12 receitas de fritada de legumes para se deliciar, se inspirar e improvisar

Escrito por                          

Se buscarmos a definição de versatilidade no dicionário culinário, há grandes chances de encontrarmos a imagem de uma fritada. Com preparo simples, a fritada pode ser um ótimo acompanhamento para um grelhado, uma refeição inteira quando servida com salada, uma salvação em dias de falta de inspiração e uma solução para evitar o desperdício.

Legumes, queijos, carnes, a fritada aceita o recheio que vier. Aqui listamos deliciosas receitas de fritada de legumes e opções de versões veganas. É só conferir a seguir, se inspirar, abrir sua geladeira e rapidinho preparar um prato simples, mas nutritivo e muito gostoso!

Fritadas na frigideira

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

1. Fritada de legumes, bacon e queijo : a mistura de ovos, batata, vagem, cenoura, bacon e queijo resulta numa fritada fofinha e deliciosa. Uma refeição completa em uma frigideira.

2. Fritada de legumes e muçarela: simples, rápida e nutritiva, essa receita tem como base ovos, leite e fermento químico. O recheio leva cenoura, brócolis, milho e queijo.

3. Fritada de abobrinha: perfeita para quem quer uma opção leve e nutritiva. A combinação de abobrinha, alho, cebolinha e temperos garante uma fritada saudável e cheia de sabor.

4. Fritada de batata, brócolis e calabresa: ovos, batata, brócolis, cebola, linguiça calabresa, pimenta e queijo parmesão. Não tem como dar errado, né? Ingredientes gostosos e preparo simples, uma combinação imbatível.

5. Fritada de ratatouille: se o assunto é receita prática e fácil, mas muito saborosa, o ratatouille, uma das combinações mais bem sucedidas da gastronomia, não podia ficar de fora da lista. Abobrinha, berinjela, tomate e os temperos garantem uma fritada muito colorida e deliciosa.

6. Fritada à italiana: fritadas são conhecidas como omeletes italianas, e o que pode ser mais italiano que uma receita com ingredientes com as cores da bandeira? Espinafre, queijo e tomate vão despertar a nonna cozinheira que há em você.

Fritadas diferentes

Foto: iStock

7. Fritada ao forno de frango com curry e legumes: essa receita tem tudo que um prato precisa. O frango e os ovos dão saciedade, os legumes e o curry formam o sabor e o leite de coco deixa a fritada úmida e macia. Tudo isso com a praticidade de ser feita no forno. E o resultado vai fazer você querer devorá-la com os olhos!

8. Fritada de legumes ao forno: uma receita que é exemplo de como a fritada aceita todos os ingredientes que quisermos. Legumes, leite, pão… Tudo batido no liquidificador com os ovos e, depois, assado. Uma fritada cheia de ingredientes e sabores.

9. Fritada de shimeji, espinafre, tomate e muçarela de búfala ao forno: essa fritada começa na frigideira e termina no forno, de onde sai dourada, gratinada, mas ainda úmida.

10. Fritada de grão-de-bico com batata e cebola: uma versão vegana de fritada! O grão-de-bico hidratado e batido faz as vezes dos ovos e o recheio pode ser o que você quiser.

11. Fritada de tofu: outra opção vegana é essa em que os ovos são substituídos por tofu batido com água. O tofu não deixa gosto na fritada, são os outros ingredientes que garantem o sabor da receita. Capriche nos temperos!

12. Fritada de quinoa: mais uma opção vegana, essa fritada conta com as qualidades nutritivas da quinoa e do grão-de-bico e com os sabores do gergelim, orégano e da páprica doce.

Se você adora receitas rapidinhas, confira também essas receitas de crepioca para um lanche simples e prático.

Com tantas opções de ingredientes e preparo tão simples, você com certeza vai encontrar uma fritada que encaixe direitinho com sua fome e seu tempo.

PARA VOCÊ