35 receitas de kibe para uma refeição árabe deliciosa e sem muito trabalho

Escrito por    

O kibe é um prato do típico do Oriente Médio feito com uma farinha especial chamada de triguilho, que é misturada com carne ou legumes, como a berinjela, ou até mesmo proteína de soja, mas algumas versões também são feitas sem essa farinha farinha. A combinação de ingredientes forma uma massa que pode ser frita, assada ou até mesmo ser servida crua.

Continua após o anúncio

Para incrementar o sabor, algumas variações ganham recheios de queijo, requeijão e legumes. Por isso, as opções podem agradar os mais variados paladares. Um detalhe fundamental para um bom resultado desse prato é que os temperos são muito importantes para o sabor característico, como a hortelã, por exemplo.

Para que você confira as opções que você pode fazer em casa, preparamos uma lista com as melhores receitas de kibe. Basta ver abaixo:

Kibe assado com carne

Foto: Reprodução / Na minha panela

Foto: Reprodução / Na minha panela

1. Kibe: essa é uma receita bem básica de kibe, porém não deixa de ser saborosa. Uma grande vantagem é que você pode congelar o prato logo depois de montado, mesmo sem ter ido ao forno. A dica é servir com bastante mostarda escura.

2. Kibe com tomate e canela: o uso de tomates e canelas deixará seu prato com um gostinho bem especial e com uma textura mais molhadinha. Como a especiaria é usada em uma pequena quantidade, o sabor não fica tão marcante.

3. Kibe de forno incrementado: que tal usar cebola, alho-poró e cenoura para deixar seu alimento com um sabor novo? A vantagem é que você não terá muito trabalho extra, mas vai poder saborear um kibe diferenciado.

4. Kibe com nozes: utilizar nozes no preparo do seu prato fará com que ele ganhe um toque crocante extra. Além disso, essa receita também leva uma pitada de canela, que dá um temperinho extra ao alimento. O preparo é bem simples e o sabor fica uma delícia.

5. Kibe recheado com cebola: sabe aquele cebola que é frita e fica bem amarelinha? Hmmmm, dá água na boca só de imaginar, não é mesmo? A sugestão dessa receita é usar as cebolas como cobertura do kibe assado.

6. Kibe primavera: nessa receita, a massa do kibe é simples, porém, alguns legumes são usados como cobertura do alimento. Isso faz com que a textura fique bem molhadinha e seu prato cheio de sabor.

Continua após o anúncio

7. Kibe com requeijão: que tal dividir sua massa em duas e usar requeijão para o recheio? O uso de um ingrediente simples pode deixar seu prato muito mais gostoso e sem muito trabalho extra.

8. Kibe com mussarela: queijo derretido é muito gostoso, não é mesmo? Ainda mais quando é usado para o recheio de um prato e é combinado com requeijão e tomates. O resultado é tão gostoso que será difícil conseguir comer apenas um pedaço.

9. Kibe com tomate: usar alguns temperos e tomates para incrementar o sabor do seu prato é uma ótima opção para quem não quer ter muito trabalho, mas procura uma refeição saborosa. Além disso, o tempo no forno é de apenas 25 minutos.

10. Kibe com acompanhamentos: essa é outra receita em que a massa é recheada com requeijão e mussarela, porém, conta com algumas dicas extras: que tal servir com um vinagrete, pão sírio e um creme azedo? Essa é uma maneira simples de diversificar sua refeição.

11. Bolinho de kibe: moldar sua massa em bolinhas é uma ótima opção para um petisco, não é mesmo? E não é por causa do formato que você precisa preparar uma fritura, essa versão também cai muito bem assada.

Kibe assado criativo

Foto: Reprodução / Pitadinha

Foto: Reprodução / Pitadinha

12. Kibe de peixe: que tal inovar no sabor do seu prato usando peixe? A dica é preparar a receita com linguado, mas você pode escolher outra opção de sua preferência. Os temperos que entram em cena são os tradicionais, quem faz a diferença mesmo é a carne.

13. Kibe com calda doce: que tal cobrir seu kibe com uma calda que é feita com pistache, manteiga, açúcar e sal? O resultado é um sabor que pode surpreender todos que provarem o prato. Além disso, o trabalho extra é bem simples.

14. Kibe de frango: o resultado desse prato é um sabor suave e uma textura leve. Essa é uma alternativa bem barata para substituir a carne bovina e variar no sabor das suas refeições. Porém, é importante caprichar nos temperos, viu?

15. Kibe de carne com berinjela: e que tal preparar uma massa bem temperadinha e que ainda combine carne com berinjela? Se você gosta de inovar no sabor, essa pode ser uma ótima experiência, pois além de ser uma opção gostosa, também é super nutritiva.

Continua após o anúncio

16. Kibe de arroz com queijo: essa é uma receita bem criativa e uma ótima opção para quem não come carne, já que a massa é feita com arroz e macarrão e o recheio combina dois queijos: meia cura e branco.

