma textura toda especial.

30. Estrogonofe de calabresa: receita rápida e diferente, ideal para um jantarzinho rápido durante a semana. Você usará linguiça fininha, cebola, extrato de tomate, água, pimenta calabresa e creme de leite.

31. Estrogonofe de grão-de-bico e molho de aveia: um prato vegano, gostoso e diferente. O molho é feito com aveia, água, noz moscada ralada e sal a gosto. O estrogonofe é feito com grão-de-bico, cogumelos, entre outros ingredientes fáceis.

32. Estrogonofe de peru: você utilizará bifes de peru cortados em tiras, cogumelos, alho, nata, polpa de tomate, mostarda, azeite, limão, sal, pimenta e coentro. Prato ideal para acompanhar um bom arroz branco e batata-palha ou, simplesmente, uma salada.

Estrogonofe saudável

33. Estrogonofe light de frango: versão light do tradicional estrogonofe de frango, pois substitui o creme de leite por requeijão light. O preparo é rápido e o resultado, delicioso. Quem é intolerante à lactose pode usar o tofu cream no lugar do requeijão.

34. Estrogonofe saudável de frango: você usará peito de frango em cubinhos, cebola, alho, polpa de tomate, requeijão, molho inglês, páprica picante, sal, pimenta, salsinha fresca. É um prato prático e muito saboroso.

35. Estrogonofe sem lactose e com biomassa: receita que não leva ketchup nem creme de leite, mas fica muito gostosa. Além da biomassa de banana verde você usará carne ou frango ou cogumelos (para versão vegan), cebola, azeite, tomate, mostarda amarela, açúcar demerara, sal e pimenta-do-reino.

36. Estrogonofe funcional: uma receita saudável e sem lactose. É feita basicamente com molho de tomate caseiro (simples e rápido), frango e biomassa de banana verde. O estrogonofe pode ser servido com quinoa em grãos cozida e brócolis.

37. Estrogonofe vegetariano: rende quatro porções e a dica é acompanhar com arroz. Você usará cebola, alho, shitake, manteiga, azeite, cenoura, beterraba, páprica, sal, pimenta, farinha de trigo, creme de leite ou sour cream, mostarda Dijon, vinagre de maçã e salsinha.

38. Estrogonofe de frango sem óleo: uma versão “mais leve” deste tradicional prato que é o estrogonofe de frango. A receita rende três porções de 185kcal cada. Você só precisará de peito de frango, alho, molho de tomate, requeijão light, champignon, sal e pimenta.

Não há como negar, o estrogonofe é mesmo um prato clássico! E o melhor de tudo é que pode ser preparado de diferentes maneiras, atendendo a todos os gostos: com frango, carne, camarão, na versão vegetariana ou com ingredientes criativos. De toda forma, é uma refeição deliciosa!