31 receitas de galette para saborear uma torta rústica e charmosa

Escrito por Vanessa Herrmann

A galette é uma torta francesa aberta, que conta com uma aparência rústica, o que faz com que o preparo da massa não seja difícil, já que não é preciso focar muito no aspecto estético.

Os recheios podem ser tanto doces, quanto salgados, por isso, é possível agradar os mais variados gostos com esse prato. Você também pode fazer combinações de ingredientes para obter o sabor que mais satisfaça o seu paladar.

Confira na lista abaixo opções de massas e recheios surpreendentes para testar em casa.

Galette salgado com queijo

Foto: Reprodução / cozinha dal bó

1. Galette de vegetais e queijo: para um resultado bem suculento, os vegetais são assados antes de a torta ser montada, assim, não há o risco de o resultado ser uma massa ensopada e murcha. Aqui, ela é feita na versão integral, mas você também pode usar somente a farinha de trigo branca. Para melhorar ainda mais, o queijo feta é usado, mas pode ser substituído por qualquer outro que derreta, como o gruyère, por exemplo.

2. Galette de queijo e tomate: que tal aprender a preparar minigalettes? Além de o resultado ser uma fofura, a combinação da casquinha crocante, do sabor salgado do queijo de cabra e o levemente adocicado do tomate-cereja amarelo fica incrível. Surpreender as pessoas que você gosta será uma tarefa fácil com essa torta.

3. Galette de queijo e cebola: preparar uma massa usando apenas farinha, manteiga e água já é uma ótima pedida. Se o recheio for simples e feito só com cebolas caramelizadas, queijo brie e gorgonzola, melhor ainda, certo? Mesmo com uma pequena quantidade de ingredientes, essa é uma receita que dá água na boca.

4. Galette de tomate e mussarela: essa é outra opção de galette que conta com uma massa fácil de ser preparada e que leva poucos ingredientes. Para que a sua torta fique bem gostosa, o recheio fica por conta de uma combinação de tomate-cereja, mussarela de búfala, manjericão, sal e pimenta. Aqui, você aprende que é possível preparar pratos incríveis sem ter que se matar na cozinha.

5. Galette de frango com queijo: massa crocante, recheio cremoso de frango e cobertura com muito, mas muito queijo é o que essa receita promete. Se você não está de brincadeira e quer se deliciar com uma torta bem caprichada, não deixe de conferir as dicas dessa opção.

6. Galette de legumes e queijo: essa é uma receita que conta com uma massa que não leva apenas farinha de trigo, manteiga e sal, mas também conta com o acréscimo de um ovo. Para um recheio suculento, você vai precisar de queijo de cabra, cebola, cenoura, mandioca salsa, azeite e temperos.

7. Galette de cogumelo e alho-poró: uma galette com um toque mais sofisticado não precisa ser trabalhosa. Para obter esse resultado, a receita combina cogumelos frescos, queijo meia cura, alho-poró, cebola roxa e outros temperos.

8. Galette de aspargos e vagem: nessa receita, a massa usada é a pâte brisée, que é crocante e levemente folhada. O nome pode até ser difícil, mas seu preparo é bem simples, já que só é preciso misturar quatro ingredientes: farinha de trigo, sal, manteiga e água. O recheio verdinho tem como principais ingredientes a vagem e o aspargo, mas outros ingredientes, como cream cheese e parmesão também entram em cena.

9. Galette de abobrinha: essa é uma receita que conta com um recheio simples, mas bem colorido, já que é feito com abobrinha, cebola roxa, tomate, queijo e temperos. Enquanto isso, a massa leva farinha de trigo branca e integral, manteiga, água, gema e gergelim.

10. Galette de reis diferente: a galette de reis, na verdade, é um prato doce, mas, aqui, foi adaptada para uma versão salgada. A massa é folhada e o recheio mistura cubos de abóbora, carne moída refogada e queijo de minas meia cura. Uma combinação dessas é puro amor e ideal para dias que pedem uma comfort food.

11. Galette integral de tomate: massa integral e recheio composto por tomate, cream cheese, manjericão, cebola e aspargos. O resultado é um prato bem leve, mas com um sabor intenso, e com uma massa crocante por fora, porém levemente umedecida por dentro devido ao recheio molhadinho.

Galette salgado variado

Foto: Reprodução / diga maria

12. Galette de berinjela e ovo: ingredientes comuns do dia a dia podem ser usados para o preparo de uma torta incrível. O recheio dessa opção leva apenas berinjela, ovo, alho, azeite, pimenta-do-reino e sal. Já a massa é a folhada, que pode ser comprada pronta em supermercados.

13. Galette de abobrinha e berinjela: nessa receita, você aprende a fazer uma massa com fubá, mas a sugestão é usar um processador, para que a manteiga não derreta e a água permaneça gelada. Além disso, a combinação de abobrinha com berinjela é um clássico para o recheio.

14. Galette vegana de abobrinha: uma galette bem caprichada também pode ser feita sem ingredientes de origem animal. Para obter esse resultado, a massa é feita com farinha de trigo, manteiga vegana e sal. O recheio é feito apenas com abobrinha e temperos.

