12 receitas de farofa de cebola para um acompanhamento irresistível

Escrito por                          

A farofa com cebola é aquele tipo de acompanhamento curinga. Afinal, o prato cai bem tanto com o arroz com feijão do dia a dia quanto com um churrasco de domingo. Além de ser versátil, seu preparo é simples e ainda é possível incrementá-la com outros ingredientes como bacon, ovos e legumes.

1. Farofa de cebola simples

Feita apenas com cebola, farinha de milho, óleo, margarina e sal, essa é uma receita que conta com um passo a passo prático de ser seguido. Para melhorar ainda mais, o tempo na cozinha é bem curto. A textura fica úmida e o sabor vai encantar seu paladar.

2. Farofa de cebola crocante

Se você curte uma farofa mais sequinha e bem crocante, essa pode ser a opção ideal para ser testada aí na sua cozinha. Para obter esse resultado é importante usar a quantidade certa de óleo. Sem complicações, vale a pena conferir o modo de preparo no vídeo.

3. Farofa de cebola caramelizada

O processo de caramelizar a cebola com azeite e sal leva em torno de 20 minutos. Depois desse tempo, é só finalizar o acompanhamento com temperos e farinha de mandioca torrada. Dessa maneira, a cebola fica bem dourada e com um sabor maravilhoso.

4. Farofa de cebola queimada

Não se assuste com o nome dessa receita. A cebola queimada, na verdade, corresponde ao processo de cozimento lento. Assim, ela fica levemente tostada e perfeita para receber a farinha de mandioca. Essa é uma opção sem complicações e que merece um espaço no seu cardápio.

5. Farofa de cebola com colorau

Com um sabor extremamente suave, o colorau é um ótimo ingrediente para dar cor aos seus pratos. Além desse item, você também vai precisar de farinha de mandioca, óleo, manteiga, cebola e sal. Uma vantagem dessa receita é que você pode armazenar a farofa por até quatro dias em um recipiente fechado.

6. Farofa de cebola amanteigada

A combinação de manteiga com cebola dessa sugestão já é puro sucesso, agora vem mais: a textura fica crocante e úmida ao mesmo tempo. Tudo isso sem contar no toque picante desse acompanhamento. Ficou com água na boca? Então, confira o passo a passo.

7. Farofa de cebola com ovo

Nessa receita, a base fica por conta de uma farofa de cebola na manteiga. Porém, ela vai além e ainda conta com o acréscimo de ovo. Esse é um ingrediente comum para incrementar acompanhamentos, mas que faz toda diferença no sabor final.

8. Farofa de cebola com bacon

O bacon é o ingrediente perfeito para dar aquele sabor especial na farofa sem ter complicações na cozinha. O ingrediente conta com um sabor marcante e uma textura crocante. Para testar essa opção, você também vai precisar ter em mãos azeite, farinha de mandioca, cebola, alho, manteiga, sal e sachê de tempero pronto.

9. Farofa de cebola com bacon e pimentão

Se você quer mais do que uma farofa com bacon, que tal usar pimentão também? Aqui, é utilizado o vermelho, mas se você quiser, também pode usar o verde ou o amarelo. Assim, você deixa a farofa com o seu sabor favorito.

10. Farofa de cebola para churrasco

Bem colorida, essa farofa é feita com farinha de milho, bacon, cebola, alho, sal, pimenta, pimentão vermelho, manteiga, óleo, cheiro-verde e sal. Com tantos ingredientes gostosos, o resultado é uma explosão de sabores a cada garfada.

11. Farofa de cebola fit

Com um modo de preparo prático de ser seguido, essa receita leva azeite, manteiga, cebola, farinha de mandioca, farelo de aveia e sal. Em menos de 10 minutos sua farofa estará pronta para o consumo. Além disso, uma vantagem é que ela pode ser armazenada no congelador por até 2 meses.

12. Farofa especial de cebola roxa

Se você acha a cebola branca muito ardida, uma boa alternativa é usar a roxa em seu lugar. E esse não é o único diferencial dessa receita, viu? Aqui, farinhas de milho e de mandioca são combinadas para um resultado para lá de especial.

Com tantas opções práticas de serem feitas, fica fácil ir testando as receitas para não cair na rotina. Se você for fazer um churrasco e quer servir outro acompanhamento, que tal dar uma olhada nessas receitas de molho de alho? Elas também contam com um preparo fácil e podem deixar sua refeição bem mais completa.

PARA VOCÊ