8 receitas de farofa de couve que vão incrementar seu almoço

Escrito por                          

Ao lado de outros pratos, essas receitas de farofa de couve podem deixar seu almoço ainda mais incrível e especial. Aprenda a prepará-las!

Simples, saudáveis ou incrementados com outros ingredientes – bacon, linguiça, ovos e feijão de corda são só algumas opções -, os preparos são para todos os gostos.

1. Farofa de couve simples

Que tal uma receita de farofa de couve simples e vegana? Para fazê-la, tenha em mãos 6 folhas de couve, 1 xícara de farinha de mandioca, 3 dentes de alho, 1 colher de sopa de margarina vegetal, óleo ou azeite e uma pitadinha de sal. Depois de pronta, você pode conservar essa farofa em uma vasilha fechada fora da geladeira por até quatro dias.

2. Farofa de couve com ovos

Os ingredientes para essa opção de farofa de couve são: 1 maço de couve manteiga lavada e cortada em tiras, 250 g de farofa de milho pronta e temperada ou de farinha de milho flocada, 3 colheres de sopa de manteiga, 4 ovos inteiros batidos, 3 dentes de alho descascados picados ou amassados, 1 cebola picada em cubos pequenos, sal e pimenta a gosto.

3. Farofa de couve com passas, azeitonas e cenoura

Essa receita rende 16 porções e cada porção possui 81 calorias. 2 xícaras de chá de farelo de aveia, 3 colheres de sopa de azeite, 2 ovos, 1 cebola picada, 2 dentes de alho picado, 2 colheres de sopa de uva passas, 10 azeitonas picadas, meia xícara de chá de cenoura ralada, sal, pimenta-do-reino, ervas e tempero verde compõem o preparo.

4. Farofa de couve com bacon

Em uma panela, coloque o bacon picado em pedaços para soltar a gordura. Depois, reserve em um recipiente. Na mesma ou outra panela, coloque 50 g de manteiga para derreter e refogue 1 cebola. Então, acrescente a couve. Em uma vasilha, bata dois ovos com o auxílio de um garfo e leve-os para o fogo junto com a cebola. Depois, coloque a farinha, deixe dourar e misture todos os ingredientes.

5. Farofa de couve com calabresa e bacon

Em uma frigideira, coloque 3 colheres de sopa de manteiga e 1 xícara de chá de bacon picado. Quando o bacon começar a fritar, acrescente um pouco de azeite e uma xícara de chá de calabresa defumada em rodelas. Em seguida, adicione 1 maço de couve picada e mais azeite e espere refogar. Quando a couve murchar, é hora de colocar as 2 xícaras de farofa. Finalize acertando o sal.

6. Farofa de couve simples com farinha de coco

Dá pra acreditar que essa receita de farofa de couve leva apenas quatro ingredientes? Pois é! São eles 2 ovos, couve picada, 2 colheres de sopa de farinha de coco e 1 colher rasa de manteiga ghee. Aqui, o preparo é muito simples e, ainda, é low carb!

7. Farofa de couve completa com farinha de coco

80 g de farinha de coco, 50 g de farinha de oleaginosa, cebola fatiada, duas colheres de sopa de manteiga, ovos mexidos, 1 cenoura ralada, couve fatiada, linguiça ou bacon em pedaços, sal, páprica picante e algum outro tempero de sua preferência são os itens utilizados nessa receita. Experimente!

8. Farofa de couve com feijão corda

Anote os ingredientes dessa receita de farofa de couve com feijão de corda: 270 g de feijão de corda, 1 linguiça calabresa, 170 g de bacon, 1/2 pimentão vermelho, 1/2 pimentão verde, 1/2 maço de couve, 5 colheres de sopa de azeite, 1 cebola média, 1 colher de sopa de colorau, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Nutritiva e cheia de vitaminas, a couve é um ótimo ingrediente para incorporar no seu dia a dia. Para isso, confira também receitas de sopa de couve e receitas de couve refogada!

PARA VOCÊ