52 receitas de fettuccine com várias opções de molhos de cair o queixo

Escrito por                          

O fettuccine é um prato típico italiano, uma verdadeira macarronada feita com uma massa um pouco mais grossa que o tradicional espaguete. Para montar essa delícia, você pode usar os mais diversos tipos de acompanhamentos: vegetarianos, peixes, frutos do mar, carnes vermelhas e frango.

Tudo isso sempre acompanhado de um bom vinho da sua preferência em um jantar muito especial que você pode fazer para a sua amada ou amado, ou até mesmo para toda a família.

Aprenda abaixo várias receitas de fettuccine e se torne um verdadeiro mestre da culinária italiana.

Fettuccine vegetariano

Foto: Reprodução / Diga Maria

1. Fettuccine com queijo canastra: receita muito gostosa para você preparar em um jantar especial com a pessoa amada. Vai precisar de ingredientes como o creme de leite fresco, o queijo canastra, parmesão ralado e sal para polvilhar no final. Muito simples de ser feita, rápida e uma verdadeira delícia.

2. Fettuccine com funghi porcini: prato delicioso feito com porcini para você que gosta de comidas com sabores exóticos. Para montar essa maravilha da gastronomia, você vai precisar de caldo de legumes, funghi porcini secchi, alho poró, alho comum, azeite de oliva, pimenta do reino e sal para temperar bem.

3. Fettuccine com abobrinha e molho de iogurte: receita super apetitosa e bem nutritiva para você que gosta de comer bem e com muito sabor. Você vai usar abobrinha, tomate cereja, iogurte natural, raspas de casca de limão, suco de limão, azeite de oliva, mel, sal, pimenta do reino, folhas de manjericão e um ramo de alecrim.

4. Fettuccine ao gorgonzola: mais uma oportunidade bem simples de fazer essa delícia italiana, agora com todo o sabor de um dos queijos mais gostosos existentes em todo o mundo. Para montar esse prato, você vai usar creme de leite, manteiga, queijo gorgonzola, noz moscada, sal, tomate e folhas de manjericão.

5. Fettuccine tricolor: uma receita bem nutritiva e muito gostosa. Você vai precisar de ingredientes como a cenoura, abobrinha, manteiga, sal, pimenta e azeite de oliva. O prato fica bem colorido e é super simples de ser preparado, ideal para um jantar especial ou até mesmo para um almoço de família no final de semana.

6. Fettuccine com cogumelos frescos: se você gosta de cogumelos, essa receita foi feita para agradar o seu paladar. Ela usa Paris e Shitake, além de outros ingredientes como o molho shoyu, alho, manteiga sem sal, óleo de gergelim, sal e pimenta do reino para deixar o prato super temperado e simplesmente delicioso.

7. Fettuccine com sálvia e limão siciliano: receita bem simples que você vai aprender a fazer rapidamente, vai precisar apenas de folhas de sálvia, suco de limão siciliano, manteiga sem sal, vinho Marsala seco, flor de sal, pimenta do reino moída e queijo Pecorino ralado na hora. O sabor é sem igual, vale muito a pena experimentar.

8. Fettuccine com noz moscada: receita que você vai fazer e depois de pronta é só devorar tudo e não deixar nada para contar história, o melhor de tudo é que ela é super simples e rápida de ser preparada, vai precisar apenas de creme de leite fresco, manteiga, queijo parmesão ralado, noz moscada ralada e sal.

9. Fettuccine refogado de abobrinhas: receita bastante saborosa, que usa poucos ingredientes e bem fácil de ser feita. Você vai precisar apenas de um refogado de abobrinha, castanhas do Pará raladas, cebolinha verde picada e pimenta do reino moída. Tudo bem tranquilo de ser feito e espetacularmente apetitoso.

10. Fettucine de cenoura ao pesto: prato muito gostoso e que tem uma linda apresentação por conta da cor forte da cenoura em contato com o macarrão. Você vai precisar de ingredientes como as folhas de manjericão bem lavadas, azeite de oliva extra virgem, amêndoas sem pele, queijo pecorino ou parmesão ralado, alho e sal.

11. Fettuccine integral de abobrinha: nessa receita, você vai precisar fazer duas preparações importantes, a primeira com a massa integral que é feita de farinha de trigo integral, ovos e sal e a outra que é o molho feito com abobrinha, manteiga, queijo mascarpone, parmesão ralado, creme de leite fresco, sal, pimenta do reino e cebolinha.

12. Fettuccine com cogumelos: receita muito gostosa com diversos tipos de cogumelos para você que gosta dessa deliciosa iguaria. Vai usar o shitake, Paris e portobello, além deles o prato também leva azeite de oliva, cebola, alho, vinho branco seco, creme de cebola, caldo de carne, salsinha, sal pimenta branca e manteiga.

