10 receitas de hambúrguer de soja que vão agradar todos os paladares

Escrito por Mariana Sanches

Hambúrguer de soja é uma ótima alternativa para quem é vegetariano ou vegano. Com os ingredientes e temperos certos é possível preparar um hambúrguer sem carne tão gostoso quanto o original e que vai agradar os mais diferentes paladares.

As opções são variadas: você pode, por exemplo, incrementar adicionando cogumelos, ou investir nos temperos e acrescentar um creme de cebola bem saboroso no seu hambúrguer. Confira a seleção abaixo que conta com receitas deliciosas para você testar em casa.

1. Hambúrguer de soja simples

Esse hambúrguer é perfeito para preparar, congelar e fritar quando der vontade de comer algo bem diferente e gostoso. Mas atenção veganos: essa versão contem ovos. Outras receitas sem ingredientes de origem animal podem ser encontradas nessa lista!

2. Hambúrguer de soja com hortelã

Diferente da receita anterior, essa versão de hambúrguer de soja não leva ingredientes de origem animal, ou seja, totalmente liberada para os veganos. Aqui, o azeite é que dá a liga aos ingredientes secos. Confira o passo a passo e aproveite cada mordida dessa delícia!

3. Hambúrguer de soja com cominho

Proteína de soja, água quente, azeite de oliva, farinha de rosca, cebola ralada, alho, cominho em pó, shoyu, orégano, salsa, cebolinha, sal e pimenta-do-reino compõem esse hambúrguer vegano. Dica: se a mistura não der liga, acrescente mais água e mais farinha de rosca.

4. Hambúrguer de soja com cheiro verde

iStock


Hidrate a proteína de soja e retire o excesso de água. Em seguida, junte todos os ingredientes. Reserve por alguns minutos para que o tempero pegue bem. Modele os hambúrgueres e frite até que fiquem bem douradinhos. Está pronto!

5. Hambúrguer de soja com creme de cebola

Esse vídeo te ensina a preparar um hambúrguer de soja muito saboroso e ainda de quebra te dá o passo a passo de como fazer um cheddar totalmente vegano. O resultado vai surpreender até aquele seu amigo que vira os olhos para comidas sem carne.

6. Hambúrguer de soja com tomate e cebola

Simples, esse hambúrguer de soja é perfeito para inovar no seu lanche da tarde ou até mesmo acompanhar o seu almoço e jantar. Em questão de minutos, você consegue preparar vários hambúrgueres muito saborosos e saudáveis. Confira o vídeo e corra para a cozinha!

7. Hambúrguer de soja com aveia

iStock


Aqui, a aveia dá uma textura e sabor muito especial para o seu hambúrguer de soja. Os temperos ficam por conta do shoyu, cebolinha, alho, coentro, cebola e pimenta-do-reino a gosto. Acredite, você vai se surpreender com o resultado final.

8. Hambúrguer de soja com amêndoas

iStock


Que tal preparar um hambúrguer sem carne, saudável e muito saboroso? Então anote aí tudo o que você vai precisar: soja orgânica em grão cozida, amêndoas, cebola picada, beterraba, shoyu, aveia em flocos, ovo, farinha de aveia, cominho moído, sementes de coentro moídas e gergelim.

9. Hambúrguer de soja com caldo de carne

iStock


Essa é a única receita desta lista que não é totalmente vegetariana, pois, aqui, o ingrediente especial é o caldo de carne. Mas, se quiser, você pode substituir por caldo de legumes. O importante é dar o sabor da sua preferência para a receita.

10. Hambúrguer de soja com cogumelos em conserva

iStock


Um pouco mais refinada, essa receita de hambúrguer de soja leva cogumelos em conserva na sua composição. Dica: se preferir, você pode levar os hambúrgueres para assar em forno médio por aproximadamente 25 minutos.

Como você pode ver com a lista acima, não é tão difícil ser vegetariano. Até mesmo o hambúrguer, lanche clássico, pode ser feito ser carne. E nada melhor do que uma batata frita para acompanhar essa delícia não é mesmo? Confira essas receitas e corra para a cozinha!

PARA VOCÊ