10 receitas de farinha sem glúten que são extremamente versáteis

Escrito por    
Em 04.12.19

Não é todo mundo que pode ou quer consumir o glúten. Se você está em um desses grupos, saiba que preparar uma farinha sem glúten é uma tarefa simples. Porém, para conseguir um bom resultado para os seus pratos, é interessante fazer um mix de ingredientes. Com as receitas abaixo, você pode conferir opções para testar aí na sua cozinha.

Continua após o anúncio

1. Mix de farinha sem glúten simples

Extremamente simples de ser feito, esse mix leva farinha de arroz, fécula de batata e polvilho doce. Essa é uma opção que pode ser usada no preparo de tortas, bolos, pães, panquecas e o que mais você preferir! Vale a pena conferir o passo a passo no vídeo.

2. Mix de farinha sem glúten com arroz e farinha de tapioca

Essa é uma receita que tem como base farinha de arroz, mas também leva fécula de batata e farinha de tapioca, também conhecida como polvilho doce. Além disso, você ainda pode acrescentar goma xantana, um ingrediente que ajuda a dar maciez aos preparos que forem feitos com esse mix.

3. Mix de farinha sem glúten com arroz integral

Arroz integral, fécula de batata e polvilho doce são os ingredientes obrigatórios dessa receita. Opcionalmente, você ainda pode utilizar goma xantana. Bem básica, essa sugestão é uma boa opção para substituir a farinha de trigo.

4. Mix de farinha sem glúten com arroz branco e integral

Essa receita mescla farinha de arroz branco com farinha de arroz integral. Além disso, amido de milho, fécula de mandioca e fécula de batata também entram em cena no preparo. A lista de ingredientes conta com cinco itens, mas o passo a passo é bem básico.

5. Mix de farinha sem glúten com fécula de mandioca

Continua após o anúncio

Esse é um mix que pode ser substituído exatamente pela mesma proporção de farinha de trigo nas suas receitas. Para isso, você precisa ter em mãos apenas farinha de arroz, fécula de batata e fécula de mandioca. Prática, essa pode ser a opção perfeita para seus pratos.

6. Mix de farinha sem glúten com trigo sarraceno

Esse é o mix ideal para receitas salgadas, como pizzas, pães e esfihas. Aqui, o ingrediente base é integral e você pode escolher entre farinha de trigo sorgo integral, farinha de arroz integral ou trigo sarraceno. Você também vai usar fécula de batata, polvilho doce, goma de tapioca e goma xantana.

7. Mix de farinha sem glúten com polvilho doce e azedo

Essa é uma receita que mescla quatro tipos de farinhas e dois espessantes. Para testá-la em casa, você vai usar farinha de arroz, fécula de batata, polvilho doce, polvilho azedo, goma xantana e CMC.

8. Mix de farinha sem glúten com fubá

Se você quer dar um gostinho especial para a sua farinha, o fubá pode ser um ótimo aliado! Além dele, o preparo pede farinha de arroz, fécula de mandioca, polvilho doce, linhaça dourada e melhorador ou goma xantana.

9. Trigo caseiro sem glúten

Essa é uma receita que tem aveia em flocos como base. Para incrementar seu sabor e deixar o resultado mais nutritivo, linhaça dourada ou marrom também é usada. Caso queira, você ainda pode acrescentar gergelim.

Continua após o anúncio

10. Farinha de rosca sem glúten

Nessa receita, você confere todas as dicas para conseguir uma farinha de rosca com uma textura bem sequinha. Ela pode ser usada tanto para o preparo de massas, quanto para empanar carnes e outros pratos.

Com as receitas acima, fica fácil fazer uma farinha sem glúten e ainda obter pratos pra lá de saborosos. Agora, que tal aproveitar e aprender como preparar um bolo sem glúten?

PARA VOCÊ