13. Fettuccine com amêndoas: uma preparação extremamente deliciosa, recheada de sabores diferentes que quando juntam na boca provocam uma explosão gustativa. Você vai usar amêndoas, alho, folhas de manjericão fresco, queijo parmesão ralado ou pecorino, azeite de oliva extra virgem, tomates, sal e pimenta do reino moída.

14. Fettuccine com alho poró e salsão: prato super bem temperado e muito simples de ser feito, você vai precisar apenas de ingredientes como o salsão, alho poró, manteiga, creme de leite, queijo parmesão ralado, sal, pimenta do reino e noz moscada. Esse prato servido em um jantar é um convite ao bom gosto.

15. Fettuccine com azeitonas pretas: receita deliciosa e incrivelmente simples, você não vai nem acreditar quando souber os ingredientes que vão nela. Além do macarrão, você vai usar somente um pesto de pimentão vermelho super fácil de ser preparado e as azeitonas pretas, nada mais do que isso e fica simplesmente sensacional.

16. Fettuccine de alcachofras: prato encorpado, com bastantes ingredientes e muito sabor para você ter uma experiência gastronômica de primeira qualidade. Vai precisar de alcachofras, pimentão vermelho, tomates, cebola, folhas de manjericão fresco, sal, pimenta moída, azeite de oliva e queijo pecorino ralado.

17. Fettuccine aos quatro queijos: receita muito gostosa com um molho que vai ser feito de acordo com a sua preferência. Usam-se quatro queijos, mas quais são é uma decisão completamente do cozinheiro. Pode ser parmesão, mussarela, prato, gorgonzola, catupiry, provolone ou qualquer outro que você quiser.

18. Fettuccine de manjericão com azeitonas: opção também muito saborosa e relativamente fácil de ser preparada. Você vai precisar apenas de molho de azeitonas, tomates, alho, cebola, azeite de oliva extra virgem, folhas de manjericão fresco e queijo parmesão que vai finalizar o prato com um sabor bem especial.

19. Fettuccine ao molho de brócolis: prato bem apetitoso para quem gosta de brócolis, ideal para um jantar romântico em uma noite fria e regada a bons vinhos. Você vai usar ramos e talos de brócolis, creme de leite fresco, parmesão ralado, vinagre de champanhe, folhas de ramos de tomilho fresco, ovo orgânico, manteiga sem sal, sal e pimenta do reino.

20. Fettuccine com tomate seco, amêndoa e salsa: receita simplesmente sensacional com sabores especiais e exóticos. Você vai precisar de ingredientes como as amêndoas torradas e sem pele, tomate seco, salsa fresca sem talos, queijo pecorino ralado, alho sem o miolo, flor de sal, pimenta do reino e azeite de oliva.

21. Fettuccine verde com vegetais: agora é hora de aprender a fazer um prato bem colorido e muito nutritivo. Você vai usar apenas azeite de oliva, cebola, alho, pimentão vermelho, abobrinha, berinjela, sal, pimenta, tomilho limão, folhas frescas de manjericão e outras ervas da sua preferência, além de azeitonas pretas para finalizar.

22. Fettuccine de abobrinha: que tal essa opção você fazer em um jantar especial com a família, amigos, ou em uma situação mais romântica? Você vai precisar de ingredientes como a abobrinha, alho, pimenta calabresa seca, pimenta do reino preta e branca, sal, ricota de búfala, queijo parmesão ralado e outros.

23. Fettuccine com gergelim: receita super simples e que você vai fazer em apenas poucos minutos. Vai precisar somente de alho, óleo de soja, óleo de gergelim, cebola, folhas de acelga, cenouras, molho shoyu, farinha de trigo e os grãos de gergelim torrado para finalizar. Fica muito gostoso, você vai adorar.

24. Fettuccine com creme de leite: prato bem gostoso e muito fácil de ser preparado. Você vai precisar apenas de ingredientes como manteiga, pimenta, noz moscada, sal, creme de leite e queijo ralado. Um prato super simples de ser feito e bastante apetitoso, ainda mais se acompanhado de um bom vinho.

25. Fettuccine com pimenta verde: outra receita que usa poucos ingredientes e também é super simples de ser feita, você vai precisar apenas de manteiga, creme de leite fresco, noz moscada, queijo Parmigiano Reggiano e pimenta verde moída. Ideal para preparar em um jantar super especial com a pessoa amada.

Fettuccine com peixes e frutos do mar

Foto: Reprodução / Receitas para a Felicidade

26. Fettuccine com atum: os frutos do mar combinam muito bem com esse tipo de massa, ainda mais quando o molho é bem feito e os ingredientes certos são escolhidos. Para esse, por exemplo, você vai usar manteiga, pimenta do reino moída, bife de atum, suco de limão, vinagre balsâmico, beterraba e temperos.