15. Galette de bacalhau: essa é uma receita que conta com uma massa bem diferente das opções anteriores e é mais parecida com a de pão, pois leva fermento biológico. Para quem gosta de uma textura mais macia, pode ser uma ótima opção. Além disso, o recheio de bacalhau fica simplesmente divino.

16. Galette de cebola: nem só de farinha e manteiga são feitas as massas para as galettes. Aqui, a farinha de trigo é combinada com óleo, água e sal, o que pode ser uma alternativa para quem quer uma opção mais barata. Para melhorar ainda mais, o recheio leva apenas cebola, azeite, sal e pimenta. Com uma opção tão simples, não dá nem pra inventar desculpas para não preparar uma torta bem gostosa, não é mesmo?

17. Galette de tofu sem lactose: usar óleo no lugar de manteiga faz com que o prato seja livre de ingredientes de origem animal, mas igualmente saboroso. Além disso, o recheio leva apenas tofu temperadinho e tomate-cereja. É uma opção vegana simples, mas cheia de sabor.

Galette doce

Foto: Reprodução / francinha

18. Galette de ruibarbo e morango: raro no Brasil, o ruibarbo é uma planta que tem um sabor azedinho, que combina muito bem com o morango. Caso você não encontre esse ingrediente, ainda pode usar outras frutas vermelhas para preparar a sua torta.

19. Galette de morango e pêssego: essa é uma receita extremamente simples, em que você praticamente só precisa se preocupar com o preparo da massa, já que o recheio leva apenas frutas, gemas e uma pitada de sal. Na hora de servir, caso você queira dar um up no prato, pode acrescentar sorvete ou até mesmo chantilly.

20. Galette de pêra e maçã: essa é uma receita que fica muito gostosa, mas é ideal para quando você quer uma sobremesa que fique pronta em pouco tempo, seja para aquele dia em que chega uma visita de surpresa ou quando bate uma supervontade de comer um docinho.

21. Galette de rois com compota de maçã: tradicional doce francês, a galette de rois é servida no Dia de Reis. Aqui, ela é composta por massa é folhada, creme de amêndoa e confeiteiro, compota de maçã e uma calda de açúcar. Mesmo sendo uma opção um pouco complicada, o resultado final é muito bom.

22. Galette de figo: essa é uma receita que conta com um recheio fácil de ser feito, mas uma massa um pouco difícil de ser trabalhada. Ela deve descansar por algumas horas na geladeira e ficar uns minutos em temperatura ambiente antes de ser moldada. O recheio de figo é simples, mas pode surpreender.

23. Galette integral de maçã: é possível saborear uma galette que é gostosa e ao mesmo tempo conta com um toque mais saudável. Para esse objetivo, usar a farinha integral é uma ótima opção. Além disso, o recheio leva apenas pedaços de maçã.

24. Galette des rois: essa é outra opção da galette de reis, porém, em uma versão simplificada. Aqui, a sugestão é comprar a massa folhada pronta. Além dela, você vai precisar apenas de farinha de amêndoas, açúcar, manteiga, ovos, rum, extrato de baunilha e sal. O contraste de texturas fica incrível e o sabor pode enlouquecer qualquer um.

25. Galette de cereja e mirtilo: mesmo com uma aparência rústica, é possível preparar uma galette com um toque mais sofisticado. Aqui, a massa é aromatizada com laranja e coberta com uma marinada de cereja e mirtilo, calda de frutas vermelhas flambada em cointreau e ainda leva chantilly.

26. Galette de banana e maçã: banana e maçã são duas frutas muito comuns na mesa dos brasileiros, certo? Então, que tal unir as duas para rechear a sua galette? Para que o resultado fique docinho, leite condensado também entra em cena.

27. Galette de pera ao mel: essa é outra opção para quem procura uma receita de galette mais sofisticada. Aqui, a massa é integral e o recheio fica por conta de pêras ao mel, queijo gouda e cebolas roxas caramelizadas. O sabor doce se sobressai, mas ainda dá pra sentir o salgadinho.

28. Galette de pêssego e laranja: nessa receita, a laranja é usada para perfumar o açúcar, o que dá um toque muito especial ao prato. O recheio, fica por conta desse ingrediente combinado com pêssego e um pouco de cranberries.

29. Galette de maçã e marmelada: combinar texturas diferentes é uma ótima pedida para quem quer inovar e é o que acontece nessa receita. No recheio, por exemplo, a maciez da maçã contrasta com o crocante de nozes.

30. Galette de frutas: que tal rechear sua galette com nectarina, maçã e morango? Usar várias frutas é uma ótima aposta para conseguir um prato cheio de sabor e que pode agradar os mais variados paladares. Além disso, essa não é uma opção muito difícil de ser feita.

31. Galette de pera e figo: essa, na verdade, é uma receita de galette agridoce, pois além de levar frutas, temperos salgados também são usados. Se você gosta de inovar no preparo dos seus pratos, não deixe de conferir todas as dicas desta opção.

Como você pode perceber na lista acima, a galette é uma torta muito versátil, já que combina com os mais variados recheios, sejam eles doces ou salgados. Para quem é fã da culinária francesa, testar o famoso boeuf bourbon em casa também pode ser uma excelente aposta.

PARA VOCÊ