12 receitas de filé aperitivo que vão deixar todo mundo salivando

Escrito por Luiz Filipe Santos

O filé é uma tipo de carne que funciona bem para as refeições do dia a dia, mas também é muito utilizado como forma de petisco, fazendo sucesso nos bares e restaurantes. O corte usado para servi-lo como aperitivo geralmente é o de tiras!

A carne pode ter muitos acompanhamentos quando preparada para petiscar – como pães, molhos e torradas -, é uma ótima opção para acompanhar a cervejinha do final de semana e vai deixar seus momentos de descontração ainda mais gostosos.

Confira uma seleção de receitas de filé aperitivo que vão te deixar salivando:

1. Filé à parmegiana aperitivo

Foto: Reprodução / BRISANDO NA COZINHA

Essa receita traz o filé mignon como ingrediente principal. A carne é cortada em pedaços, temperada com sal e pimenta-do-reino e, depois, empanada com farinha de trigo, ovo e farinha de rosca temperada com queijo parmesão e manjericão desidratado. O preparo consiste em fritar a carne e, então, adicionar queijo mussarela e molho de tomate, levando a mistura ao forno. A dica é servir quentinho e com folhas de manjericão, que dão um toque especial!

2. Filé mignon ao molho de gorgonzola

Foto: Reprodução / GORDELÍCIAS

O primeiro passo dessa versão de filé mignon aperitivo consiste em cortar a carne em tirinhas. Depois, ela é refogada na manteiga com cebola e temperada com shoyu, sal e pimenta. A combinação do creme de leite com o queijo gorgonzola, então, é adicionada ao preparo e é possível utilizar whiskey para flambar, deixando o prato com ainda mais sabor. O aperitivo pode ser servido com pães e é uma ótima opção para fazer em uma reunião com os amigos!

3. Filé aperitivo com cachaça

Foto: Reprodução / AROMAS E SABORES

O ingrediente que dá o diferencial de sabor a essa versão de filé aperitivo é a cachaça. A carne é cortada em cubos e temperada com sal e pimenta-do-reino, cozida e, depois, deve-se acrescentar a mistura de cebola refogada com cachaça e shoyu. O resultado é surpreendente e a sugestão é servir com pães!

4. Iscas de filé mignon ao creme

Foto: Reprodução / PANELATERAPIA

Essa receita de petisco de carne é feita cortando o filé mignon em tiras e refogando-as com azeite, manteiga, alho picadinho, shoyu, vinagre balsâmico e creme de ricota. O preparo é rápido e a finalização é feita com ervas secas. Essa é uma opção que pode ser feita rapidamente e que vai deixar todos com gostinho de quero mais!

5. Tiras de filé com chimichurri

Foto: Reprodução / MAROLA COM CARAMBOLA

Essa receita de filé aperitivo utiliza o contrafilé como ingrediente principal. A carne é cortada em tiras, temperada com chimichurri e sal e frita em óleo na frigideira. O pão que acompanha o prato é assado com o molho chimichurri. Esse é um prato gostoso, que vai fazer sucesso na sua cozinha!

6. Picanha para aperitivo

Foto: Reprodução / FIGOS & FUNGHIS

Aqui, o filé aperitivo é feito com picanha, ingrediente adorado pelos brasileiros. A carne é cortada em fatias finas e temperada com sal grosso. A picanha, então, é refogada com manteiga, alho e azeite. A finalização é feita com pimenta e a sugestão é servir acompanhado com pão. Uma dica é também utilizar as sobras de carne de um churrasco, por exemplo.

7. Fraldinha na frigideira

Foto: Reprodução / SEM MEDIDA

Essa é uma receita de fraldinha que pode ser servida como aperitivo e que fará sucesso na sua mesa. O tempero é feito com sal a gosto e azeite. O preparo é feito colocando a carne em um espeto e levando-a para a frigideira. É uma opção que funciona bem para acompanhar uma cervejinha gelada e a sugestão é servir o prato ao lado de vegetais variados.

8. Tiras de filé mignon com champignon

A carne utilizada nessa versão de aperitivo é o filé mignon, que é cortado em tiras e temperado com sal e pimenta-do-reino. O preparo da carne é feito na frigideira com manteiga e azeite. O molho leva cebola, caldo de carne, vinho madeira, amido de milho e champignon. A dica é servir com fatias de pão francês!

9. Cordão de filé mignon acebolado

Essa versão de petisco é feita com o cordão de filé mignon e temperado com sal e pimenta. A carne é refogada na frigideira com óleo, manteiga, cebola e molho inglês. É uma versão simples e que fica deliciosa para servir para a família nos momentos descontraídos.

10. Contra filé ao molho de Guinness

Essa receita de filé aperitivo conta com a cerveja tradicional irlandesa Guiness, que dá um sabor diferente ao preparo. A carne é feita na frigideira com a bebida, ketchup, mostarda escura, mel, cebola, sal e pimenta. A textura desse prato é incrível e essa é uma opção deliciosa, que vai fazer você querer repetir a receita todos os dias!

11. Petisco de bife acebolado

Esse petisco de bife acebolado é feito com alcatra em tiras, shoyu, amido de milho, sal, pimenta, cebola cortada e cream cheese. A sugestão é apresentar acompanhado de pedaços de pão, que harmonizam bem com o preparo. O prato pode funcionar bem para servir com um bom vinho e vai te deixar com água na boca!

12. Tiras de filé com tomate

Aqui, o filé mignon aperitivo é cortado em tiras, temperado com sal e pimenta e cozido em uma panela com azeite, tomate e alho. A finalização é feita com salsinha e cebolinha. Esse prato é uma opção que vai trazer o sabor da comida de boteco para a sua mesa!

Essas receitas provam como o filé aperitivo pode ser servido de diversas formas, mostrando seu sabor e textura marcantes. É um preparo fácil e que agrada a todos, tornando suas refeições ainda mais deliciosas. Experimente e adicione essas maneiras de servir a carne ao seu cardápio culinário!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS