27 receitas de kibe assado tão gostosas que chegam a ser covardia

Escrito por Julia Martins

A palavra kibe deriva de kubbeh, que em árabe significa bola e esse é o formato mais conhecido do salgado. Mas sabia que ele também pode ser preparado em formato de torta e assado ao invés de frito?

Essa receita pode ser encontrada em diversas versões e incrementada com ingredientes como queijos, carnes, castanhas e outros. Tudo depende do seu gosto e da sua criatividade!

Para quem busca uma alternativa mais saudável, o kibe assado é uma ótima opção, então, confira 27 receitas desse prato típico:

Kibe assado com carne

Receita de kibe assado

Foto: Reprodução / Pitadinha


1. Kibe de peixe : pense em um kibe superleve e molhadinho! É o caso desse kibe de peixe, que é feito com filé de linguado. O segredo é moer bem a carne para deixar tudo o mais uniforme possível.

2. Kibe de carne: em uma versão tradicional, esse kibe assado traz a carne bovina moída. Também chamado de kibe de assadeira, é superprático e perfeito para o almoço em família, já que rende cerca de 8 porções.

3. Kibe de carne com cenoura: misturar legumes à massa do quibe é sempre uma ótima opção para variar. O sabor desse prato ganha um toque especial com a cenoura, ficando mais saudável, úmido e colorido.

4. Kibe recheado com trigo, nozes e coalhada seca: para esse prato, o kibe é recheado com salada de grãos de trigo, tomate, cheiro verde, cebola roxa, nozes e coalhada seca. O kibe não deve ficar mais de 20 minutos no forno para não ressecar!

5. Kibe com castanha recheado com queijo: em uma mistura de sabores, esse kibe de castanha recheado com queijo pode te surpreender. Aqui, você deve usar o requeijão em barra que, por ser um queijo mais gorduroso, proporciona maior umidade e homogeneidade.

6. Kibe recheado com uvas passas: esse kibe em formato de hambúrguer é recheado com uvas passas, trazendo o contraste do doce e do salgado. O tempero composto por sementes de cominho também dá um realce ao sabor.

7. Kibe com calda de pistache: o pistache é uma oleaginosa muita rica em nutrientes, por isso, você não pode deixar de experimentar esse delicioso kibe com calda de pistache caramelizado. Você pode ser servir acompanhado de uma salada bem refrescante!

8. Kibe com nozes: as nozes geralmente costumam ser associadas a pratos doces, mas, aqui, ela prova que sua versatilidade permite uma receita salgada de kibe com nozes com um sabor inconfundível.

9. Kibe com quinoa e ricota sem glúten: esse é um kibe supersaboroso e saudável. Ele é feito com quinoa, responsável por deixar o prato mais gostoso e leve e, para completar o sabor, a ricota dá um toque todo especial.

10. Kibe com couve-flor: nessa receita, o tradicional trigo de kibe é substituído pelo couve-flor. A receita propõe o preparo de um arroz de couve flor, feito apenas com água quente, para deixar o resultado gostoso e consistente!

11. Kibe de frango: o diferencial desse kibe de frango é sua textura incrivelmente macia. Para finalizar a combinação de sabores, ele é recheado com uma camada de requeijão e fatias de queijo.

12. Kibe de salmão e kani kama: esse kibe de salmão precisa de apenas 10 minutos de forno para ficar pronto. O kani kama, bastão feito com carne de peixe, ajuda a compor o sabor do prato.

13. Kibe de carne recheado com cream cheese: essa versão de kibe é uma delícia, além de ser uma ótima opção para acompanhar as refeições ou para ser consumido como lanche ou aperitivo. O cream cheese traz sabor e cremosidade para o prato!

Kibe assado sem carne

Receitas de kibe assado

Foto: Reprodução / FruFruta


14. Kibe de abóbora recheado com homus: aqui, o kibe aparece em versão vegana e sem glúten. A base da receita é um purê de abóbora cabotiá assada e a quinoa entra no lugar do trigo. A receita pode ser servida na travessa ou em potinhos individuais!

15. Kibe de berinjela: nessa receita, a berinjela do kibe é assada e fica com um gostinho defumado. O complemento vem com os temperos, como orégano ou cominho, que podem ser adicionados da maneira que você prefererir.

16. Kibe de abóbora com ricota: a abóbora faz com que o kibe fique bem úmido e macio! Além de leve, os temperos tornam a receita perfeita para qualquer ocasião. Também é uma alternativa vegetariana do kibe tradicional.

17. Kibe com lentilha : esse kibe vegano nutritivo é feito com proteína de soja e lentilha na massa. Você pode adicionar os temperos de sua preferência para deixar o prato ainda mais saboroso!

18. Kibe vegano de abóbora com nozes: esse kibe prova que a abóbora é mesmo a queridinha das receitas veganas. Nessa versão, o sabor fica por conta da mistura de salsinha, pimenta, hortelã, nozes e raspas de limão.

19. Kibe de tofu: fácil de preparar, essa receita é muito prática. Basta misturar todos os ingredientes e levar pra assar! Por ser um alimento com sustância, basta uma saladinha para acompanhar e finalizar a refeição.

20. Kibe de proteína de soja e aveia: a aveia é um cereal que tem diversos benefícios, ajuda a regular o intestino e a diminuir o colesterol, por exemplo. Esse é um dos motivos para experimentar esse delicioso kibe vegano e assado!

21. Kibe de abobrinha: esse kibe vegetariano de abobrinha com queijo cottage é bem simples e muito saudável. Para quem quer uma refeição leve e sem carne, essa é a opção ideal. A receita rende uma quantidade suficiente para duas pessoas.

22. Kibe de cenoura: além de gostoso, esse kibe chama a atenção pela coloração alaranjada. Ele não é tão compacto quanto o tradicional e esfarela facilmente, por isso, precisa de um tempo maior de forno, então, tenha atenção!

23. Kibe de okara: o okara é o resíduo que sobra do preparo do leite de soja e tofu e contém fibras. É um ingrediente versátil e saudável e uma surpreendente combinação para essa receita de kibe.

24. Kibe de soja recheado com ricota: o diferencial desse kibe é o recheio feito com ricota, castanha de caju, maionese e uva passa. Para finalizar, tomates são picados por cima do kibe já pronto!

25. Kibe de grão de bico : um ponto importante dessa receita é o grão de bico, que deve ficar de molho por 8 horas. Ele deve ficar macio e manter o triptofano, aminoácido que estimula o hormônio da sensação de bem-estar e felicidade. Feito isso, é só aproveitar essa delícia!

26. Kibe de abóbora com shimeji: nesse kibe, a abóbora é misturada com batata e farinha de rosca para dar uma boa textura. É uma ótima variação para o dia a dia e pode acompanhar uma carne ou uma saladinha!

27. Kibe de abóbora cabotia: nesse prato, é utilizada a abóbora japonesa, conhecida como cabotiá. Você ainda pode adicionar curry ou gengibre para deixar o kibe ainda mais temperado e gostoso!

Em diversos formatos, tamanhos, cores e sabores, o kibe assado pode fazer parte tanto das refeições mais simples, para o dia a dia, quanto das mais elaboradas. Confira também receitas de kibe cru para variar no preparo desse prato!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS