19 receitas de geleia de damasco em pratos bem especiais

Escrito por                          

A geleia de damasco é um aperitivo delicioso para você usar nos mais diferentes tipos de receita. Ele pode ser feito apenas como um complemento para comer com biscoitos, torradas e pães, mas também pode ser parte dos ingredientes de um prato fino para o almoço ou jantar.

Uma das vantagens da geleia é que ela combina com muitos pratos e entradas. Você pode fazer uma comida doce ou salgada e ambas podem ter um lugarzinho reservado para o damasco.

Confira abaixo receitas que vão te ensinar a preparar geleias de damasco de um jeito caseiro, além de pratos doces e salgados para combinar com essa deliciosa iguaria.

Receitas caseiras de geleia de damasco

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

1. Geleia de damasco sem açúcar: para você que é diabético ou que prefere ficar longe do açúcar, essa é uma receita perfeita para aprender a fazer em casa e comer junto com os seus biscoitos e pães integrais. Isso porque essa geleia deliciosa é feita sem açúcar e fica gostosa do mesmo jeito.

2. Geleia de damasco com limão: nada melhor do que experimentar a mistura de sabores entre duas frutas que poucas vezes são vistas juntas, mas que quando bem feitas ficam simplesmente deliciosas. Nessa geleia, você vai usar o damasco com o limão em um encontro daqueles em que o pote vai acabar em poucos minutos.

3. Geleia de damasco com maracujá: outra fruta ácida que pode combinar perfeitamente com a sua geleia para um lanche da tarde bem especial é o maracujá. Além de todo o seu sabor bem característico, a fruta também possui uma textura diferente, aumentado as sensações para quem provar essa delícia.

4. Geleia de damasco com canela: agora chegou a vez de você conhecer uma receita mais doce dessa geleia deliciosa. O aperitivo é feito com canela, que dá um toque bem especial e um sabor forte, uma maravilha para quem gosta desse ingrediente e adora fazer esse tipo de mistura em pratos doces ou salgados.

5. Geleia de damasco com ameixas: essa receita ajuda a deixar o corpo em forma, o intestino funcionando direitinho e a melhorar a saúde. A mistura de damasco com ameixas é perfeita para fazer com que o seu sistema digestório funcione da maneira correta, é só provar para ver.

6. Geleia de damasco com limão siciliano: essa é outra possibilidade de colocar um pouquinho de acidez na sua geleia. No lugar do limão tradicional, você vai ter que usar o limão siciliano que tem um sabor bem diferenciado e uma acidez mais fraca.

Receitas doces com geleia de damasco

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

7. Panna Cotta com geleia de damasco: já que você aprendeu a fazer a sua geleia de damasco de forma caseira, é hora de pegar essa delícia e transformar em pratos mais elaborados, como essa maravilhosa panna cotta que é perfeita para uma sobremesa.

8. Cheesecake com geleia de damasco: esse cheesecake é simplesmente delicioso, além de bem simples de ser feito, desde que você fique atento a todos os passos dados na receita e faça com que a massa fique no ponto correto.

9. Pão-de-ló com geleia de damasco: o pão-de-ló é uma receita muito fina e que exige alguns cuidados para chegar ao ponto certo. Por isso, a dica dessa receita é prestar bastante atenção no passo a passo para que a massa fique perfeita e você possa servir junto com a sua geleia de damasco.

10. Bolo de laranja com geleia de damasco: esse é um bolo bem simples e muito fácil de ser preparado para você servir em um lanche da tarde ou até mesmo no café da manhã. A geleia que vai no recheio dá um sabor muito especial e surpreendente em um bolo comum.

11. Torta de ricota com geleia de damasco: essa é uma receita bem diferente das tradicionais, porque mistura o doce da geleia com o salgado da ricota e forma um prato não muito doce, mas especialmente apetitoso e suculento. Ele é bem simples de ser feito, usa poucos ingredientes e fica gostoso de verdade.

12. Pastel assado com geleia de damasco: aprenda a fazer uma receita menos formal, que parece um aperitivo, para servir em um lanche da tarde, encontro com amigos ou em alguma outra situação mais livre. É um delicioso pastel assado que tem como recheio a geleia de damasco.

13. Estrelinhas com geleia de damasco: essa receita tem basicamente o objetivo de transformar o tradicional biscoito com geleia em um prato mais elaborado. Você vai fazer a massa do biscoito, cortá-lo em formato de estrelas pequenas e depois colocar a geleia por cima. Fica muito bom, é super simples e a criançada toda vai adorar.

14. Bombons com geleia de damasco: aprenda uma receita que você pode fazer em diversas situações. Para servir em uma festa de aniversário, para dar de presente para alguma pessoa especial ou até mesmo para vender e fazer um dinheirinho a mais no final do mês.

15. Biscoito de geleia de damasco: essa é mais uma possibilidade de fazer um delicioso biscoito para ser servido junto à geleia, a diferença é que não é um biscoito tradicional, mas sim muito mais requintado, maior e com o recheio bem definido, colocado para deixar o prato ainda mais apetitoso.

Receitas salgadas com geleia de damasco

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

16. Requeijão cremoso com geleia de damasco: nessa parte da lista, você vai aprender um jeito bem diferente de usar a sua geleia de damasco e deixar pratos deliciosamente gostosos. Isso porque ela vai ser colocada em receitas salgadas, como essa de requeijão cremoso com dentes de alho e azeite de oliva.

17. Frango com geleia de damasco e cuscuz: esse é um prato bem gostoso e completo para você servir em um almoço no final de semana com a família ou até mesmo em um jantar especial com a pessoa amada. Você vai fazer o seu frango com a geleia de damasco e um maravilhoso cuscuz para acompanhar.

18. Tender com geleia de damasco: essa é uma receita muito gostosa e bem simples de ser feita de um tender maravilhoso que pode ser servido como aperitivo, em um jantar, almoço, ou até mesmo na ceia de ano novo ou do Natal. Para fazer esse prato é bem simples, você vai precisar de apenas três ingredientes.

19. Frango com geleia de damasco, maçã e cebola: aprenda mais uma possibilidade de misturar a geleia de damasco com frango, em uma receita também super completa e nutritiva para servir em um almoço ou jantar especial. Você vai usar maçãs, cebolas, gengibre e até mesmo um pouco de suco de laranja.

A geleia de damasco é uma delícia que pode ser servida sozinha, junto com algum biscoito ou pão, como recheio ou cobertura em sobremesas e que também pode dar um toque especial em pratos salgados. Além dela, outras geleias também desempenham papel parecido, é o caso das receitas super saborosas que você vai aprender a fazer ao clicar neste link.

PARA VOCÊ