16 receitas de farofa de bacon para incrementar o seu almoço

Por
Atualizado em 17.04.20

Prato típico brasileiro, a farofa é uma receita extremamente simples, mas que faz toda a diferença em qualquer refeição. Perfeita para acompanhar aquele delicioso almoço de domingo, ela combina perfeitamente com um franguinho assado e temperado.

Opções de farofa não faltam. De receitas mais leves a misturas mais completas, como a clássica farofa de bacon. O preparo é sempre muito simples e fica pronto em questão de minutos. Confira a seleção de receitas a seguir, escolha a sua preferida e aproveite para incrementar o seu almoço e o seu jantar!

Farofa de bacon simples

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

1. Farofa de bacon simples: o segredo dessa receita está na manteiga, que dá um sabor todo especial para a farofa, e o sal, que precisa estar na quantidade exata. Outra dica é usar a manteiga ghee, que é mais saudável e não altera em nada o sabor!

Publicidade

2. Farofa de bacon com linguiça calabresa: ideal para acompanhar o feijão preto da feijoada ou o churrasco, essa farofa é sequinha e extremamente saborosa. Atenção para os ingredientes: farinha de milho em flocos, farinha de mandioca crua, azeite, bacon, linguiça calabresa defumada ou paio, sal e pimenta.

3. Farofa de bacon com castanha do Pará: comece fritando os pedacinhos de bacon muito bem. Depois, acrescente o alho poró, as castanhas do Pará, a manteiga, as raspas de limão, a cenoura, a farinha biju, a salsinha, o sal e a pimenta. Deixe fritar por aproximadamente dez minutos e está pronto!

4. Farofa de bacon com calabresa e milho: essa receita é simplesmente perfeita para acompanhar um arroz soltinho, um churrasco, uma feijoada feita no capricho ou qualquer outro prato da sua preferência. Aqui, a maionese deixa a receita extremamente cremosa e com um sabor todo especial.

5. Farofa de bacon com cheiro verde : se você está procurando praticidade e sabor essa é a receita ideal! Tudo o que você vai precisar para seguir o passo a passo é linguiça calabresa, bacon, cebola, sal, pimenta, cheiro verde e alho. A dica para quem quiser incrementar é adicionar outros ingredientes, como uvas passas, milho verde, banana e o que você achar mais gostoso.

6. Farofa de bacon com pinhão: no inverno, um ingrediente muito comum no Sul do país é o pinhão. Muito gostoso, o pinhão é usado em diversas receitas e aqui ele ajuda a compor essa deliciosa farofa de bacon, que fica pronta em menos de meia hora e vai surpreender toda a sua família.

7. Farofa de bacon com cebolas queimadas: em uma panela, comece torrando a farinha e reserve. Em seguida, frite a cebola com óleo e manteiga. Essa quantidade de gordura é necessária para dar sabor à farinha, se diminuir ficará seca e sem gosto. Por último, junte a farinha e o sal e deixe cozinhar mais um pouco. Está pronto!

Publicidade

8. Farofa de bacon com cenoura: muito simples, essa receita fica pronta em questão de minutos e vai deixar todo mundo pedindo bis. O primeiro passo é fritar o bacon até que ele fique bem sequinho. Depois é só acrescentar os outros ingredientes e mexer tudo muito bem até que fique bem incorporado. Aproveite!

9. Farofa de bacon com couve: sabe aquela farofa com gostinho de casa de vó? Então, essa receita é a opção ideal para uma comida mais caseira. Ela fica pronta em menos de dez minutos e é perfeita para acompanhar uma deliciosa feijoada. Experimente!

10. Farofa de bacon com ovo: quem é fã de ovo vai adorar essa receita de farofa de bacon. Então lápis e papel na mão para anotar todos os ingredientes necessários para preparar essa delícia: farinha de milho, bacon, linguiça toscana, ovos cozidos, azeitonas, cebola, alho, orégano, cebolinha, margarina, azeite, pimenta calabresa e sal.

Farofa de bacon com frutas

Foto: Reprodução / A Casa Encantada

11. Farofa de bacon com banana: para quem gosta de farofa agridoce, essa pode ser a receita perfeita. Os ingredientes necessários para preparar essa delícia são farinha de mandioca, cebola, bacon, banana prata, ovos, ervas frescas, azeite, sal e pimenta.

12. Farofa de bacon com banana da terra e coco ralado: essa receita é simplesmente uma explosão de sabores. E para preparar essa delícia, o primeiro passo é fritar o bacon até ele ficar bem douradinho e reservar. Depois, na mesma panela, frite os outros ingredientes e por último acrescente o bacon. Está pronto!

13. Farofa de bacon com ovos e passas: manteiga, óleo, alho, cebola, azeitona, bacon, ovos batidos, farinha de mandioca torrada, uvas passas e cheiro verde são os ingredientes que compõem essa opção. Confira o passo a passo e fique por dentro de todas as dicas para acertar em cheio no preparo!

14. Farofa de bacon com abacaxi: totalmente tropical, essa receita de farofa de bacon com abacaxi é uma combinação perfeita de sabores. Tenha em mãos: bacon, cebola roxa, abacaxi, farinha de mandioca, manteiga, uvas passas, salsinha, sal e pimenta do reino.

15. Farofa de bacon com damascos: e para quem gosta de se arriscar um pouco mais e tentar receitas gourmets, essa opção é perfeita. Feita com farinha de mandioca, manteiga, suco de laranja, damascos, bacon, uvas passas, nozes, cebola, alho e sal, ela é simplesmente deliciosa e promete agradar a família toda!

16. Farofa de bacon com maracujá: de sabor muito refinado, essa farofa é aquela receita perfeita para surpreender a família e os amigos. Então, atenção para os ingredientes: farinha de mandioca tipo biju, maracujá azedo, bacon, cebola, alho, manteiga, salsa e sal a gosto.

Publicidade

Nada melhor do que uma farofinha para acompanhar seus pratos, não é mesmo? Para preparar outras receitas como essas, confira essas duas listas de farofas especiais e farofas de banana.