23 receitas de hambúrguer de grão-de-bico com sabor surpreendente

Escrito por Mariana Bianchini

Quer preparar um lanche vegetariano e extremamente gostoso? Conheça essas receitas de hambúrguer de grão-de-bico!

Apesar de apresentarem diferentes formas de preparo e diferentes ingredientes, as opções abaixo são igualmente especiais e vão deixar seus convidados impressionados. Veja:

Hambúrguer de grão-de-bico com farinha de trigo

1. Hambúrguer de grão-de-bico com quinoa: essa receitinha fica pronta em cerca de 50 minutos e serve até quatro pessoas. Ainda, é uma opção fit e fácil de fazer! Além do hambúrguer, que leva grão-de-bico, quinoa, ovos e outros ingredientes, o lanche é preparado também com uma saladinha especial de repolho roxo e cebola roxa.

2. Hambúrguer de grão-de-bico com ricota: ao lado do grão-de-bico, a ricota aparece nessa receita como protagonista. Além desses dois ingredientes, você vai precisar também de requeijão cremoso ou cream cheese, azeite de oliva, dentes de alho esmagados, temperos frescos ou secos a gosto, sal, pimenta-do-reino e farinha de trigo integral.

3. Hambúrguer de grão-de-bico, milho e cenoura: 1 xícara de chá de grão-de-bico, meia xícara de chá de cenoura ralada, 1 xícara de chá de milho cozido, 1 cebola roxa média, 1 dente de alho, 1 colher de sopa de azeite, meia xícara de chá de cheiro-verde ou coentro, meia xícara de chá de farinha de trigo integral e farinha de rosca para empanar são os ingredientes necessários para essa receita.

4. Hambúrguer de grão-de-bico com coalhada e coleslaw: para começar, triture o grão-de-bico com um pouco de azeite e suco de limão até formar uma pastinha. Depois, passe para uma vasilha e misture todos os outros ingredientes – cebola, alho, coentro, cominho, sal, pimenta síria e farinha de trigo. Faça as bolinhas de hambúrguer, passe no azeite e na farinha para não grudar e frite até dourar. Complete o preparo com a coalhada e a saladinha de coleslaw.

5. Hambúrguer de grão-de-bico e lentilha: anote os ingredientes necessários para o hambúrguer – lentilhas, grão-de-bico, azeite de oliva, shimeji, cebola, alho, cominho em pó, pimenta caiena, salsinha, queijo mussarela, pão de forma, farinha de trigo, ovo, água, sal e pimenta-do-reino. Para montar o hambúrguer, você vai precisar de pão, alface, tomate-cereja, ketchup, mostarda, maionese, queijo feta e o que mais você tiver vontade!

6. Hambúrguer de grão-de-bico com espinafre e ovos: 150 g de espinafre lavado, 1 xícara e meia de grão-de-bico cozido, 1 colher de sopa de cominho, 2 ovos, suco de meio limão, 1 colher de chá de sal e 1/3 de xícara de chá de farinha é tudo o que você vai precisar aqui. Ainda, você pode servir o seu hambúrguer com salada e arroz ou com pão e maionese. Aproveite!

7. Hambúrguer de grão-de-bico com maionese de couve-flor: para o hambúrguer, cozinhe o grão-de-bico na panela de pressão por 20 minutos e bata no liquidificador até granular. Em seguida, adicione a farinha de trigo, a cebola, o alho, o cominho, o cheiro-verde e o sal. Aos poucos, acrescente água, mexa até dar o ponto e frite para dourar. Para a maionese, tenha em mãos couve-flor, dentes de alho, azeite e limão.

Hambúrguer de grão-de-bico com aveia

8. Hambúrguer de grão-de-bico com molho de tahine: para o hambúrguer, os ingredientes são grão-de-bico, cebola, alho, cenoura, azeite, farelo de aveia, fécula de batata ou polvilho doce, sal, salsinha picada e pimenta-do-reino. Enquanto para o molho de tahine, você vai precisar de tahine – a pasta de gergelim -, água filtrada, alho, limão e sal. A sugestão de montagem do lanche é com pão, alface, tomate, dois hambúrgueres e o molho.

9. Hambúrguer de grão-de-bico com aveia em flocos: coloque 1 xícara de grão-de-bico, 2 colheres de azeite, 1 cenoura crua, meia cebola, 2 colheres de salsinha picada, 2 colheres de aveia em flocos finos, sal e pimenta em um processador ou liquidificador e bata até virar uma pasta. Vá acrescentando a farinha de rosca aos poucos. Em seguida, modele os hambúrgueres com a mão e leve-os para uma frigideira com um fio de óleo até dourar dos dois lados.

10. Hambúrguer de grão-de-bico com cenoura: em uma panela, aqueça duas colheres de azeite e refogue uma cenoura ralada, duas colheres de salsinha picada e duas colheres de aveia em flocos finos. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Depois, amasse 1 xícara de grão-de-bico cozido com um garfo ou processador até formar uma pasta. Acrescente meia cebola picada e uma colher de farinha de rosca sem glúten. Por último, modele os hambúrgueres, deixe-os na geladeira por uma hora e asse na grelha ou no forno.

11. Hambúrguer de grão-de-bico, açafrão e aveia: separe os ingredientes da receita antes de começar – 1 xícara de grão-de-bico cozido, sal a gosto, meia cebola picada, meia colher de chá de açafrão, 3 colheres de azeite de oliva ou de óleo de coco, 2 colheres de sopa de cenoura ralada fina, cebolinha a gosto, pimenta-do-reino a gosto e meia xícara de aveia em flocos. Mãos à obra!

