22 receitas de farofa de ovo para acompanhar e aprimorar suas refeições

Escrito por                          

Uma boa farofinha de ovo é uma escolha de acompanhamento sempre certeira. Ela é perfeita para complementar o almoço de domingo ou para curtir naquele churrasquinho com os amigos. No dia a dia, ela te ajuda a compor refeições muito mais saborosas e especiais.

Além disso, seu passo a passo é superprático: não leva muitos ingredientes e o resultado é alcançado em poucos minutos. Se você detesta passar horas e horas na cozinha, mas não abre mão do sabor, a farofa de ovo é um prato que merece um espacinho no seu menu.

Confira 22 receitas caprichadas de farofa de ovo e escolha aquela que mais combina com você.

Receitas básicas de farofa de ovo

Foto: Reprodução / Panelaterapia

1. Farofa de ovo simples: se você gosta de praticidade quando o assunto é culinária, essa opção tem tudo para ser a escolha certa para você. O passo a passo leva cebola, azeite, manteiga, ovo, farofa pronta e cebolinha verde. Tempere com sal e pimenta à vontade.

2. Farofa de ovo com sal de bacon: o sal de bacon é um ingrediente simples, mas que faz uma boa diferença no resultado final. Para preparar, comece fritando os ovos com manteiga. Em outra panela, acrescente farinha e manteiga e mexa bem. Junte os ovos e a farinha e pronto!

3. Farofa de ovo com farinha de milho: em uma frigideira com manteiga, leve os ovos para fritar. Acrescente a farinha de milho e deixe dourar, mexendo sempre. Tempere bem e sirva em temperatura ambiente. Para um resultado mais cremoso, utilize um pouco de gordura animal.

4. Farofa de ovo com cenoura: a proposta, aqui, é acrescentar o sabor da cenoura – e de outros ingredientes – para deixar a farofa mais incrementada. Para preparar essa opção, tenha em mãos farinha de mandioca, alho, cenoura, ovo, ervilha, manteiga, pimenta-do-reino e sal.

5. Farofa de ovo com bacon: o bacon é um ingrediente que costuma agradar os mais diversos paladares. Nessa receita, ele é combinado com a cebola, com o alho, com o ovo, com a farinha de mandioca, com a manteiga, com a cebolinha e com a salsinha. O resultado é delicioso!

6. Farofa de ovo com linguiça: essa é uma opção de farofa de ovo que leva calabresa, azeite, milho e ervilha. O tempero fica por conta da pimenta, do sal e do cheiro-verde, mas você pode acrescentar os condimentos de sua preferência. Para acompanhar, prepare uma carne assada.

7. Farofa de ovo com bacon e calabresa: o primeiro passo para preparar essa farofa é fritar o bacon, a cebola e a calabresa. Depois disso, acrescente ovo cozido, azeitona e salsinha e misture todos os ingredientes. Por último, é só acrescentar a farinha, temperar e servir.

8. Farofa de ovo com linguiça e azeitona: a azeitona é uma ótima escolha de ingrediente para potencializar o sabor da farofa. Para preparar essa receita, você também vai precisar de farinha de mandioca, manteiga, cebola, calabresa, ovo e sal. Muito sabor e praticidade juntos!

9. Farofa de ovo com milho e azeitona: em uma panela, doure a cebola, o ovo, a azeitona, o milho e a farofa. Misture bem todos os ingredientes e acrescente cebolinha e salsinha para finalizar. Caso você prefira uma farofa mais molhadinha, acrescente manteiga na mistura.

10. Farofa de ovo com ervilha e azeitona: para reproduzir essa receita na sua casa, você vai precisar de calabresa, ervilha, ovo, azeitona e farinha. O tempero fica por conta do azeite, do sal, da pimenta e das ervas frescas. Em meia hora, a farofa fica pronta para ser apreciada!

