11 receitas de frango ao molho branco para provar essa ótima combinação

Escrito por Luiz Filipe Santos

O frango ao molho branco é um prato que alia o sabor incrível do molho, geralmente feito a base de leite e farinha ou creme de leite, com a textura inconfundível da carne. É um preparo que pode ser incrementado com queijos e vegetais, como o parmesão e o brócolis, além de funcionar bem tanto para as refeições cotidianas quanto para as mais especiais.

A junção do frango com o molho branco também pode ser utilizada para compor outros pratos, como massas e tortas. O gratinado também é uma opção deliciosa que leva essa combinação e vai te encantar. Confira uma seleção de receitas variadas de frango ao molho branco e se surpreenda com esse preparo apetitoso:

1. Frango ao molho branco simples

Essa receita traz o frango ao molho branco preparado para compor recheios diversos. O molho bechamel da receita é feito de azeite, cebola, louro, farinha de trigo, leite, sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. O frango é cozido, desfiado e combinado com cheiro-verde, salsinha, cebolinha e o molho. A finalização é feita com o caldo de cozimento do próprio frango e o resultado é um recheio fácil de fazer e delicioso!

2. Frango ao molho branco básico

O frango dessa receita é temperado com caldo de frango pronto amassado e pimenta-do-reino. O preparo da carne é feito em uma frigideira com margarina ou manteiga. Depois de frito, o frango é combinado com um molho branco composto de manteiga, farinha de trigo, sal, leite e pimenta. A finalização fica por conta do queijo mussarela ralado. É uma ótima opção pra servir para a família nos dias mais corridos, pela rapidez e gostinho inconfundível!

3. Frango ao molho branco com presunto e mussarela

O preparo dessa receita traz um frango feito com azeite, cebola, alho, sal e tempero pronto. O diferencial do molho branco dessa versão é que ele é composto por amido de milho, leite, manteiga, cebola, noz-moscada e sal. A montagem é realizada colocando a carne em uma travessa, depois presunto, queijo mussarela, o molho e queijo parmesão ralado. Para finalizar, deve-se adicionar orégano e levar ao forno para gratinar.

4. Frango ao molho branco com brócolis

O molho branco dessa receita é feito com cebola, manteiga, leite, farinha de trigo, louro, sal, noz-moscada e pimenta-do-reino. O tempero do frango é um destaque do prato e fica por conta do suco de limão, da pimenta, do alho e do sal. A carne é refogada, combinada com o brócolis cozido e levada para o forno com o molho e queijo parmesão ralado.

5. Medalhão de frango ao molho branco

Essa versão traz o frango preparado como medalhão. Os cubos da carne são temperados com sal, pimenta, curry e cheiro-verde e enrolados nas fatias de bacon. O frango é assado até ficar douradinho e então combinado com o molho feito à base de creme de leite, molho de tomate, alho e manteiga. A dica é servir com uma salada verde.

6. Filé de frango ao molho branco cremoso

O tempero especial do frango dessa receita dá um sabor especial ao prato e é feito com açafrão, manjericão e sal. A carne é colocada em uma travessa e combinada com cebola, alho, requeijão, creme de leite e molho de tomate. A última camada do prato fica por conta das fatias de queijo mussarela e, por fim, ele é levado para o forno até dourar. A sugestão é acompanhar com arroz.

7. Frango empanado com recheio de molho branco

Foto: iStock

O molho bechamel utilizado para rechear o frango dessa receita é feito com azeite, cebola picada, farinha de trigo, leite, sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. O frango é temperado e coberto por farinha de trigo. A montagem é feita com dois filés da carne recheados, uma fatia de mussarela e o molho. Para empanar deve-se passar o frango na farinha de trigo, no ovo e na farinha de rosca. Depois de fritar, a dica é servir com maionese verde!

8. Macarrão com frango ao molho branco e legumes

Para compor o molho branco dessa receita é preciso utilizar louro, manteiga, farinha de trigo, leite, noz-moscada e cebola. O frango é cozido, desfiado e misturado com tomate, cebola, milho, ervilha, alho, sal, extrato de tomate, azeitona, salsinha e cebolinha. A montagem é feita colocando o macarrão já cozido em uma travessa, depois o recheio de frango, o molho e o queijo mussarela picado. A finalização do prato é realizada no forno.

9. Linguine com frango ao molho branco

O frango dessa receita é temperado com sal e pimenta e levado para fritar na manteiga até dourar. O creme de leite é combinado com alho para compor o molho, que é reunido com a carne já pronta e queijo parmesão. O linguine é cozido e misturado com o preparo do frango. A finalização fica por conta do queijo parmesão ralado e da pimenta preta moída na hora. É uma versão prática e gostosa!

10. Gratinado de batata e frango ao molho branco

O prato que resulta dessa receita é bem completo e saboroso. As rodelas de batata são cozidas em água por cerca de dois minutos e o frango desfiado é preparado com azeite, sal, cebola, tomate e alho. O molho branco leva manteiga, farinha de trigo, leite, sal e noz-moscada. Para realizar a montagem é preciso intercalar camadas de batata, molho e recheio de frango. O queijo parmesão ralado é utilizado para finalizar o prato, que é levado para assar por cerca de quarenta minutos.

11. Torta de frango ao molho branco

Essa é uma receita ideal para quem quer inovar na cozinha. A massa da torta é composta por farinha de trigo, sal, manteiga e água gelada. O recheio leva, azeite, cebola, tomate pelado, creme de leite fresco, cheiro-verde, milho, ervilha e fécula de batata, além do frango desfiado. O molho bechamel é feito com manteiga, farinha, leite, sal, noz-moscada e pimenta preta. A torta é montada com massa por baixo, recheio, molho e massa por cima. Asse até dourar!

O frango ao molho branco é um preparo que precisa fazer parte do seu cardápio culinário por ser versátil e combinar com ingredientes variados, como o macarrão e os embutidos. Também é uma boa pedida para utilizar como prato principal, já que agrada vários paladares e funciona bem para variar nas refeições do dia a dia. Veja também essas receitas de camarão e macarrão ao molho branco!

PARA VOCÊ