10 receitas de farinha de rosca para preparar ótimos pratos

Por
Atualizado em 20.05.20

Frequentemente utilizada para no preparo de empanados ou pratos com carne moída, a farinha de rosca é um ingrediente antigo e muito presente na culinária.

Publicidade

Mas o que você não sabia é que a farinha de rosca pode ser preparada com facilidade e com os condimentos que você tem em casa. Confira dez receitas bem diversas e práticas que ensinam a fazer este ingrediente!

1. Farinha de rosca simples

Separe um pão de forma caseiro, corte-o em cubos e, em seguida, bata no processador. Depois, leve uma panela grande com óleo até o fogo e adicione o pão triturado (deixe em fogo baixo e mexa até que ele fique torrado). Dica: se você quiser que a farinha fique um pouquinho mais fina, utilize uma peneira.

2. Farinha de rosca integral

Publicidade

Com poucas calorias e ingredientes fáceis de serem encontrados, esta receita de farinha de rosca integral pode ser conservada em um pote na geladeira ou até mesmo congelada. Experimente agora mesmo e utilize em receitas de sua preferência!

3. Farinha de rosca temperada com alecrim

Publicidade

Fugindo um pouco do usual, esta farinha de rosca temperada com alecrim é ideal para fazer empanados ou farofa. Para prepará-la, você vai precisar de pão italiano, azeite, pimenta-do-reino branca e ervas. Experimente em casa!

4. Farinha de rosca temperada com salsinha

Diferente da receita anterior, esta farinha de rosca temperada com salsinha possui um aroma delicioso e leva quatro pães franceses torrados, uma xícara e meia de parmesão ralado, dois dentes de alho espremidos, uma xícara e meia de salsinha picada e pimenta-do-reino a gosto.

5. Farinha de rosca de micro-ondas

Praticidade é a palavra que define esta receita. Separe as fatias de pão de forma e leve até o micro-ondas para que elas desidratem e comecem a tostar. É importante ficar atento ao tempo de preparo! Uma dica interessante é: para cada duas fatias de pão de forma, utilize um minuto e meio (mas isso vai depender muito da potência do seu aparelho).

6. Farinha de rosca com lemon pepper

Rendendo em média quatrocentos gramas, esta receita de farinha de rosca caseira com lemon pepper pode ser conservada por até quinze dias e é ideal para frango empanado e berinjela parmegiana. Aprenda a fazer!

7. Farinha panko

Publicidade

Semelhante a farinha de rosca tradicional, a farinha panko possui uma textura mais flocada e crocante. Para prepará-la, você precisará de pão de forma branco ou integral sem grãos, liquidificador, forma e saco zip. Muito simples, concorda?

8. Farinha de rosca econômica

Esta receita segue a mesma base das anteriores, porém a economia está ligada ao pão velho. Isso mesmo, aquele que você compra na padaria e deixa descansar por alguns dias no balcão. A textura é a mesma e você pode utilizar para empanar todo o tipo de carne.

9. Farinha de rosca na airfryer

Se você gosta de um empanado mais crocante e saboroso vai adorar esta dica. Na airfryer, o preparo dos alimentos é muito mais rápido e não há contato com a gordura, o que faz com que a farinha não escureça. Por isso, é importante dourá-la antes de prosseguir com a receita!

10. Farinha de rosca com parmesão

Publicidade

Separe três pães duros e adicione alho frito, orégano, páprica doce, sal, parmesão ralado e pimenta-do-reino. Bata tudo no processador e está pronto! Utilize ervas e ingredientes secos de sua preferência para finalizar a receita. Atenção: é importante que a farinha não fique úmida.

Com estas receitas, você poderá complementar suas refeições de uma maneira mais simples, barata e saborosa. Se você está buscando por alguns pratos para utilizar a farinha de rosca, confira receitas de aperitivos empanados!