11. Farofa de ovo com azeitona e passas: essa é outra opção deliciosa de farofa que leva azeitona. Comece o preparo refogando a cebola, o alho, a azeitona e o bacon. Acrescente o ovo, tempere e mexa bem. Por último, coloque a farinha, a uva passa e o cheiro-verde.

Receitas especiais de farofa de ovo

Foto: Reprodução / Na cozinha da poly

12. Farofa de ovo mineira: essa receita leva moela, bacon, linguiça, pimentão, banana, uva passa, ovo e farinha de mandioca. Refogue todos os ingredientes em uma panela, mexendo sempre. Misture tudo e monte a farofa, utilizando ovo cozido para decorar. Saboreie sem dó!

13. Farofa de ovo nordestina: esse passo a passo te ensina a preparar uma versão superespecial de farofa de ovo. Farinha nordestina, pimentão, azeitona, ovo, cebola e alho são os ingredientes que compõem o prato. Tempere com bastante cheiro-verde, sal e pimenta.

14. Farofa de ovo incrementada: a sugestão, aqui, é combinar o sabor da farofa com bacon, linguiça e vegetais. Apesar de contar com uma quantidade considerável de ingredientes, o preparo dessa farofa é bem simples. Não deixe de testar essa maravilha na sua casa!

15. Farofa de ovo cremosa: para o preparo dessa farofa com gostinho de comida caseira, você vai precisar dos seguintes ingredientes: cebola, azeite, manteiga, ovo, linguiça e farofa de milho. Para temperar, use sal, pimenta-do-reino, cheiro-verde e outros ingredientes que gostar.

16. Farofa de ovo fria: comece ralando os ingredientes e os misture bem. Adicione a farinha de mandioca e os temperos – a receita sugere o uso de cheiro-verde, sal, pimenta-do-reino e chimichurri. Finalize com azeite e suco de limão e leve para a geladeira, para servir geladinha.

17. Farofa de ovo crua: essa é uma opção diferente e superprática, pois não precisa ir ao fogo. Tudo o que você precisa fazer é picar os ingredientes e misturar, acrescentando a farinha por último. Tempere com limão para um gostinho especial e aproveite sem moderação!

18. Farofa de banana com ovo: se você gosta de banana, vai amar essa receitinha especial de farofa de ovo. Ela combina os sabores marcantes do bacon, da farinha, da cebola, do alho, da manteiga, do ovo, da banana e do azeite. O tempero, aqui, pode ser mais ameno e equilibrado.

19. Farofa de cuscuz com ovo: o cuscuz é um prato muito famoso na região do nordeste do nosso país e tem um sabor inesquecível. Para preparar essa receita, você só vai precisar de ovo, banana prata, queijo coalho e do cuscuz. Se você nunca provou esse sabor, a hora é agora!

20. Farofa de ovo com passas e nozes: esse passo a passo reúne vários ingredientes interessantes e que harmonizam muito bem entre si. Para reproduzir essa farofa superincrementada, tenha em mãos ovo, cebola, farinha, ameixa, azeitona, nozes e uva passa.

21. Farofa de ovo com cebola caramelizada: a cebola caramelizada, aqui, dá um toque diferente ao prato, que fica mais saboroso e charmoso. Para preparar, é só refogar a cebola no óleo, juntar a manteiga e os ovos e mexer bem. Acrescente a farinha por último e pronto!

22. Farofa de ovo integral: essa é uma opção mais saudável de farofa, ideal para quem está buscando uma vida mais saudável. O passo a passo leva farelo de aveia no lugar da farinha tradicional. Separe também cenoura, azeitona, uva passa, cebola, ovo e alho.

A farofa de ovo é uma receita que reúne tudo o que há de melhor: versatilidade, praticidade e sabor. Ela pode ser servida em ocasiões especiais ou incorporada nas refeições do dia a dia – seja lá qual for o momento, ela sempre cai bem! Para acompanhar a farofa e compor um banquete impecável, confira também essas receitas de costela no bafo e pudim gelado.

PARA VOCÊ