5 receitas de geleia de jabuticaba para sentir todo o sabor da fruta

Escrito por                          

A geleia de jabuticaba é uma ótima opção para consumir de uma maneira diferente essa fruta que tem origem brasileira. Assim, quando sua jabuticabeira estiver cheia, você evita o desperdício e ainda pode presentear as pessoas que mais gosta com um mimo caseiro cheio de sabor e carinho.

Além de esse ser um alimento com um gostinho nacional, a sua versatilidade é enorme. Sabia que é possível usar a compota de várias maneiras? Você servir com pães, queijos e até mesmo carnes! Por isso, variedade é o que não vai faltar para você se deliciar com esse item.

Se você ficou curioso sobre como preparar a geleia em casa, basta conferir nossa lista abaixo que conta com versões que possuem gostos e texturas diferentes. Depois disso, basta escolher sua favorita e correr para a cozinha.

1. Geleia de jabuticaba caseira

Foto: Reprodução / Oslaine artes

Foto: Reprodução / Oslaine artes

Para preparar essa receita, você vai precisar apenas de jabuticabas, açúcar e água. O tempo no fogo é de aproximadamente 1 hora e meia, o que pode até parecer um pouco demorado, mas depois de provar a geleia, você até se esquecerá do tempo que esperou.

2. Geleia de jabuticaba com tomilho

Foto: Reprodução / Sabor sonoro

Foto: Reprodução / Sabor sonoro

Já essa é uma opção de receita para quem gosta de um sabor mais elaborado, pois além das jabuticabas, açúcar, água e tomilho, você também vai precisar de limão siciliano, sal e pimenta do reino para preparar sua geleia.

3. Geleia de jabuticaba com limão

Foto: Reprodução / Artes da mel

Foto: Reprodução / Artes da mel

Essa é uma receita bem parecida com a primeira, porém, com o acréscimo de limão. O resultado é um pouco diferente, pois o sabor dessa daqui fica um pouco mais ácido, mas mesmo assim é uma opção muito gostosa.

4. Geleia de jabuticaba com casca e açúcar demerara

Foto: Reprodução / Guloso e Saudável

Foto: Reprodução / Guloso e Saudável

O açúcar demerara é uma ótima opção para substituir o branco para quem busca uma alimentação mais saudável, sabia? O custo é só um pouquinho mais alto e o sabor é quase o mesmo, por isso, vale a pena experimentar essa receita.

5. Geleia de jabuticaba com açúcar cristal

Foto: Reprodução / Re-comendo

Foto: Reprodução / Re-comendo

E que tal usar apenas jabuticabas e açúcar cristal para preparar a sua geleia caseira? Mesmo usando só dois ingredientes o sabor fica divino e você ainda pode usar sua compota para os mais variados momentos na cozinha!

Saborear uma geleia de jabuticaba caseira pode ser uma delícia, não é mesmo? Ainda mais sendo possível usar esse doce nos mais variados momentos do seu dia e pratos. Agora basta preparar sua receita favorita e escolher a maneira que mais te agrada para servir e bom apetite!

PARA VOCÊ