12 receitas de homus para você preparar essa pasta deliciosa em casa

Escrito por                          

O homus é uma pasta de grão de bico que conta com uma origem milenar. O local de surgimento é incerto, mas teoria mais aceita é de que tenha sido em Jerusalém. Talvez isso tenha acontecido pelo ponto estratégico que Israel se localiza. E, por lá, esse é um alimento tão comum que os restaurantes especializados no prato têm um nome: homusia.

O sucesso é tão grande que você pode encontrar essa pasta em vários lugares ao redor do mundo. O que faz sentido, já que seu sabor é muito bom, o preparo é simples e conta com poucos ingredientes. Além disso, pode ser servido quente, frio, logo depois de pronto, mas também pode ser conservado na geladeira. Você também pode usar vários itens como acompanhamentos, como pães, carnes e saladas.

E não pense que só do grão de bico que o homus pode ser feito, hein? É possível encontrar versões com beterraba, cenoura, abacate e outros alimentos. Se você ficou curioso e quer testar alguma receita em casa, basta conferir a lista que preparamos com as melhores opções.

Homus de grão de bico

Foto: Reprodução / Frufruta

1. Homus simples: essa é a receita mais tradicional de homus. Aqui, o grão de bico é misturado com tahine, azeite, alho, sal e limão. O preparo é bem simples, porém, é importante deixar o grão de molho por 12 horas antes do cozimento. Depois disso, basta misturar todos os ingredientes com o auxílio de um liquidificador ou processador.

2. Homus com tempero sírio: essa é uma receita que tem como base os mesmos ingredientes da opção anterior, mas aqui, alguns itens são acrescentados para incrementar o sabor da pasta. Você também vai precisar de óleo de gergelim, tempero sírio e páprica picante.

3. Homus com gergelim: nessa receita, além de aprender a como preparar uma deliciosa receita de homus, você também confere como fazer biscoitos salgados crocantes. A dica é servir ambos os alimentos juntos, assim, você terá um lanchinho delicioso.

4. Homus com salsa: já a dica dessa receita é servir a pasta com salsinha fresca e alguns grãos ainda inteiros. O resultado é uma aparência super atrativa e um sabor que pode deixar qualquer um com água na boca. Então, que tal experimentar em casa?

5. Homus com páprica: nessa receita, a dica é preparar uma pasta de grão de bico simples, mas servir com bastante azeite, páprica e pão sírio ou torradinhas. Essa é uma dica que mostra que pequenos toques fazem toda a diferença no sabor final de um prato.

6. Homus com cominho: já a dica dessa receita para incrementar o sabor da sua pasta de grão de bico é acrescentar o cominho. Esse é um tempero que tem muita gente que gosta, enquanto outros odeiam. Se você faz parte do primeiro grupo, pode se arriscar a vontade, que o resultado com certeza será de sucesso.

Homus variados

Foto: Reprodução / Sunday slices

7. Homus de beterraba: essa é uma receita de homus que também leva grão de bico, porém, aqui, a beterraba rouba a cena com sua cor rosa super chamativa e seu gostinho adocicado. Além disso, essa é uma opção que conta com mais nutrientes do que a tradicional e pode ganhar facilmente o paladar de muita gente por aí.

8. Homus de abacate: já aqui, o grão de bico é deixado de lado e quem é o protagonista da receita é o abacate. Porém, ervilhas também entram em cena para deixar o prato ainda mais verde e com um gostinho para lá de especial.

9. Homus de feijão mungo: o feijão mungo também é uma ótima pedida para quem quer variar no grão usado para o preparo do homus. Aqui o preparo não foge do tradicional, mas o gostinho é completamente diferente. Por isso, vale muito a pena experimentar.

10. Homus de pimentão vermelho: você gosta do sabor marcante do pimentão vermelho? Então, que tal testar essa receita em casa? O preparo é tão simples, que você pode até ficar surpreso. Além disso, a lista de ingredientes é bem curtinha.

11. Homus de cenoura: já essa é uma receita um pouquinho demorada para ser feita, pois as cenouras devem ser assadas no forno por aproximadamente 1 hora. Enquanto isso, você pode tostar o gergelim. Depois, basta processar todos os ingredientes juntos e se deliciar com o sabor da sua pasta de cenoura.

12. Homus de feijão branco: o feijão branco também pode ser um excelente substituto para o grão de bico no preparo de um homus caseiro. Se você quer variar no sabor e quer uma receita para lá de nutritiva, pode apostar sem medo de errar.

O homus é um alimento leve, nutritivo e saboroso. Por isso, ganhou sucesso no mundo inteiro. Se você tem vontade de conhecer um pouco mais sobre a culinária árabe ou de preparar uma refeição temática na sua casa, veja essas receitas de esfiha, kibe e kafta.

PARA VOCÊ