27. Fettuccine com camarão e tomate: o camarão é um dos frutos do mar que mais combinam com esse tipo de massa, existem diversas receitas que você vai poder fazer. Essa, por exemplo, é com azeite de oliva, alho, flocos de malagueta, pasta de tomate, tomate cereja vermelho e amarelo, vinho, miolo de camarão, manteiga sem sal e temperos.

28. Fettuccine de salmão cremoso: o salmão é outra combinação preciosa com essa deliciosa massa italiana. Você vai usar ingredientes como o filé de salmão, manteiga, vinho branco seco, alho, creme de leite fresco, tomilho, cebolinha, sal, pimenta do reino e outros temperos que queira colocar. Fica divinamente maravilhoso.

29. Fettuccine de camarão com coentro: mais uma receita com camarão, só que agora bem temperado com uma das folhas que mais combinam com o sabor desse precioso fruto do mar. Você vai precisar de manteiga sem sal, alho, miolo de camarão, coentros, flocos de malagueta, raspas de limão e sal marinho tradicional.

30. Fettuccine com lagostim: receita relativamente simples feitas com lagostim para você que adorar comer esse fruto do mar simplesmente maravilhoso. Você vai usar apenas o lagostim, manteiga, alho, salsinha picada, sal, pimenta do reino e creme de leite fresco. Fica realmente muito bom, você vai adorar.

31. Fettuccine com mexilhões: agora é hora de aprender a fazer uma receita para quem é fã de mexilhões, você vai precisar de tomate, cebola roxa, alho, suco de tomate, vinho branco seco, lemon pepper, azeite de oliva extra virgem, sal, folhas de manjericão fresco e salsa fresca, além dos mexilhões muito bem lavados e com casca.

32. Fettuccine com filé de sardinha: um dos peixes mais consumidos no Brasil não poderia ficar de fora dessa deliciosa lista. Para fazer o macarrão com sardinha, você vai usar tomates, cebola, alho, azeite de oliva extra virgem e queijo parmesão em lascas. Simples de ser feito e muito apetitoso, pode confiar.

33. Fettuccine com salmão teriyaki: receita muito saborosa, recheada de temperos e um belo de um lombo de salmão para você que ama essa carne super gostosa e nutritiva. Vai precisar de gengibre fresco, alho, molho shoyu, maple syrup, azeite de oliva, vinagre balsâmico, sal, pimenta preta, brócolis, cenoura,a lho francês e cogumelos.

34. Fettuccine de camarão com manjericão: mais uma oportunidade de fazer aquela deliciosa massa com muito camarão, sabor e alegria. Ideal para um almoço ou jantar especial com as pessoas que ama, ou até mesmo para uma reunião de trabalho. Você vai usar o manjericão para dar um tempero especial ao prato.

35. Fettuccine de bacalhau: agora chegou a vez do bacalhau para quem não acreditava que ele iria aparecer. Você vai precisar de ingredientes como o tomate comum, tomate seco, brócolis, azeite de oliva, alho, azeitonas pretas sem caroço, além do bacalhau em lascas e dessalgado e o do macarrão super bem cozido.

Fettuccine de frango

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

36. Fettuccine Alfredo: uma receita mega tradicional que é muito feita no Brasil, principalmente em restaurantes da chamada alta gastronomia. Você vai usar apenas a massa do macarrão, cebola picadinha, alho também bem picado, creme de leite, manteiga, peito de frango fininho, queijo parmesão ralado, sal e pimenta do reino.

37. Fettuccine com molho de frango: ideia super simples para você fazer rapidamente em um almoço de domingo com toda a família. Vai precisar de alho poró, peito de frango, manteiga, tomilho, vinho branco, sal, pimenta, limão siciliano, creme de leite e a massa para o macarrão. Fica simplesmente sensacional.

38. Fettuccine com ragu de frango: prato bem apetitoso e relativamente simples de ser preparado, você vai usar apenas cebola, alho, carne de frango, tomate italiano bem maduro, água aromatizada, vinho tinto Cabernet, caldo de legumes, vinagre balsâmico, pimenta dedo-de-moça, azeite de oliva, bouquet garni, sal e pimenta do reino.

39. Fettuccine cremoso com frango: mais uma receita do tradicional Alfredo só que agora com outros ingredientes para você diferenciar um pouco os pratos preparados na sua casa. Vai precisar de peito de frango desossado, manteiga sem sal, cebola, alho, champignon, cream cheese, creme de leite fresco, parmesão ralado, leite e temperos.

