7 receitas de frango atropelado para incrementar seu churrasco

Escrito por Mariana Bianchini

O frango atropelado leva esse nome engraçado pelo seu formato e modo de preparo: a ave deve ser aberta no peito e achatada. As receitas de frango atropelado são ótimas opções para servir em um churrasco especial ou em um almoço de domingo!

Aprenda agora mesmo sete receitas diferentes que se destacam pelo sabor e também pelo visual – e decida qual delas deseja preparar.

1. Frango atropelado com tempero de lemon pepper

Esse é um frango atropelado recheado! Primeiro, aprenda a desossar e a abrir o frango. Em seguida, adicione tempero seco de lemon pepper e sal. Agora, é hora de rechear a ave com linguiça calabresa, presunto, queijo parmesão ralado, mussarela ralada ou em fatias e requeijão cremoso. Por último, feche tudo com barbante, tempere também por fora, adicionando um pouquinho de manteiga para deixar bem molhadinha, enrole em papel alumínio e leve para a churrasqueira.

2. Frango atropelado com vinho branco

Para começar, prepare uma marinada com o seu frango ou galeto: alho picado, vinho branco seco, sal grosso, pimenta dedo-de-moça em pedacinhos, manjericão fresco, tomilho fresco, salsinha fresca, cebola picadinha, pimenta-do-reino, azeite e páprica são os ingredientes necessário. Misture bem todos os temperos, dando um banho de sabor na sua ave, e deixe descansar por duas horas. Depois, achate o frango e leve-o para assar.

3. Frango atropelado com molho de cenouras

Anote os ingredientes necessários para essa opção de frango atropelado: cheiro-verde, cenouras baby, manteiga, curry, pimenta-do-reino, alecrim, azeite, sal e, claro, um frango inteiro. Tempere bem o frango e, se possível, deixe-o marinando por pelo menos uma hora. Leve-o para assar em uma grelha especial, chamada sardinheira, que torna mais fácil virar a ave na churrasqueira. A cenoura baby é utilizada para um molho especial que acompanha o frango, confira!

4. Frango atropelado com dry rub

Aqui, é preciso de atenção especial à churrasqueira – deixe pegar bastante fogo! Além disso, você vai aprender a abrir o frango e a preparar um tempero caseiro chamado dry rub, que vai ser a base do sabor da carne. Preparado no espeto ao invés da grelha, é necessário continuar adicionando sabor ao frango enquanto ele estiver no fogo: manteiga, mais um pouquinho de dry rub, pimenta-do-reino, alho, orégano e azeite são os ingredientes sugeridos. Depois de quarenta minutos na churrasqueira, vire o frango e deixe por mais quarenta minutos. Está pronto para ser casquerado!

5. Frango atropelado assado no forno

Para preparar essa receita, você vai precisar de um frango inteiro – de 1kg – salsinha, pimenta-do-reino, tempero baiano, manjericão seco, dentes de alho amassados, limão e sal. Tempere o frango e coloque-o dentro de um saquinho plástico para absorver o sabor e deixe por doze horas na geladeira. Para finalizar, pincele maionese e creme de cebola antes de levar a carne para assar no forno.

6. Frango atropelado assado com batatas

Essa é uma receita bastante simples. Para começar, você deve temperar o frango com os ingredientes de sua preferência – espalhe o tempero, massageando o frango. Então, afervente algumas batatas em água temperada e disponha-as em uma vasilha ou assadeira. Coloque o frango por cima e leve ao forno para assar por cerca de uma hora ou até dourar. A sugestão, ainda, é servir com uma saladinha de folhas e tofu. Aproveite!

7. Frango atropelado com tempero simples e batatas

Um frango inteiro, vinagre, óleo de oliva, colorau, tempero pronto, salsinha, cebolinha, alho, orégano e batata são os ingredientes que você precisa ter em mãos para reproduzir essa receita. Com os temperos, prepare uma marinada e deixe o frango absorvendo sabor de um dia para o outro. Então, coloque-o para assar na churrasqueira sobre as batatas, que irão se aproveitar da gordura da carne para cozinhar.

Se você deseja aprender ainda mais receitas diferentes feitas com frango, confira opções de frango frito na panela de pressão, frango ao curry e frango na cerveja. Agora você não tem desculpas para fugir da cozinha, prepare um almoço incrível!

PARA VOCÊ