7 receitas de farofa de cenoura que são crocantes e suculentas

Por
Atualizado em 17.04.20

Um dos acompanhamentos preferidos nos churrascos pelo Brasil todo, a farofa de cenoura é uma opção crocante, saborosa e de fácil preparo. Como leva poucos ingredientes e possui um passo a passo sem muitos segredos, até os poucos experientes na cozinha conseguem tirar de letra.

Publicidade

Conheça algumas receitas surpreendentes de farofa de cenoura e escolha qual mais te agrada para servir no próximo almoço em família – ou até mesmo para saborear nas refeições do cotidiano.

1. Farofa de cenoura simples

Para começar o preparo dessa receita, rale 3 cenouras grandes e 1 cebola média separadamente. Em uma panela, coloque a cebola juntamente com 2 colheres de manteiga e leve ao fogo até dourar. Depois, adicione a cenoura, o sal e mexa até a cenoura murchar. Agora, é só adicionar a farinha de mandioca e deixar no fogo por um tempinho bem curto. Sua farofa saborosa está pronta!

2. Farofa de cenoura crocante

Essa é uma opção onde a farofa fica incrivelmente crocante e úmida ao mesmo tempo. É de tirar o fôlego de tão gostosa. Tudo que você vai precisar é de farofa de milho, cenoura ralada, cebola, manteiga, cebolinha e pimenta calabresa seca. O passo a passo é simples e tudo fica pronto rapidinho.

3. Farofa de cenoura com bacon

Se farofa de cenoura já é uma delícia, imagina se adicionarmos bacon no preparo?! Frite o bacon em uma frigideira e deixe em um papel toalha para escorrer a gordura. Na mesma frigideira, refogue a cebola juntamente com o alho, a cenoura ralada, o sal e a pimenta. Depois, acrescente farinha de mandioca e mistura tudo por aproximadamente 2 minutos. Não tem segredo!

Publicidade

4. Farofa de cenoura com cebola

Aqui, os ingredientes necessários para o preparo são: cream cracker triturado, cebola fatiada, cenoura ralada, manteiga (ou azeite), sal e pimenta a gosto. A farofa fica bem douradinha e crocante. É a opção perfeita para servir nos churrascos de domingo com a família toda reunida, ou até mesmo saborear no cotidiano com um tradicional arroz com feijão.

5. Farofa de cenoura, beterraba e soja

Nessa opção, a lista de ingredientes é um pouco maior, mas o preparo continua fácil e o resultado de dar água na boca. Você vai precisar de: alhos picados, cebola, grãos de soja cozidos, beterraba ralada, cenoura ralada, farinha de biju, cheiro-verde, pimentão verde, páprica picante, curry e sal a gosto. Siga o passo a passo e teste hoje mesmo!

6. Farofa de cenoura com ovos

Vendo a quantidade de ingredientes você pode até pensar que essa receita é complicada, mas é tão fácil que dá pra fazer de olhos fechados. Tudo que você vai precisar é de farinha de mandioca, bacon, alho-poró, cenoura ralada, ovos, ervilhas, manteiga, pimenta-do-reino e sal. É possível substituir a farinha de mandioca pela de milho, ou qualquer outra de sua preferência.

Publicidade

7. Farofa de cenoura integral

Uma opção rica em fibras, supersaudável, e o melhor: muito saborosa. Os ingredientes para o preparo dessa farofa são: farelo de aveia, azeite, ovos, cebola, alho, uva passas, azeitonas, cenoura ralada, sal, pimenta-do-reino, ervas e tempero verde. Caso prefira, substitua o farelo de aveia por farinha de milho para uma versão sem glúten.

Já sabe por qual dessas receitas você vai começar? Uma coisa é certa: seja qual for, o resultado será uma farofa deliciosa! Mas, se você ainda não se decidiu e deseja conhecer ainda mais opções, confira essa seleção de receitas de farofa das mais variadas e que podem agradar todos os gostos.