10 receitas de farofa de cuscuz que garantem um almoço delicioso

Escrito por Mariana Bianchini

Que tal aprender a preparar 10 receitas de farofa de cuscuz? A farofa é um prato típico brasileiro, presente nos mais variados cardápios de almoço por aí, e o cuscuz vem para complementar esse preparo, trazendo ainda mais sabor e textura.

Com ingredientes que você tem em casa, é possível preparar um prato fácil de fazer e muito gostoso que vai deixar todo mundo querendo mais. Veja!

1. Farofa de cuscuz com calabresa e bacon

Anote os ingredientes que compõem esta farofa e se prepare para começar a cozinhar: um gomo de linguiça calabresa picada em cubinhos, dois tomates picados sem semente, 100 g de bacon picado, uma cebola grande picada, uma cenoura média ralada, quatro colheres de sopa de manteiga ou de margarina, salsinha, cebolinha, sal, pimenta-do-reino, dentes de alho e uma receita de cuscuz pronto.

2. Farofa de cuscuz com feijão verde e abóbora

iStock

Em uma panela, aqueça duas colheres de sopa de manteiga de garrafa e acrescente a cebola roxa e dois dentes de alho para refogar. Depois, adicione uma fatia média de abóbora-moranga em cubos e a carne de sol e mexa bem enquanto cozinha. Em seguida, é hora de incrementar com o feijão verde já cozido e com o cuscuz de milho também cozido. Por último, tire do fogo e coloque o suco de um limão-taiti.

3. Farofa de cuscuz com ovos, queijo coalho e banana prata

Para começar, derreta uma colher bem generosa de manteiga em uma panela e coloque dois ovos e o cuscuz esfarelado. Em outra panela, derreta mais uma colher de manteiga e, quando estiver bem quente, jogue duas fatias grossas de queijo coalho picadas e uma banana prata em rodelas. Por último, misture o conteúdo das duas panelas e finalize com um pouquinho de coentro.

4. Farofa de cuscuz com bacon, calabresa e linguiça de peito de frango

Para essa receita, você vai precisar de 250 g de farinha de milho flocão, 250 ml de água para hidratar o cuscuz, 250 ml de água para colocar na cuscuzeira, quatro dentes de alho amassados, 200 g de bacon cortado em cubinhos, 150 g de linguiça calabresa cortada em cubinhos, 300 g de de peito de frango sem pele, um tomate médio cortado em cubinhos, 1/4 da xícara de chá de pimentão vermelho cortado em cubinhos, uma cebola média cortada em cubinhos, uma colher de café de pimenta-do-reino e meia xícara de chá de cheiro-verde.

5. Farofa de cuscuz com pimentões e ovos mexidos

Essa é uma daquelas farofas que impressionam mais que o próprio principal. Além de bonita, também é deliciosa e bastante nutritiva! Para fazê-la, separe três colheres de manteiga, duas cebolas inteiras, um pimentão verde pequeno, um pimentão vermelho pequeno, um tomate pequeno, dois ovos mexidos ou cozidos, 250 g de cuscuz, uma colher de coentro e tempero a gosto.

6. Farofa de cuscuz com bacon, ovos e presunto

Os ingredientes para essa deliciosa receita de farofa de cuscuz são, na verdade, os que estiverem sobrando na sua geladeira. Aqui, foram utilizados cuscuz hidratado e cozido, bacon, alho, cebola picada, ovos, presunto, pimentão vermelho, cebolinha, sal e pimenta. Incremente com outros itens de sua preferência!

7. Farofa de cuscuz com calabresa, bacon e frango

Aqui, 200 g de frango desfiado se unem à linguiça calabresa e ao bacon para dar um sabor incrível para esta farofa de cuscuz! Ainda, você vai utilizar também uma cebola grande, dois dentes de alho, um tomate, coentro, sal, flocos de milho, pimenta-do-reino e manteiga. Bastante simples, certo? Experimente!

8. Farofa de cuscuz com carne moída, bacon e queijo minas

Se decidir fazer essa receita, separe 500 g de farinha de milho flocada, 500 ml de água, três ovos cozidos, uma cebola média, meio pimentão vermelho, meio pimentão amarelo, um tomate pequeno, cebolinha, coentro, 300 g de carne moída, sal, pimenta, bacon e queijo minas (ou queijo coalho, se você preferir).

9. Farofa de cuscuz com linguiça calabresa, bacon e ovos

Simples de fazer, essa opção de farofa de cuscuz leva apenas duas colheres de sopa de azeite ou de óleo, uma colher de sopa de manteiga, uma linguiça calabresa em rodelas, 150 g de bacon picado em cubinhos, dois dentes de alho amassados, uma cebola média picada, dois ovos fritos, uma xícara de tempero verde, um tomate em pedacinhos e uma receita de cuscuz cozido.

10. Farofa de cuscuz com linguiça calabresa, cenoura e milho

Atenção aos ingredientes dessa receita: duas xícaras de chá de farinha flocão, uma xícara de chá de água, sal a gosto, pimenta a gosto, cheiro-verde a gosto, uma cenoura média ralada, um tomate, uma cebola média, margarina ou manteiga, 250 g de linguiça calabresa e três espigas de milho – ou uma lata de milho verde.

Se você não resiste a este ingrediente, conheça receitas variadas feitas com cuscuz e adicione-as ao seu menu! Aproveite!

PARA VOCÊ