Receitas de fios de ovos para inovar no uso desse ingrediente versátil

Escrito por                          

De origem portuguesa, os fios de ovos são feitos com gemas, água e açúcar. Com um passo a passo simples, esse é um item que pode decorar e agregar sabor as mais variadas sobremesas. Tanta é sua versatilidade, que esse doce ultrapassou continentes e também faz muito sucesso na Tailândia.

Como fazer fios de ovos

iStock

Fazer esse doce em casa é uma tarefa bem simples, só é preciso ter um pouquinho de paciência. Dá só uma olhada nessa receita:

Ingredientes

  • 500 ml de água
  • 500 g de açúcar
  • 18 gemas peneiradas

Como fazer

  1. Coloque a água e o açúcar em uma panela e leve ao fogo. Espere a temperatura chegar a 103ºC;
  2. Coloque as gemas em um funil e vá despejando-as na calda de água com açúcar em círculos. Espere cozinhar por 1 minuto;
  3. Retire os fios da panela com o auxílio de uma escumadeira e coloque-os em uma peneira;
  4. Pingue ou borrife algumas gotas de água sobre os fios para que eles fiquem soltos.

Caso você queira uma grande quantidade de fios de ovos, deixe reservado 200 ml de água para afinar a calda. Assim, você pode colocar mais gemas na panela.

Outras receitas de fios de ovos

Antes de testar a receita acima, você pode conferir outras opções e também doces que levam esse item. Assim, é possível saborear ao máximo o sabor dos fios de ovos.

Bolo de nozes com fios de ovos

Nessa receita, os fios de ovos também são feito com gemas, água e açúcar. Porém, há outro ingrediente que faz a diferença no sabor final: essência de baunilha. Além disso, você confere o passo a passo de um delicioso bolo de nozes. É como cobertura dele que os fios de ovos entram em cena depois de prontos.

Bolo Marta Rocha com fios de ovos

Se você está procurando por uma sobremesa caprichada que conta com fios de ovos, essa pode ser a opção ideal. Esse tradicional sabor de bolo conta com três camadas de recheio: uma de doce de ovos e nozes, outra de suspiro e a última de ameixa. Para a cobertura, merengue suíço e fios de ovos dão o toque final.

Encharcada de fios de ovos

Feita apenas com gemas, ovos inteiros, açúcar e água, essa é uma sobremesa típica portuguesa. O preparo é simples: começa com os ingredientes sendo levados ao fogo em uma panela e termina com o doce sendo assado. Em poucos instantes seu doce estará prontinho para o consumo.

Bolo branco com fios de ovos

Um bolinho branco pode ficar muito mais gostoso se contar com recheios e cobertura. O primeiro recheio fica por conta de baba de moça, já o segundo leva um strogonoff de nozes. E para a cobertura uma deliciosa mistura com marshmallow, nozes e fios de ovos. O resultado é tão gostoso, que será difícil comer apenas um pedaço.

Bolo de laranja amanteigado com fios de ovos

Massa amanteigada já é uma delícia, se ela for aromatizada com laranja e coberta com fios de ovos, melhor ainda. Essa é uma ótima ideia para deixar aquele bolo simples com um toque especial. Por isso, é uma opção que cai bem tanto naquele café da tarde descompromissado, como para sobremesa.

Agora que você já aprendeu a fazer fios de ovos e até mesmo algumas sobremesas que contam com esse item, que tal conferir receitas com clara de ovo? Assim, você evita o desperdício e pode se deliciar com novos sabores.

PARA VOCÊ