Kibe assado vegetariano

Foto: Reprodução / Pimenta do reino

Foto: Reprodução / Pimenta do reino

17. Kibe de berinjela: essa é uma receita tão saborosa que também pode conquistar facilmente os amantes de carne. A combinação da berinjela com o trigo para kibe e temperos fica muito gostosa. Vale a pena experimentar.

18. Kibe de abóbora: se você está procurando uma receita com sabor leve e que tenha um preparo super prático, essa pode ser a opção ideal. A quantidade indicada rende 4 porções, por isso, confira se você precisa fazer algumas alterações.

19. Kibe de soja: a proteína de soja também combina super bem com o trigo para kibe e os temperos típicos do prato. O preparo não é muito difícil e ainda rende uma refeição cheia de sabor. Que tal testar em casa?

20. Kibe de ricota: o principal ingrediente usado para preparar essa receita é a ricota, depois vem o trigo para kibe, mas alguns legumes são usados para incrementar o sabor, como cenoura e abobrinha. Os temperos também dão um toque especial ao prato.

21. Kibe de abóbora com shimeji: a combinação de abóbora com shimeji fica incrível e pode deixar muita gente com água na boca. Como essa é uma opção de kibe bem incrementado, é preciso de uma boa organização para não fazer muita bagunça na cozinha.

Kibe frito

Foto: iStock

Foto: iStock

22. Kibe com alho: o alho é o principal ingrediente usado para preparar a massa dessa receita, mas a hortelã também entra em cena junto com um caldo de carne. A dica é servir com limão, homus, tabasco ou coalhada seca.

23. Kibe com especiarias: que tal usar canela, noz moscada, hortelã, cebola e sal para temperar sua massa? Além disso, a dica é servir o petisco acompanhado de um molho feito com iogurte, limão e alface.

24. Mini kibe: com um preparo bem simples, esse salgadinho pode fazer muito sucesso em festas infantis, reuniões de amigos ou até mesmo como petisco no fim do dia. Os temperos usados marcam o sabor desse quitute.

25. Kibe sem esfarelar: nessa receita, você pode conferir dicas para que seus kibes tenham uma textura incrível. A quantidade de ingredientes usados rende 20 salgadinhos.

26. Kibe com requeijão: que tal usar um delicioso requeijão de bisnaga para rechear seu salgadinho? O resultado é super cremoso e pode agradar os mais diversos paladares. Por sorte, esse é um sabor extra que não vai te dar muito trabalho extra, pode confiar.

27. Kibe frito de proteína de soja: para que essa seja uma opção de petisco gostoso, a receita propõe uma grande variedade de temperos, mas todos muito acessíveis. Se você gosta de proteína de soja, não deixe de experimentar.

28. Kibe frito vegetariano: essa é uma receita bem simples que é feita com farinha para kibe, farinha de trigo e temperos. Os ingredientes são todos bem baratos, por isso, essa é uma opção bem acessível. Para que seu petisco fique bem gostoso, capriche nos temperos.

Kibe sem triguilho

Foto: Reprodução / Pitadinha

Foto: Reprodução / Pitadinha

29. Kibe sem glúten: essa é uma receita em que a massa é feita usando a mesma quantidade de carne moída e arroz integral cozido. O preparo do prato não tem nada de trabalhoso, mas rende um sabor bem diferente, vale a pena experimentar.

30. Kibe com quinoa: e que tal substituir o triguilho pela quinoa? Essa é uma troca que além de super saudável, dará outro sabor ao seu prato e sem trabalho extra na cozinha.

31. Kibe de abóbora com quinoa: essa é outra opção vegetariana que é muito saborosa e não dá muito trabalho. Por causa dos ingredientes, o prato fica com uma cor amarelinha, bem diferente do original. Se você gosta de inovar, não deixe de testar essa receita na sua cozinha!

32. Kibe de lentilha: e que tal combinar proteína de soja com lentilha? O resultado além de ser muito saboroso, também é cheio de nutrientes. Se você busca uma opção vegana para chamar de sua, que tal experimentar essa daqui?

33. Kibe de carne com couve-flor: nessa receita a couve-flor é usada como substituta da farinha para dar consistência ao prato. Além disso, o sabor desse legume também entra em cena. Se você está procurando uma refeição leve e saudável, essa pode ser uma ótima dica.

Kibe cru

Foto: iStock

Foto: iStock

34. Kibe cru: essa é uma receita muito simples de ser feita, porém é preciso de uma carne de qualidade e livre de gorduras. Depois que essa etapa estiver completa, basta temperar bem e misturar com farinha de kibe.

35. Hambúrguer de kibe cru: essa é uma maneira bem criativa para inovar no sabor do seu hambúrguer. Além disso, por ser uma versão crua, o tempo na cozinha é bem menor. Que tal experimentar?

Sua receita pode ser assada, frita ou crua, o importante é escolher uma opção com os alimentos que mais te agradam, para que o prato fique do jeitinho que você gosta. Não se esqueça de caprichar na quantidade de hortelã, que dá o tempero característico desse alimento.

PARA VOCÊ