16 receitas de guacamole para mexicano nenhum botar defeito

Escrito por    

O guacamole é um prato que foi criado pelos astecas, por isso, é típico da culinária mexicana. Devido a proximidade com o México, nos Estados Unidos esse é um petisco que é amplamente consumido. Os ingredientes básicos para o seu preparo são: abacate, sal e limão, mas comumente também ganha um toque de tomate, cebola, pimenta e coentro.

Continua após o anúncio

Para saborear esse purê de fruta, você tem uma grande quantidade de opções, como, por exemplo, combinado com nachos, no recheio de tortilhas, como acompanhamento de saladas, no recheio de sanduíches e mais algumas variações.

Se você ficou curioso e quer saber como preparar esse creme que fica pronto em apenas alguns minutos e que pode ser servido de variadas maneiras, basta conferir nossa lista abaixo e depois se deliciar comendo a versão escolhida.

Guacamole

1. Guacamole

Foto: Reprodução / Malas e panelas

Essa é uma receita em que o abacate é temperado com suco de limão, pimenta vermelha, cebola, sal e coentro. O tomate também entra em cena para incrementar o sabor. É uma opção básica, mas que pode render um petisco muito gostoso.

2. Guacamole com tabasco

Foto: Reprodução / Cozinha vibrante

Para quem gosta de pratos mais apimentados, essa receita pode ser uma ótima pedida, pois aqui você vai precisar de três tipos de pimenta: do reino, dedo de moça e tabasco. O resultado é um petisco com um sabor marcante e irresistível.

3. Guacamole com dedo de moça

Foto: Reprodução / O melhor restaurante do mundo

E que tal usar apenas a pimenta dedo de moça para um toque marcante no seu petisco? Aqui a cebola roxa e o cheiro verde também entram em cena para mudar um toque extra de sabor ao prato, mas sem dar muito trabalho extra.

Continua após o anúncio

4. Guacamole com alho

Foto: Reprodução / Panelaterapia

O alho é um tempero que não é muito comum no preparo do guacamole, mas que também pode ser usado para deixar o prato com uma carinha mais brasileira, já que esse ingrediente é usado em uma grande variedade de pratos feitos por aqui.

5. Guacamole básica

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

Essa é uma receita bem básica de guacamole, mas que leva uma quantidade bem grande de limão, por isso, se você não quer um sabor marcante da fruta é melhor escolher outra opção da lista para preparar na sua casa ou apenas diminuir o tanto de suco usado.

6. Guacamole simples

Foto: Reprodução / Tempero alternativo

E que tal preparar uma versão de abacate que leva uma lista de ingredientes bem simples? A pimenta escolhida, por exemplo, é a do reino, que é facilmente encontrada na casa de muita gente. O toque de tempero verde fica por conta da salsinha, que também é um item de fácil acesso.

7. Guacamole com manga

Foto: Reprodução / Gastrolândia

Uma opção de guacamole que foge bastante da receita tradicional, já que leva o acréscimo de manga, sementes de girassol e até goji berry. A combinação de um ingrediente asiático em um prato mexicano cria um sabor inovador, mas que pode conquistar os mais variados paladares, por isso, vale a pena experimentar.

Pratos com guacamole

8. Sanduíche de ovos com guacamole

Continua após o anúncio

Foto: Reprodução / Cinco quartos de laranja

Essa é uma receita em que um pão é recheado com guacamole e ovo pochê, ou escaldado, como é dito na receita. Essa é uma opção bem nutritiva para começar o dia ou até mesmo para um almoço rápido, mas cheio de sabor.

9. Sanduíche com guacamole

Foto: Reprodução / Torrada torrada

E que tal combinar cheddar, bacon e guacamole para um delicioso sanduíche? Se você não está contando as calorias, essa pode ser uma ótima pedida para um lanche completo e cheio de sabor. Além disso, o tempo de preparo é bem curtinho.

10. Barcas com guacamole

Foto: Reprodução / Figos e funghis

Nessa receita, as barcas são feitas com folhas de endívia, mas você também pode usar de alface romana. Já o recheio fica por conta de uma combinação de guacamole com tartar de salmão e um toque de iogurte natural para finalizar. O resultado é um petisco que tem um toque sofisticado, mas que não dá nada de trabalho para ser preparado.

11. Tapas de camarão com guacamole

Foto: Reprodução / Gastrolândia

Essa é outra opção para um petisco sofisticado, mas que é bem simples de ser feito. Aqui um pão torrado é coberto com o creme de abacate e camarão flambado. A aparência fica bem delicada, mas o sabor é super marcante.

12. Nachos assados com guacamole

Foto: Reprodução / Tofu funcional

Já pensou em preparar seus próprios nachos em casa? Esse petisco tem como ingrediente principal a farinha de milho, e nessa versão assada fica super saudável. A combinação com o creme de abacate é uma ótima pedida para uma refeição leve, mas que pode agradar diferentes pessoas.

13. Tacos com guacamole

Foto: Reprodução / Gastrolândia

É muito difícil escutar falar de cozinha mexicana sem que os tacos sejam citados, não é mesmo? Esse é um prato em que uma tortilha de milho é recheada com chilli – uma combinação de carne moída, feijão, bacon e um molho de tomate apimentado –, e guacamole.

14. Sanduíche com guacamole

Foto: Reprodução / Veganana

Já nessa receita, você pode conferir como preparar em casa um pão sem ingredientes de origem animal e um recheio super saboroso, que leva guacamole, tomate e couve. Essa é uma ótima pedida para quem gosta de uma refeição bem caseira.

15. Chips de bacon com guacamole

Foto: Reprodução / Sweet my kitchen

Já pensou em servir seu creme de abacate acompanhado de chips de bacon? Essa é uma opção com uma grande quantidade de calorias e gordura, mas se consumida com moderação pode fazer a felicidade de muita gente, pois a combinação de sabores é realmente incrível.

16. Tapioca com guacamole

Foto: Reprodução / Fit foot ideas

A tapioca é um alimento que está cada vez mais presente na mesa dos brasileiros, pois é uma alternativa saudável para um café da manhã ou lanche prático, rápido e que pode ser saudável dependendo do recheio escolhido, que é o caso dessa opção.

Guacamole é um petisco prático e rápido de ser preparado, por isso, mesmo que você não tenha muita experiência na cozinha, vale a pena testar em casa. Além disso, essa é uma ótima opção para ser servida em uma reunião descontraída entre amigos e família.

PARA VOCÊ