12 receitas de ketchup caseiro sem conservantes e muito mais gostosos

Nada melhor do que saborear um delicioso hambúrguer, cachorro-quente ou qualquer outro lanche para sair um pouco da rotina, não é mesmo? E, claro, não pode faltar molhinhos para acompanhar esse tipo de refeição, como maionese, mostarda e o famoso ketchup.

Apesar de delicioso, o molho à base de tomate industrializado é cheio de conservantes e ingredientes pouco saudáveis. Por isso, esta lista traz receitas de ketchup para você preparar em casa – com produtos naturais, mais saborosos e ricos em nutrientes, e que vão deixar o seu lanche ainda melhor!

1. Ketchup caseiro simples


Esta receita é para quem quer preparar o próprio molhinho sem muito trabalho: com poucos ingredientes e que são de fácil acesso, basta misturar tudo em uma panela e cozinhar até chegar ao ponto ideal. Desta forma, é possível abandonar os ketchups industrializados e inovar, preparando um molho delicioso e muito mais saudável!

2. Ketchup caseiro com especiarias

Publicidade


Para aqueles que amam alimentos com muito tempero, este ketchup é perfeito! Com diversas especiarias – como coentro, cravos da Índia e sementes de mostarda -, esta receita vai deixar o seu lanche com um toque especial e ainda mais saboroso. Feito com tomates frescos, este molho sem conservantes vai te deixar com água na boca.

3. Ketchup com condimentos


Se você procura por receitas criativas e diferentes de ketchup, esta aqui merece a sua atenção. Com temperos inusitados, como erva doce, sementes de coentro, cravo, louro e manjericão, este molho vai trazer um sabor único e delicioso ao lanche. E o melhor é que todos os ingredientes utilizados na receita são naturais, deixando seu ketchup fresco e saudável!

4. Ketchup crudívoro fácil

Publicidade


Nada melhor do que uma receita saudável e deliciosa. Por isso, este ketchup é preparado sem açúcar, sem óleo e com tomates orgânicos. Um ingrediente inusitado é a tâmara, que substitui o açúcar para tirar a acidez. Tomates secos também são utilizados para trazer um sabor diferenciado ao molho. Esta é uma ótima opção para diabéticos ou para quem evita consumir açúcar – assim, é possível saborear o lanche sem culpa!

5. Ketchup de sementes de tomate


Esta receita é ótima para quem quer aproveitar tudo do tomate: após preparar uma deliciosa passata, basta reservar as sementes e o líquido do vegetal para fazer um ketchup repleto de sabores e temperos. Com pera, grãos de mostarda, pimenta jamaica, cravo, canela e páprica, fica impossível resistir a este molho!

6. Ketchup com extrato de tomate


Se você quer preparar o próprio ketchup, mas não quer ter o trabalho de retirar o extrato do tomate, não tem problema: esta receita é feita com molho industrializado, o que deixa o preparo ainda mais fácil. Basta cozinhar tudo até chegar ao ponto certo! Além de utilizar ingredientes de fácil acesso, a receita indica opções de substituição para deixar seu ketchup mais versátil.

7. Ketchup de goiabada


Pode parecer um pouco inusitado, mas o ketchup de goiabada é famoso em diversas hamburguerias no país. Além de ressaltar o gostinho adocicado do molho, o doce da fruta traz um sabor ainda mais especial ao seu lanche. Para deixar tudo melhor, a receita leva pimenta calabresa, molho inglês e cominho em pó. É de dar água na boca!

8. Ketchup gourmet


Este ketchup é preparado pelo chef Heston Blumenthal e é incrivelmente delicioso! O segredo da receita está em prepará-la com tomates bem maduros – o restante dos ingredientes, como temperos e condimentos, podem ser substituídos por outros de sua preferência. A dica é consumir o molho com torradas ou batatas fritas, mas a verdade é que fica bom com qualquer tipo de lanche!

Publicidade

9. Ketchup orgânico


Uma das melhores vantagens de preparar o ketchup em casa é ficar livre de conservantes e produtos artificiais. Nesta receita, que não leva sal, açúcar e nem óleo, é possível preparar um molho apenas com polpa de tomate, purê de maçã, vinagre de maçã e suco de limão. Depois, é só temperar com os condimentos de sua preferência e consumir um ketchup saudável e delicioso!

10. Ketchup sem açúcar

Foto: iStock


Usando a criatividade, sempre é possível substituir alguns ingredientes por outros mais saudáveis. Neste caso, o açúcar e o óleo foram retirados da receita, tomates secos, uvas passas e água de coco foram adicionados, trazendo textura e sabor ao molho. Temperando com os condimentos de sua preferência, é possível saborear um ketchup saudável e incrivelmente delicioso!

11. Ketchup com ingredientes simples


Com apenas cinco ingredientes, é possível preparar um ketchup fácil e muito delicioso! Esta receita é para quem gosta do sabor tradicional do molho, pois leva extrato de tomate, vinagre, açúcar, sal e pimenta. Prático, rápido e simples, este ketchup agrada a todos os paladares e é perfeito para todos os tipos de lanche.

12. Ketchup funcional


É muito comum pessoas ficarem com o pé atrás quando se trata de receitas funcionais, já que, muitas vezes, os ingredientes são caros e de difícil acesso. No entanto, esta receita utiliza apenas tomate, suco de laranja, vinagre gengibre e melado de cana e é muito fácil de preparar. Dessa forma, é possível manter a dieta saudável e saborear um ketchup delicioso!

Por mais que o ketchup seja uma delícia, não dá para saboreá-lo sem um lanche para acompanhar. Por isso, incremente suas refeições com essas receitas de hambúrguer, frango empanado e croquete e saboreie o molhinho da melhor forma possível!

Publicidade