40. Fettuccine com frango e aspargos: essa receita necessita de duas preparações para ficar pronta corretamente. Primeiro o frango que precisa ser cozido e desfiado com alho, sal e vinho branco, depois o macarrão em si com aspargos, creme de leite, requeijão cremoso, cebola, manteiga, sal, noz moscada, cebolinha e queijo parmesão ralado.

41. Fettuccine com molho de frango com tomate: opção muito gostosa e que também necessita de duas preparações. O molho de frango que é feito com molho de tomate, caldo de legumes ou de galinha, bacon, limão, cebola, alho, sálvia, alecrim, folhas de louro e temperos. O macarrão é com alcachofra em conserva, parmesão ralado e outros ingredientes.

Fettuccine com outras carnes

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

42. Fettuccine alla matriciana: agora é hora de aprender a fazer uma receita bem diferente, típica italiana e com ingredientes que você não vai ter muita facilidade para encontrar, só que de tão gostosa que merece o investimento de tempo e dinheiro. Você vai usar a guaciale, uma espécie de defumado delicioso que combina perfeitamente com a massa.

43. Fettuccine de pupunha à carbonara: claro que o bacon não poderia ficar de fora em uma receita com toques brasileiros, já que esse defumado é o mais amado do Brasil. Você vai precisar de palmito pupunha, queijo grana padano, ciboulette, creme de leite fresco, gemas de ovo, sal e pimenta do reino.

44. Fettuccine de papoila e presunto: receita bem gostosa, feita com muitos ingredientes e temperos saborosos para agradar ao seu paladar. Vai ser preciso utilizar a manteiga sem sal, o azeite de oliva, chalotas, sal, pimenta, vinho branco, natas, presunto em fatias, queijo parmesão ralado, sumo e raspas de limão e salsa picada.

45. Fettuccine com ragu de carnes: um macarrão feito com filé mignon e outras carnes para você que adora um prato bem apetitoso. Vai precisar de linguiça toscana, cebola, vinho madeira ou tinto, margarina, farinha de trigo, água, caldo de carne, molho shoyu, molho de tomate, parmesão ralado e folhas de manjericão.

46. Fettuccine ao ragu de linguiça: mais uma receita com linguiça só que agora ela sendo o ingrediente principal do prato. Você vai usar a crua, sem ser defumada, com tomate cereja, vinho tinto, figos secos, cebola, pimenta calabresa, sal e azeite de oliva. Simples de ser feito, com poucos ingredientes e muito bom.

47. Fettuccine alla carbonara: outra ideia muito simples e fácil de ser preparada que usa seis ingredientes, nada mais do que isso e é bem italiana. Você vai precisar somente da massa do macarrão, bacon picado, gemas de ovo, queijo parmesão ralado, sal e pimenta do reino para temperar essa deliciosa carbonara.

48. Fetttuccine com bacon: mais uma receita com bacon para você que adora esse defumado que é uma verdadeira paixão nacional. Você vai precisar de ingredientes como a manteiga, alho, natas, sal, pimenta, noz moscada, ervilhas cozidas ou congeladas, salsa, e queijo parmesão ralado para finalizar o prato.

49. Fettuccine de linguiça com erva doce: a linguiça é outro tipo de carne que combina muito bem com essa deliciosa massa típica italiana. Você vai usar nessa receita o tomate, cebola, vinho branco, polpa de tomate, erva doce fresca ou seca e o macarrão. Muito simples de ser feito e extremamente maravilhoso.

50. Fettuccine toscano: mais uma receita com linguiça, só que agora com uma típica da região da Toscana, um dos lugares mais lindos da Itália e de toda a Europa. Você vai usar bacon, linguiça toscana, cebola, alho, tomates, sal, pimenta calabresa, açúcar, folhas de louro, caldo de carne alcaparras, folhas de manjericão e queijo parmesão ralado.

51. Fettuccine com carre de cordeiro: uma receita muito gostosa para quem aprecia a exótica carne de cordeiro. Você vai primeiro precisar prepará-la com sal, azeite de oliva, alho, tomilho, alecrim, vinagre balsâmico, mel e hortelã. Depois vem o macarrão com sal, aspargos, cebolinha, tomate cereja, azeite de oliva, hortelã, alho e queijo parmesão ralado.

52. Fettuccine à Parisiense: uma preparação muito gostosa e que usa um dos defumados mais gostosos que você vai encontrar na parte de frios de um supermercado comum no Brasil. Você vai precisar de massa para o macarrão, presunto cozido fatiado, ervilha e um molho branco especial que vai dar toda a cremosidade ao prato.

Agora que você aprendeu a fazer essa deliciosa receita italiana, é hora de colocar a prática para funcionar e começar a experimentar esses pratos maravilhosos de fettuccine na sua cozinha. Que tal contar essa novidades para os seus amigos e amigas? Compartilhe este texto nas suas redes sociais e já combinem o próximo evento.

PARA VOCÊ