13 receitas de ganache para usar como cobertura ou recheio de bolos

Seja para usar como cobertura ou para rechear bolos e sobremesas, a ganache é um creme delicioso e muito simples de fazer. Afinal, as receitas levam pouquíssimos ingredientes e muitas vezes nem precisam ir ao fogo, sendo suficiente ter o auxílio de um micro-ondas.

Publicidade

O sabor tradicional da ganache é de chocolate, mas hoje em dia é fácil encontrar outras variedades, como ganache de creme de avelã, ou Nutella. Além disso, há versões menos calóricas, feitas com cacau ou biomassa de banana.

1. Ganache de chocolate meio-amargo:

Esta é uma receita muito simples de ganache de chocolate amargo, que é incrementada com um toque de rum e mel. A consistência do resultado é grossa e bastante firme. Por causa disso, ela é ideal para fazer detalhes em cupcakes e bolos, com a ajuda de bicos de confeitar.

2. Copinhos de ganache de chocolate:

Publicidade

Engana-se quem pensa que ganache serve apenas como coadjuvante, ela também pode ser a sobremesa que você precisa! Nesta receita, você aprende a montar o copinho da foto, que mistura três receitas de ganache de chocolate diferentes: branco, ao leite e amargo. O modo de preparo é muito simples e o resultado é delicioso.

3. Ganache de tofu:

Quer fazer um bolo vegano e não sabe como preparar a cobertura sem derivados animais? Confira esta receita de ganache que substitui o creme de leite por uma mistura de tofu com melado de cana. A combinação dos ingredientes parece improvável, mas a receita promete um resultado delicioso.

Publicidade

4. Ganache de biomassa de banana verde:

Quem está de dieta também pode se deliciar com uma boa ganache. Nesta receita, você aprende como fazer isso substituindo o creme de leite por uma mistura de leite com biomassa de banana verde, que confere a consistência cremosa. Pode ser servido sozinho ou acompanhando frutas!

5. Três ganaches:

Neste vídeo, você confere três receitas de ganache diferentes a partir da receita tradicional, que leva somente dois ingredientes (creme de leite e chocolate). Além do modo de preparo comum, ele ainda mostra como fazer o creme com consistência de chantilly e com aparência brilhante, ideal para cobrir bolos com perfeição.

6. Ganache muito simples:

Com apenas dois ingredientes, você garante uma cobertura maravilhosa para seus cupcakes. O preparo é muito simples, você só precisa derreter o chocolate e misturá-lo ao creme de leite. Difícil mesmo é esperar durante uma hora para a ganache atingir a consistência ideal na geladeira.

7. Ganache de chocolate com chantilly:

Esta ganache é perfeita para cobrir cupcakes, já que a textura é bem firme e permite fazer um acabamento bonito. Ela utiliza mais ingredientes que as receitas de ganache comuns, mas seu modo de preparo é igualmente fácil.

8. Ganache de nutella:

Publicidade

Esta é mais uma ganache com Nutella que vai encantar os apaixonados pelo sabor de avelã. O diferencial desta está na ausência do chocolate, que geralmente é a grande estrela da ganache. No lugar dele, utiliza-se muita Nutella. O resultado final tem uma consistência cremosa bastante firme e deixa qualquer um com água na boca.

9. Ganache funcional:

Esta é uma receita de ganache para quem está de dieta, mas não abre mão de um docinho de vez em quando. Para diminuir o valor calórico, utilizam-se leite de coco e biomassa de banana verde como substitutos para o creme de leite.

10. Ganache caseira:

Esta receita ensina como fazer a base da ganache utilizando apenas dois ingredientes: chocolate e um líquido que pode variar. A dica de ouro que ela dá é de misturar em movimentos circulares e nunca de baixo para cima. Siga as instruções, use a criatividade e tenha um bom apetite!

11. Ganache de forno:

Praticamente todas as ganaches desta lista são preparadas em banho maria ou no micro-ondas. Esta é uma receita um pouco diferente, feita para acompanhar tarteletes que precisam ir ao forno. Por causa disso, são adicionados alguns ingredientes, como ovo e rum, que ajudam a manter a consistência.

12. Ganache de chocolate sem lactose:

Não é porque você é intolerante à lactose que precisa se privar dessa delícia. Com esta receita, você vai aprender a fazer uma ganache liberada para a sua dieta. Para isso, o creme de leite é substituído por leite de coco e o chocolate utilizado é sem lactose, que pode ser trocado por cacau em pó.

Publicidade

Agora que você já sabe tantas receitas de ganache, que tal aprender como fazer bolos para rechear com o creme? Confira sete receitas de bolo de leite!