12. Hambúrguer de grão-de-bico com guacamole: aqui, o hambúrguer é feito com 350 g de grão-de-bico cozido, meia cebola roxa, 2 dentes de alho, 1 raminho de manjericão, 1/4 de xícara de farinha de aveia, sal, pimenta-do-reino, páprica picante, azeite e raspas de 1 limão. A montagem, por outro lado, leva guacamole, queijo prato, tomate e pães de hambúrguer.

13. Hambúrguer de grão-de-bico com óleo de coco: em um recipiente, misture todos os ingredientes – grão-de-bico, óleo de coco, farinha de aveia, farinha de grão-de-bico, salsinha, cebola, sal rosa e pimenta-do-reino. Depois, faça as circunferências do hambúrguer. Você pode escolher se quer fazer seus hambúrgueres assados, fritos ou na grelha! Aproveite!

14. Hambúrguer de grão-de-bico com levedura nutricional: saudável, proteico e delicioso, esse hambúrguer leva meia xícara de cenoura picada, 1/4 de xícara de pimentão vermelho picado, 1 dente de alho, 2 xícaras de grão-de-bico cozido, 1/4 de xícara de levedura nutricional, 1 colher de sopa de molho de tomate, meia colher de chá de sal, meia colher de chá de vinagre de maçã, meia colher de chá de mostarda dijon e meia xícara de aveia.

15. Hambúrguer de grão-de-bico com espinafre: aqui, os itens necessários para a receita são duas xícaras de grão-de-bico cozido, aveia, uma cebola picada, dois dentes de alho, meia xícara de cenoura, meia xícara de espinafre, meia xícara de cheiro-verde, óleo ou azeite, farinha de rosca e sal. Essa receita é muito simples e facilita se você tiver um processador em casa.

Hambúrguer de grão-de-bico com outros ingredientes

16. Hambúrguer de grão-de-bico e feijão preto: não é preciso ser vegetariano para aproveitar uma refeição sem carne! Aqui, para incrementar o sabor já presente do grão-de-bico, o feijão preto entra em cena. Ainda, a receita leva alho, cenoura, raspas de laranja, salsinha, hortelã, cominho, cebola roxa, sal e pimenta-do-reino. Aprenda também a preparar coleslaw para completar a montagem!

17. Hambúrguer de grão-de-bico com parmesão e guacamole: nesta opção de hambúrguer de grão-de-bico, para o hambúrguer, você vai precisar de 1 xícara de grão-de-bico, 1 dente de alho, 1 colher de chá de açafrão, 1 colher de chá de sal, pimenta-do-reino, azeite e 100 g de queijo parmesão ralado. Já para o guacamole, os itens são 1 avocado, 1/4 de cebola, 1/2 de tomate, 1/4 de limão, cheiro-verde, pimenta, azeite e sal.

18. Hambúrguer de grão-de-bico com tomate confit: o número de ingredientes dessa receita não é muito grande – você vai precisar apenas de pão de hambúrguer, 300 g de grão-de-bico cozido por quarenta minutos na panela de pressão, pimenta malagueta, tomate confit, folhas de rúcula, sal, azeite e pimenta-do-reino. Experimente!

19. Hambúrguer de grão-de-bico, brócolis, cenoura e farinha de arroz: esta receita rende de 10 a 15 hambúrgueres e leva grão-de-bico, brócolis, cenoura, cebola, tomate, alho, farinha de arroz ou amido de milho, azeite, pimenta síria, sal e ervas aromáticas a gosto. O prato fica ainda mais gostoso se servido com uma saladinha!

20. Hambúrguer de grão-de-bico com ervilhas e farinha de mandioca: nessa massa de hambúrguer, os itens necessários são farinha de mandioca torrada, sal, pimenta-do-reino, limão siciliano, páprica picante, azeite, cheiro-verde, cebola, alho, ervilhas frescas e grão-de-bico cozido. Como sugestão, monte seu lanche com alface, tomate, queijo provolone e, claro, pão.

21. Hambúrguer de grão-de-bico, beterraba, abobrinha e duas farinhas: para o hambúrguer, separe azeite de oliva, cebola, alho, beterrabas, abobrinha italiana, grão-de-bico, farinha de arroz, farinha de mandioca, sal de ervas, tomilho, pimenta-do-reino e chimichurri. Ainda, prepare deliciosas batatas rústicas com azeite de oliva, sal grosso e alecrim e uma incrível maionese de abacate, azeite de oliva, ervas a gosto e sal para servir ao lado do lanche.

22. Hambúrguer de grão-de-bico, cenoura, ovo e farinha de arroz: essa receita não é vegana, pois leva ovo, mas é ótima para os vegetarianos que só evitam carnes. Além disso, é uma proposta sem glúten! Para fazê-la, você vai precisar de grão-de-bico, cebola, farinha de arroz, alho, ovo, cenoura e azeite.

23. Hambúrguer de grão-de-bico com alho-poró e três farinhas: com 2 xícaras de grão-de-bico cozido, 1 talo de alho-poró picado, 1 cebola pequena picada, 1 dente de alho picado, salsinha picada, 1 ovo ligeiramente batido, 1 colher de sopa de farinha (de trigo ou de arroz), 2 colheres de sopa de aveia em flocos médios, farinha de rosca, pimenta moída e sal, você consegue preparar três ou quatro unidades de hambúrguer. Aproveite!

Viu como é possível aproveitar deliciosos hambúrgueres mesmo se você não come carne? Conheça algumas receitas de hambúrgueres veganos! Ainda, o grão-de-bico é um ingrediente bastante versátil, então, se você deseja incluí-lo com mais frequência em seu cardápio, aprenda a preparar receitas variadas com grão-de-bico.

PARA VOCÊ